A integração entre Docência e Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na Formação de Licenciandos

  • Luciana de Lima UFC
  • Robson Carlos Loureiro UFC

Abstract


The goal of this paper is analyze how undergraduates plan the use of Digital Technologies of Information and Communication (DTIC) in teaching. The research is characterized as based on qualitative Case Study. The lesson plans developed by undergraduates are analyzed as activity Extension Course. It is possible to infer that some undergraduates seek to maintain the use of digital resources teacher-centered because their present difficulties in using DTIC in the educational context.

References

Alfala, R.; Arena, F., Medina, C. (2001) La aplicación de las TIC en la enseñanza universitária y su empleo en la direción de la produccion/operaciones. Revista Pixel-Bit: revista de medios e educación, n.16. Disponível em: <http://sav.us.es/pixelbit/articulos/n16/n16art/art166.htm>. Acesso em: 12 mar. 2014.

Basniak, M. I. (2014) Tecnologias na Formação de Professores de Matemática: Uma Experiência na Iniciação à Docência. In: Workshop de Informática na Escola, 20., Mato Grosso do Sul. Anais do Workshop de Informática na Escola. Mato Grosso do Sul: Universidade Federal da Grande Dourados.

Caligiorne, D. O. (2002) Informática na educação: um estudo sobre a inserção e utilização das novas tecnologias na formação dos professores de graduação em uma faculdade brasileira. Dissertação de Mestrado, UFSC, Florianópolis.

Coll, C. (2009) Aprender y enseñar con las TIC: expectativas, realidad y potencialidades. In: Carneiro, R., Toscano, J. C., Díaz, T. (2009) Los desafíos de las TIC para el cambio educativo. Madrid, España: Fundación Santillan.

Costa, F. A. (2010) Do subaproveitamento do potencial pedagógico das TIC à desadequação da formação de professores e educadores. In: Colóquio Internacional Brasil-Portugal, 1., São Paulo. Anais do Colóquio Internacional Brasil-Portugal. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Cysneiros, P. G. (1998) Novas tecnologias na sala de aula: melhoria do ensino ou inovação conservadora? In: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, Águas de Lindóia. Anais do Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Águas de Lindóia, SP. p. 199-216.

Fiorio, R., Esperandim, R. J., Silva, F. A., Varela, P. J., Leite, M. D., Reinaldo, F. A. F. (2014) Uma experiência prática da inserção da robótica e seus benefícios como ferramenta educativa em escolas públicas. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 25., Mato Grosso do Sul. Universidade Federal da Grande Dourados.

Graells, P.M. (2012) Impacto de las TIC em La Educación: Funciones e Limitaciones. Revista de Investigación y Dessarrollo. Barcelona. Disponível em: < www.3ciencias.com/wp-content/.../2013/01/impacto-de-las-tic.pdf>. Acesso em: 15 abr. 2014.

Kerckhove, D. de. (2009) A Pele da Cultura: investigando a nova realidade eletrônica. São Paulo: Annablume.

Lemos, A. (2002) Cibercultura, tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre: Sulina.

Lima, L. de (2014) Integração das Tecnologias e Currículo: A Aprendizagem Significativa de Licenciandos de Ciências na Apropriação e Articulação entre Saberes Científicos, Pedagógicos e das TDIC. Tese de Doutorado, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza.

Lima, L. de, Loureiro, R. (2012) O uso das TDIC na Formação do Professor Universitário. In: Seminário Web Currículo PUC-SP, 3., São Paulo.

Loureiro, R. (2009) Proposição de Modelo Teórico para Avaliar a Coesão Interna de Comunidades Virtuais de Aprendizagem (CVA) no Ensino Superior. Tese de Doutorado, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza.

Mill, D. (2006) Educação a distância e trabalho docente virtual: sobre tecnologias, espaços, tempos, gênero e coletividade na idade mídia. Tese de Doutorado, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.

Papert, S. (2008) A Máquina das Crianças: repensando a escola na era da informática. Porto Alegre: Artmed.

Reis, E., Almeida, F. J. de. (2011) Estudo Comparativo da Trajetória de Professores Estaduais na Integração das TICs ao Currículo. In: Encontro Regional de Pesquisa em Educação, 10, Rio de Janeiro. Anais do Encontro Regional de Pesquisa em Educação, Rio de Janeiro: ANPED.

Ribeiro, R. J. (2003) A universidade e a vida atual: Fellini não via filmes. Rio de Janeiro: Elsevier/Campus.

Santaella, L. (2003) Culturas e artes do pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Paulus.

Stake, R. E. (2010) Investigación con estúdio de casos. Madrid: Ediciones Morata.

Tardif, M. (2002) Saberes Decorrentes e Formação Profissional. Petrópolis, RJ: Vozes.

Yin, R. K. (2005) Estudo de Caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman.

Zabalza, M. A. (2004) O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed.
Published
2015-10-25
LIMA, Luciana de; LOUREIRO, Robson Carlos. A integração entre Docência e Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na Formação de Licenciandos. In: WORKSHOP ON COMPUTING AT SCHOOL (WIE), 21. , 2015, Maceió. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2015 . p. 395-404. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2015.395.