Mudança Conceitual em Óptica Geométrica Facilitada Pelo Uso de TDIC
Resumo
O objetivo do artigo é propor um modelo de mudança conceitual que possa facilitar o processo de ensino e aprendizagem por meio de um modelo de aprendizagem colaborativa apoiada por computador baseada em um modelo de educação construtivista e na metodologia dos 5 C's (SALES, 2005). Tecnologias Digitais, em particular os OA, são usados como ferramenta pedagógica para auxiliar os alunos na construção de novas representações que podem mudar suas concepções prévias frente a situações conflitivas onde há a necessidade de se construir novas representações. Os resultados apontam que a metodologia e os recursos pedagógicos nas aulas de Óptica Geométrica facilitaram o processo de mudança conceitual.
Referências
Ausubel, D. P.; Novak, J. D., Hanesian, H. (1983). Psicología Educativa: un punto de vista cognoscitivo. México: Trillas.
Moreira, M. A. (2012). O Que é Afinal Aprendizagem Significativa. Revista Qurriculum, La Laguna. Disponível em <http://www.if.ufrgs.br/~moreira/ORGANIZADORESport.pdf>. Acesso em 12/02/2015.
Posner, G.J.; Strike, K.A.; Hewson, P. W.; Gertzog, W.A (1982). Accommodation of a scientific conception: Toward a theory of conceptual change. Science Education, 66(2): 211-227.
Pozo, Juan Ignácio (1998). Teorias cognitivas da aprendizagem. Trad. Juan Acunã.
Sales, G. L. (2005). QUANTUM: Um Software para Aprendizagem dos Conceitos da Física Moderna e Contemporânea. Dissertação de Mestrado. Fortaleza:UECE/CEFET-CE.
Sales, G. L. (2012). Uma Metodologia para desenvolver Objetos de Aprendizagem. Disponível: <http://professordenyssales.blogspot.com.br/2012_02_01_archive.html>. Acesso em 12/02/2015.