A utilização do laptop educacional na contação de histórias
Resumo
A contação de história proporciona emoções por meio de ilustrações e detalhes que transportam, muitas vezes, o ouvinte para dentro da própria história narrada. Dentro desse contexto, este estudo mostra um relato de experiência de uma ação pedagógica com o uso das tecnologias digitais como recurso na criação e contação de história, realizado no seguimento do Ensino Fundamental nos 4º e 5º anos, envolvendo um total 125 alunos. O projeto foi desenvolvido em etapas que vão desde o planejamento das atividades a serem realizadas, escolha dos conteúdos, metodologia de trabalho, pesquisa na Internet, entrevistas, encenações, elaboração de histórias e de cenários ilustrados, registro das produções, criação de textos coletivos, finalizado com a elaboração do livro de contos e sua publicação. Partindo destas ações, enfocaremos todo o desenvolvimento do projeto, bem como sua conclusão e culminância.
Referências
_______. A arte de contar histórias no século XXI: tradição e ciberespaço. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.
CHARTIER, R. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol. 7, n. 13, 1994, p. 97-113.
LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34 Ltda, 1999.
LIMA, C. da S.; CASTRO, F. de A. Da HQ à animação o uso de diferentes ferramentas computacionais na prática educativa. XV Workshop de Informática na Escola (WIE 2009).
PERRENOUD, P. "Construir competências é virar as costas aos saberes?" In: Revista Pátio, Porto Alegre: ARTMED, ano 03, nº 11, jan. 2000.
SANTANA, A. L. Contadores de Histórias. In: http://historiasdafronteira.blogspot.com.br/p/a-importancia-do-contador-de-historias.html / acesso em 18/2/15.
SOBREIRA, R. S. E.; NUNES, C. M.; MORASSI, B. S. Produzindo histórias não lineares: um incentivo à produção escrita e leitura, através do uso contextualizado da tecnologia. II Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2013). XIX Workshop de Informática na Escola (WIE 2013). DOI: 10.5753/CBIE.WIE.2013