Análise do engajamento no contexto da formação de professores de Música utilizando a Openredu

  • Manassés Bispo da Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Alex Sandro Gomes Universidade Federal de Pernambuco

Resumo


Este artigo sintetiza um trabalho de mestrado em Ciência da Computação, avaliando a efetividade da modalidade mista com o uso de rede social educativa sobre o engajamento discente na aprendizagem musical. A pesquisa é quase experimental e ocorreu com alunos concluintes de um curso de Licenciatura em Música. A coleta de dados foi triangularizada com observação e aplicação de questionário online e entrevista semiestruturada. Os resultados apontam para indícios de engajamento discente, e consequente melhoria da qualidade do ensino, a partir da discussão sobre fatores que podem impactar positivamente ou negativamente o engajamento dos alunos, à luz da Teoria da Atividade.

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Publicado
25/10/2015
SILVA, Manassés Bispo da; GOMES, Alex Sandro. Análise do engajamento no contexto da formação de professores de Música utilizando a Openredu. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 21. , 2015, Maceió. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2015 . p. 360-369. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2015.360.