Utilizando o Scratch como ferramenta de apoio para desenvolver o raciocínio lógico das crianças do ensino básico de uma forma multidisciplinar

  • Esteic Janaina S. Batista Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Amaury A. Castro Jr. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Cintia Adriana C. Bogarim Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Andreia A. Larrea Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Abstract


This work aims to present a workshop on Scratch tool for teachers of technology rooms and multipliers of public schools in Ponta Porã, State of Mato Grosso do Sul, so that it can be used in the classroom, since allowing it to be used in different disciplines, and teach programming concepts in a fun and unconsciously. Scratch favors the development of logical reasoning of the student, which can result in better test scores of OBI and OBR for example, requiring the participant the ability to solve problems and challenges; and in Logical Reasoning discipline.

References

Braga, J. C., Pimentel, E., e Dotta, S. (2013). Metodologia INTERA para o desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem. XXIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2013).

Dias, K. L. e Serrão, M. L. (2014). A Linguagem Scratch no Ensino de Programação: Um Relato de Experiência com Alunos Iniciantes do Curso de Licenciatura em Computação. XXXIV Congresso da Sociedade Brasileira de Computação.

Fistarol, D. O. et. Al. (2015). Programa NERDS da Fronteira e o uso da Robótica Educacional na Inclusão Digital. Computer on the Beach 2015.

Martins, A. R. Q. Usando o Scratch para potencializar o pensamento criativo em crianças do ensino fundamental. Dissertação de Programa de Pós-Graduação em Educação. Disponível em: http://www.upf.br/ppgedu/images/stories/defesa-dissertacao-amilton-rodrigo-de-quadros-martins.PDF. Acesso em: maio de 2015.

Moran, J. M. (1997). Como utilizar a Internet na educação. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=s0100-19651997000200006&script=sci_arttex. Acesso em: maio de 2015.

Moraes, M. C. Subsídios para Fundamentação do Programa Nacional de Informática na Educação. Disponível em: http://www.discussoessobreainserçãodastecnologia.br/dmd2.webfactional. Acesso em: maio de 2015.

Motta, F. P. et al. (2014). Desenvolvendo o Raciocínio Lógico no Ensino Médio: uma proposta utilizando a ferramenta Scratch. XXV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.
Published
2015-10-25
BATISTA, Esteic Janaina S.; CASTRO JR., Amaury A.; BOGARIM, Cintia Adriana C.; LARREA, Andreia A.. Utilizando o Scratch como ferramenta de apoio para desenvolver o raciocínio lógico das crianças do ensino básico de uma forma multidisciplinar. In: WORKSHOP ON COMPUTING AT SCHOOL (WIE), 21. , 2015, Maceió. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2015 . p. 350-359. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2015.350.