Robótica Educacional em Prol do Ensino de Matemática

  • Fernando da C. Barbosa Universidade Federal de Uberlândia
  • Mário L. Alexandre Universidade Federal de Uberlândia
  • Deive B. Alves Universidade Federal de Uberlândia
  • Douglas C. de Menezes Universidade Federal de Uberlândia
  • Gabriel L. Campos Escola Estadual Messias Pedreiro
  • Ygor S. N. Nakamura Escola Estadual Messias Pedreiro
  • Arlindo J. de S. Junior Universidade Federal de Uberlândia
  • Carlos R. Lopes Universidade Federal de Uberlândia

Resumo


Este relato expõe como construímos momentos de práticas e reflexões educativas, que relacionaram conteúdos de matemática com a Robótica Educacional utilizando kits da LEGO, a partir da necessidade de obter dados precisos na programação de um robô para execução de giros. Essa necessidade culminou em um problema que surgiu em um trabalho com alunos do Ensino Médio resultando em um aplicativo para futuras programações de robôs. Essa experiência se configurou como um espaço de relação entre os conteúdos de matemática e problemas reais, desse modo, apresentamos em nossas considerações finais a relação entre o que foi desenvolvido e a Modelagem Matemática.

Referências

Barbosa, F. da C.. (2011) Educação e Robótica Educacional na Escola Pública: As Artes do Fazer. 182 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia.

Biembengut, M. S. e Hein, N. (2000). Modelagem matemática no ensino. 1. ed. São Paulo: Contexto.

Campos, F. R. (2005). Robótica pedagógica e inovação educacional: uma experiência no uso de novas tecnologias na sala de aula. 145 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado em Educação, Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.

Chella, M. T. (2002). Ambiente de robótica para aplicações educacionais com superlogo. 186 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

Leitão, R. L. (2010). A Dança dos Robôs: Qual a Matemática que Emerge Durante Uma Atividade Lúdica com Robótica Educacional? 87 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado em Educação Matemática, Universidade Bandeirante de São Paulo, São Paulo.

Maliuk, K. D. (2009). Robótica Educacional Como Cenário Investigativo Nas Aulas De Matemática. 91 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

Mataric, M. J. (2014). Introdução à robótica; tradução Humberto Ferasoli Filho, José Reinaldo Silva, Silas Franco dos Reis Alves. -1.ed. São Paulo: Editora Unesp/Blucher.

Rey, F. G. (2005). Pesquisa Qualitativa e Subjetividade: os processos de construção da informação. [Tradução Marcel Aristides Ferrada Silva]. São Paulo: Pioneira Thomson Learning.

Rocha, R. (2006). Utilização da robótica pedagógica no processo de ensino aprendizagem de programação de computadores. 116 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado em Educação Tecnológica, Centro Federal e Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte.

Zilli, S. do R. ( 2004). A Robótica educacional no ensino fundamental: perspectivas e prática. 89 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.
Publicado
25/10/2015
Como Citar

Selecione um Formato
BARBOSA, Fernando da C.; ALEXANDRE, Mário L.; ALVES, Deive B.; MENEZES, Douglas C. de; CAMPOS, Gabriel L.; NAKAMURA, Ygor S. N.; S. JUNIOR, Arlindo J. de; LOPES, Carlos R.. Robótica Educacional em Prol do Ensino de Matemática. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 21. , 2015, Maceió. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2015 . p. 271-280. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2015.271.