Informática Aplicada à Educação nas Escolas Públicas: Estudos e Perspectivas de Parcerias com o Instituto Federal de Goiás, Campus Inhumas

  • Carlos R. da Silveira Junior IFG
  • Wederson X. de Araújo IFG
  • Alex S. B. Barra IFG
  • Marcos A. Vieira IFGoiano

Resumo


A inserção da informática no ambiente escolar faz-se necessária, pois permite o acesso do estudante aos recursos tecnológicos, vislumbrando o conhecimento de forma mais criativa, integrativa e motivadora, devendo ser disponível nas escolas. No Brasil o PROINFO tem o papel de introduzir tecnologia de informação e comunicação nas escolas. No entanto a realidade é diferente: laboratórios sucateados, professores sem formação e alunos desmotivados. Este artigo refere-se a estudos estatísticos de dados coletados, realizados com questionários e entrevista, nas escolas públicas estaduais na Região de Inhumas, estado de Goiás, que foram contemplados pelo Programa Nacional de Tecnologia Educacional. Através dos resultados pode-se pensar em alternativas de parcerias com o Instituto Federal de Goiás, Campus Inhumas, para auxiliar na melhoria do processo ensino de Informática na Educação.

Referências

Albuquerque A. M. C., Fernandes A. C., Filho J. A. C. (2011). Investigando Práticas Educativas Com O Uso De Computadores Na Escola: Uma Abordagem Construcionista Ou Instrucionista? Anais do Workshop de Informática na Escola.

Barra, A. S. B. (2007). O ProInfo e a formação de professores em Goiânia. Dissertação. Universidade de Brasília. Mestrado em Educação.

Bartholo, M. G. P. (2011). Em busca de uma escola – As políticas Públicas e a implantação do Instituto Federal de Goiás - Campus Inhumas. Dissertação de Mestrado. Brasília – DF, Dez.

Bona, A. S. D. (2010) Portfólio de Matemática: um instrumento de análise do processo de aprendizagem. 2010. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática. Porto Alegre: UFRGS.

Borba, M.; Penteado, M. (2011). Informática e educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica.

Da Silva, A. K. A.; Correia, A. E. G. C.; Lima, I. F. O conhecimento e as tecnologias da informação. Revista Interamericana de Bibliotecología Medellín. v. 33. n.1, 2010.

Fuser, B. (2008). Comunicação para a cidadania: caminhos e impasses. Rio de Janeiro, E-papers, 2008.

IFG. Campus Inhumas. (2015). Disponível em: http://www.ifg.edu.br/inhumas/index.php/sobre-o-campus. Acesso: mar. 2015.

Nascimento, J. K. F. (2007). Informática aplicada à educação. Brasília, UnB. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/profunc/infor_aplic_educ.pdf. Acesso: set. 2014.

Odorico K. E., Nunes D. M., Moreira A., de Oliveira H. M. P., Cardoso A. (2012) Análise do Não Uso do Laboratório de Informática nas Escolas Públicas e Estudo de Caso. Anais do Workshop de Informática na Escola.

Orth, M. A. (2012) Formação de professores em informática na educação para a educação básica: análises de dissertações e teses. Revista Teoria e Prática da Educação. v. 15, n.1, p. 79-89.

Pacheco, E. (2011). Fundamentos da Proposta Político-pedagógica. In:______. Os Institutos Federais uma Revolução na Educação Profissional e Tecnológica. Brasília: Moderna. p. 14-15.

Rocha, E. M., Santiago L. M., Lopes J. O., Dantas D. M. P., Neto H. B. (2007) Uso da informática nas aulas de matemática: obstáculo que precisa ser superado pelo professor, o aluno e a escola. Anais do Workshop de Informática na Escola.

Santos J. C. (2010). A informática na educação contribuindo para o processo de revitalização escolar. V Congresso Internacional de Filosofia e Educação, Anais. Caxias do Sul, RS.
Publicado
25/10/2015
Como Citar

Selecione um Formato
SILVEIRA JUNIOR, Carlos R. da; ARAÚJO, Wederson X. de; BARRA, Alex S. B.; VIEIRA, Marcos A.. Informática Aplicada à Educação nas Escolas Públicas: Estudos e Perspectivas de Parcerias com o Instituto Federal de Goiás, Campus Inhumas. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 21. , 2015, Maceió. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2015 . p. 291-299. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2015.291.