Linguagem de Programação e a elaboração de discursos científicos

  • Flávia Aparecida da Silva Zocoler Universidade Federal do ABC
  • Verônica Gomes dos Santos Universidade Federal do ABC

Resumo


Este meta-artigo descreve o trabalho de produção de discursos autorais, colaborativos e científicos desenvolvido com alunos do 5º ano do ensino fundamental I, feito com base nas criações realizadas a partir da linguagem de programação Scratch, como animações e jogos. Os textos, animações e jogos produzidos farão parte da revista digital que será divulgada para alunos de outras regiões do Brasil e outros 2 países, num projeto de comunicação, com o objetivo de divulgar os conhecimentos construídos.

Referências

BRAGA, D. B. Ambientes digitais. Coleção trabalhando com... na escola. São Paulo: Ed. Cortez, 2012.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa. Secretaria de Educação Básica: Brasília (DF), 2006 v.II

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais de Ciências Naturais. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica: Brasília (DF), 2006 v.IV

CARVALHO, J. A. B., SILVA, A.C e PIMENTA, J. Uso da Escrita em Diferentes Disciplinas Escolares: Construção ou reprodução de conhecimento? Universidade do Minho III Encontro de Reflexão sobre o Ensino da Escrita Disponível em [link]. Acesso em 14/10/2014.

DEMO, P. Educação e Alfabetização Científica. São Paulo: Papirus, 2010.

JÚNIOR, Fernando Moraes Fonseca. Informática para a mudança na educação. Ministério da Educação. USP 2003.

JUNIOR, F. M. F . Aprendendo com projetos. Brasília: Estapalavra/USP. 2011

SILVA, R.M. da. (2007) O uso da linguagem Logo na educação infantil. Artigo Acadêmico Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Disponível em [link]. Acesso em Maio de 2015.

SOBREIRA, E.S.R; NUNES, M.C; MORASSI S.B. Produzindo histórias não lineares: um incentivo à produção escrita e leitura, através do uso contextualizado da tecnologia. 19º Workshop de Informática na Escola, Unicamp, campinas, 2013. Disponível em http://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/2641. Acesso em Maio de 2015

SOBREIRA, E.S.R.; TAKINAMI, O. K.; SANTOS, V. G. (2013). Programando, criando e inovando com o Scratch: em busca da formação do cidadão do século XXI. Jornada de Atualização em Informática na Educação, 2, 126-152.

RIVARD, L. P. (1994). A review of writing to learn in science: Implications for practice and research. Journal of Research in Science Teaching, Canada. 31, 969–983. Disponível em: http://migre.me/myUXd Acesso em 14/10/2014

VALENTE, J. A. (2005) Pesquisa, comunicação e aprendizagem com o computador. O papel do computador no processo ensino-aprendizagem. Salto para o futuro. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/1sf.pdf. Acesso Maio de 2015.
Publicado
25/10/2015
Como Citar

Selecione um Formato
ZOCOLER, Flávia Aparecida da Silva; SANTOS, Verônica Gomes dos. Linguagem de Programação e a elaboração de discursos científicos. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 21. , 2015, Maceió. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2015 . p. 300-309. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2015.300.