A integração entre Docência e Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na Formação de Licenciandos

  • Luciana de Lima UFC
  • Robson Carlos Loureiro UFC

Resumo


O objetivo deste trabalho é analisar como licenciandos planejam o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) na docência. A pesquisa apresenta caráter qualitativo baseada em Estudo de Caso. São analisados os planos de aula desenvolvidos pelos licenciandos como atividade de Curso de Extensão. A princípio é possível inferir que alguns licenciandos buscam manter o uso dos recursos digitais centrados na ação do professor, uma vez que apresentam dificuldades em utilizá-los no contexto educacional.

Referências

Alfala, R.; Arena, F., Medina, C. (2001) La aplicación de las TIC en la enseñanza universitária y su empleo en la direción de la produccion/operaciones. Revista Pixel-Bit: revista de medios e educación, n.16. Disponível em: <http://sav.us.es/pixelbit/articulos/n16/n16art/art166.htm>. Acesso em: 12 mar. 2014.

Basniak, M. I. (2014) Tecnologias na Formação de Professores de Matemática: Uma Experiência na Iniciação à Docência. In: Workshop de Informática na Escola, 20., Mato Grosso do Sul. Anais do Workshop de Informática na Escola. Mato Grosso do Sul: Universidade Federal da Grande Dourados.

Caligiorne, D. O. (2002) Informática na educação: um estudo sobre a inserção e utilização das novas tecnologias na formação dos professores de graduação em uma faculdade brasileira. Dissertação de Mestrado, UFSC, Florianópolis.

Coll, C. (2009) Aprender y enseñar con las TIC: expectativas, realidad y potencialidades. In: Carneiro, R., Toscano, J. C., Díaz, T. (2009) Los desafíos de las TIC para el cambio educativo. Madrid, España: Fundación Santillan.

Costa, F. A. (2010) Do subaproveitamento do potencial pedagógico das TIC à desadequação da formação de professores e educadores. In: Colóquio Internacional Brasil-Portugal, 1., São Paulo. Anais do Colóquio Internacional Brasil-Portugal. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Cysneiros, P. G. (1998) Novas tecnologias na sala de aula: melhoria do ensino ou inovação conservadora? In: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, Águas de Lindóia. Anais do Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Águas de Lindóia, SP. p. 199-216.

Fiorio, R., Esperandim, R. J., Silva, F. A., Varela, P. J., Leite, M. D., Reinaldo, F. A. F. (2014) Uma experiência prática da inserção da robótica e seus benefícios como ferramenta educativa em escolas públicas. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 25., Mato Grosso do Sul. Universidade Federal da Grande Dourados.

Graells, P.M. (2012) Impacto de las TIC em La Educación: Funciones e Limitaciones. Revista de Investigación y Dessarrollo. Barcelona. Disponível em: < www.3ciencias.com/wp-content/.../2013/01/impacto-de-las-tic.pdf>. Acesso em: 15 abr. 2014.

Kerckhove, D. de. (2009) A Pele da Cultura: investigando a nova realidade eletrônica. São Paulo: Annablume.

Lemos, A. (2002) Cibercultura, tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre: Sulina.

Lima, L. de (2014) Integração das Tecnologias e Currículo: A Aprendizagem Significativa de Licenciandos de Ciências na Apropriação e Articulação entre Saberes Científicos, Pedagógicos e das TDIC. Tese de Doutorado, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza.

Lima, L. de, Loureiro, R. (2012) O uso das TDIC na Formação do Professor Universitário. In: Seminário Web Currículo PUC-SP, 3., São Paulo.

Loureiro, R. (2009) Proposição de Modelo Teórico para Avaliar a Coesão Interna de Comunidades Virtuais de Aprendizagem (CVA) no Ensino Superior. Tese de Doutorado, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza.

Mill, D. (2006) Educação a distância e trabalho docente virtual: sobre tecnologias, espaços, tempos, gênero e coletividade na idade mídia. Tese de Doutorado, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.

Papert, S. (2008) A Máquina das Crianças: repensando a escola na era da informática. Porto Alegre: Artmed.

Reis, E., Almeida, F. J. de. (2011) Estudo Comparativo da Trajetória de Professores Estaduais na Integração das TICs ao Currículo. In: Encontro Regional de Pesquisa em Educação, 10, Rio de Janeiro. Anais do Encontro Regional de Pesquisa em Educação, Rio de Janeiro: ANPED.

Ribeiro, R. J. (2003) A universidade e a vida atual: Fellini não via filmes. Rio de Janeiro: Elsevier/Campus.

Santaella, L. (2003) Culturas e artes do pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Paulus.

Stake, R. E. (2010) Investigación con estúdio de casos. Madrid: Ediciones Morata.

Tardif, M. (2002) Saberes Decorrentes e Formação Profissional. Petrópolis, RJ: Vozes.

Yin, R. K. (2005) Estudo de Caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman.

Zabalza, M. A. (2004) O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed.
Publicado
25/10/2015
Como Citar

Selecione um Formato
LIMA, Luciana de; LOUREIRO, Robson Carlos. A integração entre Docência e Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na Formação de Licenciandos. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 21. , 2015, Maceió. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2015 . p. 395-404. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2015.395.