Big Bang: Uma Ferramenta para Ensino-Aprendizado da Classificação Periódica dos Elementos Químicos
Resumo
O software educacional Big Bang visa modernizar e agir como ferramenta facilitadora no ambiente de ensino, possibilitando a fácil interação e aprendizagem dos estudantes sobre a classificação periódica dos elementos através de dicas contextualizadas que promovem o raciocínio, fazendo com que os mesmos aprendam de maneira dinâmica e lúdica. Uma vez que o ambiente da sala de aula necessita se adaptar as novas formas de ensino, constata-se que o Big Bang é uma aplicação promissora. Aplicou-se um questionário com o intuito de classificar os elementos químicos por níveis.Referências
Bardiviesso, A.M. (2010) O Lúdico na Matemática: Aprendendo com Jogos. 34 f. TCC (Licenciatura em Matemática) – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Cassilândia.
Cândido, C.H. (2005) Aprendizagem em Banco de Dados: Implementação de Ferramenta de Modelagem E.R. 44 f. Monografia (Especialização em Banco de Dados) – Universidade Federal de Santa Catarina e UNIVAG, Várzea Grande-MT.
Costa, A.F. (2013) Ludo Químico: Uma Alternativa Didática para o Ensino da Tabela Periódica. In: IX CONGIC, pages 1936-1943. IFRN.
Cunha, M.B. (2012) Jogos no ensino de química: considerações teóricas para sua utilização em sala de aula. Química Nova na Escola, 1, 34, 92-98.
Elmasri, R. and Navathe, S.B. (2011) Sistemas de Banco de Dados. Pearson Education, São Paulo.
Feevale. (2015) Informática na Educação, www.feevale.br/pesquisa/grupos-de-pesquisa/informatica-na-educacao.
Godoi, T.A.F., Oliveira, H.P.M. and Codognoto, L. (2010) Tabela Periódica: Um Super Trunfo para Alunos do Ensino Fundamental e Médio. Química Nova na Escola, 32, 1, 22-25.
MySQL. (2015) MySQL Forums, http://forums.mysql.com.
Oliveira, D.R.M. et al. (2012) Bingo da Tabela Periódica: Uma Atividade Lúdica Envolvendo Símbolos e Nomes dos Elementos. In: VII CONNEPI, pages 1-5. IFTO.
Paiva, J. et al. (2015) Jogos de Química: Advinhas da Tabela Periódica, Descoberta dos Pares Químicos e Borboletas Químicas, http://pfarma.com.br/jogos.html.
Shoreder, M.K. and Pruner, E.R. (2010) A importância das atividades lúdicas no processo ensino-aprendizagem. Pleiade, 7, 7, 108-115.
Silva, D.L.M. and Rebouças, A.D.D.S. (2011) MyQuímica: Um Jogo para Auxiliar no Ensino-Aprendizagem das Nomenclaturas Químicas. In XXII SBIE XVII WIE. pp. 1858-1862.
Silva, M.S. (2011) HTML5: A Linguagem de Marcação que Revolucionou a Web. Novatec, São Paulo.
Soares, W. (2010) PHP 5: Conceitos, Programação e Integração com Banco de Dados. Érica, São Paulo.
Souza, I.M.A. and Souza, L.V.A. (2010) O Uso da Tecnologia como Facilitadora da Aprendizagem do Aluno na Escola. Revista Fórum Identidades, 8, 4, 127-142.
The Inkscape Team. (2015) Inkscape Draw Freely, www.inkscape.org/pt.
Unisul. (2015) Grupo de Pesquisa em Informática na Educação, http://goo.gl/YgihkT.
Cândido, C.H. (2005) Aprendizagem em Banco de Dados: Implementação de Ferramenta de Modelagem E.R. 44 f. Monografia (Especialização em Banco de Dados) – Universidade Federal de Santa Catarina e UNIVAG, Várzea Grande-MT.
Costa, A.F. (2013) Ludo Químico: Uma Alternativa Didática para o Ensino da Tabela Periódica. In: IX CONGIC, pages 1936-1943. IFRN.
Cunha, M.B. (2012) Jogos no ensino de química: considerações teóricas para sua utilização em sala de aula. Química Nova na Escola, 1, 34, 92-98.
Elmasri, R. and Navathe, S.B. (2011) Sistemas de Banco de Dados. Pearson Education, São Paulo.
Feevale. (2015) Informática na Educação, www.feevale.br/pesquisa/grupos-de-pesquisa/informatica-na-educacao.
Godoi, T.A.F., Oliveira, H.P.M. and Codognoto, L. (2010) Tabela Periódica: Um Super Trunfo para Alunos do Ensino Fundamental e Médio. Química Nova na Escola, 32, 1, 22-25.
MySQL. (2015) MySQL Forums, http://forums.mysql.com.
Oliveira, D.R.M. et al. (2012) Bingo da Tabela Periódica: Uma Atividade Lúdica Envolvendo Símbolos e Nomes dos Elementos. In: VII CONNEPI, pages 1-5. IFTO.
Paiva, J. et al. (2015) Jogos de Química: Advinhas da Tabela Periódica, Descoberta dos Pares Químicos e Borboletas Químicas, http://pfarma.com.br/jogos.html.
Shoreder, M.K. and Pruner, E.R. (2010) A importância das atividades lúdicas no processo ensino-aprendizagem. Pleiade, 7, 7, 108-115.
Silva, D.L.M. and Rebouças, A.D.D.S. (2011) MyQuímica: Um Jogo para Auxiliar no Ensino-Aprendizagem das Nomenclaturas Químicas. In XXII SBIE XVII WIE. pp. 1858-1862.
Silva, M.S. (2011) HTML5: A Linguagem de Marcação que Revolucionou a Web. Novatec, São Paulo.
Soares, W. (2010) PHP 5: Conceitos, Programação e Integração com Banco de Dados. Érica, São Paulo.
Souza, I.M.A. and Souza, L.V.A. (2010) O Uso da Tecnologia como Facilitadora da Aprendizagem do Aluno na Escola. Revista Fórum Identidades, 8, 4, 127-142.
The Inkscape Team. (2015) Inkscape Draw Freely, www.inkscape.org/pt.
Unisul. (2015) Grupo de Pesquisa em Informática na Educação, http://goo.gl/YgihkT.
Publicado
25/10/2015
Como Citar
ANDRADE, Breno A. L.; MATOS, Pablo F.; SANTOS, Daiana F. L.; SANTOS, Wdson C..
Big Bang: Uma Ferramenta para Ensino-Aprendizado da Classificação Periódica dos Elementos Químicos. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 21. , 2015, Maceió.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2015
.
p. 281-290.
DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2015.281.