Utilizando o Scratch como ferramenta de apoio para desenvolver o raciocínio lógico das crianças do ensino básico de uma forma multidisciplinar

  • Esteic Janaina S. Batista Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Amaury A. Castro Jr. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Cintia Adriana C. Bogarim Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Andreia A. Larrea Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumo


Este trabalho tem como objetivo apresentar a oficina sobre a ferramenta Scratch para professores das salas de tecnologia das escolas de uma cidade, para que possa ser utilizada em sala de aula pelos professores, uma vez que permite ser utilizado em diferentes disciplinas, e ensinar conceitos de programação de forma quase inconsciente. Será apresentado como o Scratch favorece o desenvolvimento do raciocínio lógico das crianças, que pode resultar em melhores notas destes alunos em provas da OBI e OBR por exemplo, que exigem essa capacidade de resolver problemas e desafios.

Referências

Braga, J. C., Pimentel, E., e Dotta, S. (2013). Metodologia INTERA para o desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem. XXIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2013).

Dias, K. L. e Serrão, M. L. (2014). A Linguagem Scratch no Ensino de Programação: Um Relato de Experiência com Alunos Iniciantes do Curso de Licenciatura em Computação. XXXIV Congresso da Sociedade Brasileira de Computação.

Fistarol, D. O. et. Al. (2015). Programa NERDS da Fronteira e o uso da Robótica Educacional na Inclusão Digital. Computer on the Beach 2015.

Martins, A. R. Q. Usando o Scratch para potencializar o pensamento criativo em crianças do ensino fundamental. Dissertação de Programa de Pós-Graduação em Educação. Disponível em: http://www.upf.br/ppgedu/images/stories/defesa-dissertacao-amilton-rodrigo-de-quadros-martins.PDF. Acesso em: maio de 2015.

Moran, J. M. (1997). Como utilizar a Internet na educação. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=s0100-19651997000200006&script=sci_arttex. Acesso em: maio de 2015.

Moraes, M. C. Subsídios para Fundamentação do Programa Nacional de Informática na Educação. Disponível em: http://www.discussoessobreainserçãodastecnologia.br/dmd2.webfactional. Acesso em: maio de 2015.

Motta, F. P. et al. (2014). Desenvolvendo o Raciocínio Lógico no Ensino Médio: uma proposta utilizando a ferramenta Scratch. XXV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.
Publicado
25/10/2015
Como Citar

Selecione um Formato
BATISTA, Esteic Janaina S.; CASTRO JR., Amaury A.; BOGARIM, Cintia Adriana C.; LARREA, Andreia A.. Utilizando o Scratch como ferramenta de apoio para desenvolver o raciocínio lógico das crianças do ensino básico de uma forma multidisciplinar. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 21. , 2015, Maceió. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2015 . p. 350-359. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2015.350.