Celular e sala de aula: dos limites às possibilidades

  • Eliane Dias Gomes Alves Universidade Federal de Ouro Preto
  • Márcia de Freitas Vieira Universidade Federal de Ouro Preto

Resumo


O uso indiscriminado da tecnologia móvel, em especial o celular, durante as aulas, é um fenômeno muito comum nas escolas. Neste cenário, este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa-ação realizada com o objetivo de verificar o quão o celular na sala de aula tem interferido no processo ensino e aprendizagem e como o seu uso pode ser otimizado por professores e alunos em prol de uma educação contemporânea. Os resultados da pesquisa apontam que ensinar com ajuda do celular é uma possibilidade real à espera de exploração por parte dos docentes, já que a aprendizagem móvel, num contexto real do aluno, tornou o processo mais motivador, possibilitando a aquisição de novas habilidades e conhecimentos.

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Publicado
25/10/2015
ALVES, Eliane Dias Gomes; VIEIRA, Márcia de Freitas. Celular e sala de aula: dos limites às possibilidades. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 21. , 2015, Maceió. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2015 . p. 236-245. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2015.236.