Proposta de atividade para o quinto ano do ensino fundamental: Algoritmos Desplugados
Resumo
Este artigo apresenta uma proposta de atividade a ser desenvolvida em escolas públicas, para turmas do quinto ano do Ensino Fundamental, com objetivo de promover habilidades do Pensamento Computacional através do ensino de Algoritmos. O trabalho faz parte de um projeto de extensão universitária no qual propõe-se promover a metodologia do Pensamento Computacional. Como metodologia, foi utilizado o conceito de Computação Desplugada, no qual é ensinado conceitos de computação sem o uso do computador, com tarefas lúdicas e divertidas. Como material didático foram desenvolvidos blocos para a construção de algoritmos, semelhantes aos encontrados em softwares como Scratch.Referências
Andrade, D., Carvalho, T., Silveira, J., Cavalheiro, S., Foss, L., Fleischmann, A., Aguiar,M., and Reiser, R. (2013). Proposta de atividades para o desenvolvimento do pensamento pomputacional no ensino fundamental. Workshop de Informática na Escola.
Bell, T., Witten, I. H., and Fellows, M. (2011). Computer Science Unplugged.
Bezerra, F. (2014). Bem mais que os bits da computação desplugada. In Anais do Workshop de Informática na Escola WIE 2014, pages 116–125.
Costa, T., Batista, A., Maia, M., Almeida, L., and Farias, A. (2012). Trabalhando fundamentos de computação no nível fundamental: experiência de licenciandos em computação da universidade federal da parába. In XX Workshop sobre Educação em Computação, pages 1–4.
CSTA, ISTE, and NSF (2010). Computational thinking leadership toolkit. Disponível em http://csta.acm.org/Curriculum/sub/CurrFiles/. Acesso: Abril/2015.
EXP-PC (2015). Explorando o pensamento computacional para a qualicação do ensino fundamental. http://wp.ufpel.edu.br/pensamentocomputacional/pt/. Acesso em Maio de 2015.
Gonçalves, D., da Silva, G. M., da Luz, R. S., and Silva, E. P. (2013). Relato de experiência de alunos do curso de licenciatura em computação do ifmg-campus ouro branco na utilização de objetos de aprendizagem desplugados e do scratch como instrumentos no ensino de programação. Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação.
Linn, M., Aho, A. V., Blake, M. B., Constable, R., Kafai, Y. B., Kolodner, J. L., Snyder, L., Wilensky, U., Lin, H. S., Williams, E., and Bradley, S. (2010). Report of a Workshop on The Scope and Nature of Computational Thinking. National Academies Press.
Scaico, P. D., de Lima, A. A., da Silva, J. B. B., Azevedo, S., Paiva, L. F., Raposo, E. H. S., Alencar, Y., and Mendes, J. P. (2012). Programação no ensino médio: Uma abordagem de ensino orientado ao design com scratch. In Anais do Workshop de Informática na Escola WIE 2012.
SEB, SECADI, SETEC, and CNE (2013). Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica. MEC.
SEF (1997). Parâmetros curriculares nacionais. MEC.
Silva, A., Moraes, D. A., and Batista, S. C. (2014a). Objetos de aprendizagem em scratch para estudo de saneamento básico: Percepç ões de alunos e professores. In Anais do Workshop de Informática na Escola WIE 2014, pages 370–379.
Silva, T., Silva, A., and Melo, J. (2011). Ensino de algoritmos a nível médio utilizando música e robótica: Uma abordagem lúdica. In Anais do XIX Workshop sobre Educação em Computação WEI 2011, pages 1–4.
Silva, T. R., Araujo, G. G., and da Silva Aranha, E. H. (2014b). Ocinas itinerantes de scratch e computação desplugada para professores como apoio ao ensino de computação – um relato de experiência. In Anais do Workshop de Informática na Escola WIE 2014, pages 380–389.
Sousa, D. F. (2013). Desenvolvendo a lógica e algoritmos no ensino médio. In Anais do Workshop de Informática na Escola WIE 2013, pages 101–109.
Torezani, C., da Costa Chagas, L. B., and de Lira Tavares, O. (2013). Newprog um ambiente online para crianças aprenderem programação de computadores. In Anais do Workshop de Informática na Escola WIE 2013, pages 140–149.
Viel, F., Raabe, A., and Zeferino, C. (2014). Introdução à programação e à implementação de processadores por estudantes do ensino médio. In Anais do Workshop de Informática na Escola WIE 2014, pages 248–257.
Wing, J. M. (2006). Computational thinking. Communications of the ACM, 49(3):33–35.
Wing, J. M. (2011). Research notebook: Computational thinking-what and why? Disponível em http://www.cs.cmu.edu/link/research-notebook-computational-thinking-what-and-why.
Bell, T., Witten, I. H., and Fellows, M. (2011). Computer Science Unplugged.
Bezerra, F. (2014). Bem mais que os bits da computação desplugada. In Anais do Workshop de Informática na Escola WIE 2014, pages 116–125.
Costa, T., Batista, A., Maia, M., Almeida, L., and Farias, A. (2012). Trabalhando fundamentos de computação no nível fundamental: experiência de licenciandos em computação da universidade federal da parába. In XX Workshop sobre Educação em Computação, pages 1–4.
CSTA, ISTE, and NSF (2010). Computational thinking leadership toolkit. Disponível em http://csta.acm.org/Curriculum/sub/CurrFiles/. Acesso: Abril/2015.
EXP-PC (2015). Explorando o pensamento computacional para a qualicação do ensino fundamental. http://wp.ufpel.edu.br/pensamentocomputacional/pt/. Acesso em Maio de 2015.
Gonçalves, D., da Silva, G. M., da Luz, R. S., and Silva, E. P. (2013). Relato de experiência de alunos do curso de licenciatura em computação do ifmg-campus ouro branco na utilização de objetos de aprendizagem desplugados e do scratch como instrumentos no ensino de programação. Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação.
Linn, M., Aho, A. V., Blake, M. B., Constable, R., Kafai, Y. B., Kolodner, J. L., Snyder, L., Wilensky, U., Lin, H. S., Williams, E., and Bradley, S. (2010). Report of a Workshop on The Scope and Nature of Computational Thinking. National Academies Press.
Scaico, P. D., de Lima, A. A., da Silva, J. B. B., Azevedo, S., Paiva, L. F., Raposo, E. H. S., Alencar, Y., and Mendes, J. P. (2012). Programação no ensino médio: Uma abordagem de ensino orientado ao design com scratch. In Anais do Workshop de Informática na Escola WIE 2012.
SEB, SECADI, SETEC, and CNE (2013). Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica. MEC.
SEF (1997). Parâmetros curriculares nacionais. MEC.
Silva, A., Moraes, D. A., and Batista, S. C. (2014a). Objetos de aprendizagem em scratch para estudo de saneamento básico: Percepç ões de alunos e professores. In Anais do Workshop de Informática na Escola WIE 2014, pages 370–379.
Silva, T., Silva, A., and Melo, J. (2011). Ensino de algoritmos a nível médio utilizando música e robótica: Uma abordagem lúdica. In Anais do XIX Workshop sobre Educação em Computação WEI 2011, pages 1–4.
Silva, T. R., Araujo, G. G., and da Silva Aranha, E. H. (2014b). Ocinas itinerantes de scratch e computação desplugada para professores como apoio ao ensino de computação – um relato de experiência. In Anais do Workshop de Informática na Escola WIE 2014, pages 380–389.
Sousa, D. F. (2013). Desenvolvendo a lógica e algoritmos no ensino médio. In Anais do Workshop de Informática na Escola WIE 2013, pages 101–109.
Torezani, C., da Costa Chagas, L. B., and de Lira Tavares, O. (2013). Newprog um ambiente online para crianças aprenderem programação de computadores. In Anais do Workshop de Informática na Escola WIE 2013, pages 140–149.
Viel, F., Raabe, A., and Zeferino, C. (2014). Introdução à programação e à implementação de processadores por estudantes do ensino médio. In Anais do Workshop de Informática na Escola WIE 2014, pages 248–257.
Wing, J. M. (2006). Computational thinking. Communications of the ACM, 49(3):33–35.
Wing, J. M. (2011). Research notebook: Computational thinking-what and why? Disponível em http://www.cs.cmu.edu/link/research-notebook-computational-thinking-what-and-why.
Publicado
25/10/2015
Como Citar
SANTOS, Gustavo; SILVA, Wine; CAVALHEIRO, Simone; FOSS, Luciana; AGUIAR, Marilton; PERNAS, Ana Marilza; BOIS, Andre Du; REISER, Renata.
Proposta de atividade para o quinto ano do ensino fundamental: Algoritmos Desplugados. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 21. , 2015, Maceió.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2015
.
p. 246-255.
DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2015.246.