Ambientes virtuais de aprendizagem e o modelo TPACK: relato de experiência de oferta de cursos em diferentes plataformas de educação a distância

  • Ricardo Marques Nicolau Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Vanda Arantes Araújo Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Edson Moura da Silva Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Resumo


O presente artigo traz uma reflexão sobre desafios e possibilidades da Educação a Distância a partir da experiência de gestão de cursos online em três diferentes plataformas de ensino a distância - Docebo, eFront e Ilias -, realizada por grupos de mestrandos e doutorandos em disciplina ministrada em programa de pós-graduação no ano de 2014. Os dados foram obtidos por observação participante durante o desenvolvimento do curso e pesquisa documental dos relatórios de conclusão da disciplina elaborados pelos pós-graduandos. Os resultados revelam que os cursos online apresentaram diferentes articulações dos conhecimentos tecnológico, pedagógico e do conteúdo definido no modelo TPACK.

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Publicado
25/10/2015
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NICOLAU, Ricardo Marques; ARAÚJO, Vanda Arantes; DA SILVA, Edson Moura. Ambientes virtuais de aprendizagem e o modelo TPACK: relato de experiência de oferta de cursos em diferentes plataformas de educação a distância. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 21. , 2015, Maceió. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2015 . p. 320-329. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2015.320.