Mudança Conceitual em Óptica Geométrica Facilitada Pelo Uso de TDIC

  • João B. da Silva Instituto Federal do Ceará (IFCE)
  • Gilvandenys L. Sales Instituto Federal do Ceará (IFCE)
  • Eliana A. M. Leite Instituto Federal do Ceará (IFCE)
  • Luiza S. Pontello Instituto Federal do Ceará (IFCE)

Resumo


O objetivo do artigo é propor um modelo de mudança conceitual que possa facilitar o processo de ensino e aprendizagem por meio de um modelo de aprendizagem colaborativa apoiada por computador baseada em um modelo de educação construtivista e na metodologia dos 5 C's (SALES, 2005). Tecnologias Digitais, em particular os OA, são usados como ferramenta pedagógica para auxiliar os alunos na construção de novas representações que podem mudar suas concepções prévias frente a situações conflitivas onde há a necessidade de se construir novas representações. Os resultados apontam que a metodologia e os recursos pedagógicos nas aulas de Óptica Geométrica facilitaram o processo de mudança conceitual.

Referências

Alegro, Regina Célia. Conhecimento prévio e aprendizagem significativa de conceitos históricos no Ensino Médio. Marília: UNESP, 2008. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho", Marília,2008.

Ausubel, D. P.; Novak, J. D., Hanesian, H. (1983). Psicología Educativa: un punto de vista cognoscitivo. México: Trillas.

Moreira, M. A. (2012). O Que é Afinal Aprendizagem Significativa. Revista Qurriculum, La Laguna. Disponível em <http://www.if.ufrgs.br/~moreira/ORGANIZADORESport.pdf>. Acesso em 12/02/2015.

Posner, G.J.; Strike, K.A.; Hewson, P. W.; Gertzog, W.A (1982). Accommodation of a scientific conception: Toward a theory of conceptual change. Science Education, 66(2): 211-227.

Pozo, Juan Ignácio (1998). Teorias cognitivas da aprendizagem. Trad. Juan Acunã.

Sales, G. L. (2005). QUANTUM: Um Software para Aprendizagem dos Conceitos da Física Moderna e Contemporânea. Dissertação de Mestrado. Fortaleza:UECE/CEFET-CE.

Sales, G. L. (2012). Uma Metodologia para desenvolver Objetos de Aprendizagem. Disponível: <http://professordenyssales.blogspot.com.br/2012_02_01_archive.html>. Acesso em 12/02/2015.
Publicado
25/10/2015
SILVA, João B. da; SALES, Gilvandenys L.; LEITE, Eliana A. M.; PONTELLO, Luiza S.. Mudança Conceitual em Óptica Geométrica Facilitada Pelo Uso de TDIC. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 21. , 2015, Maceió. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2015 . p. 385-394. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2015.385.