Um Cenário Viável para Motivar os Alunos do Ensino Fundamental para um Futuro Ingresso nos Cursos Superiores de Computação

  • Cássio D. B. Pinheiro Universidade Federal do Oeste do Pará
  • Sabrina D. A. Leal Universidade Federal do Oeste do Pará
  • Celson P. Lima Universidade Federal do Oeste do Pará / Massachusetts Institute of Technology

Resumo


Esta pesquisa concentra-se em áreas e instrumentos que podem aumentar a motivação dos alunos do ensino fundamental para o aprendizado da ciência da computação, de maneira que estes possam conhecer melhor esta área do conhecimento e escolher melhor suas carreiras profissionais. A visão geral da proposta surgiu da relação entre necessidade de motivação e a alavanca de Arquimedes, onde neste caso o braço da alavanca é composto pelos objetos desenhados na pesquisa, tendo como ponto de apoio os fundamentos do construtivismo, construcionismo, Maker Movement e Design Thinking for Educators. Os instrumentos propostos, materializados no formato de palestras e oficinas interativas são parte integrante do pacote de ações a serem desenvolvidas nas escolas do ensino fundamental. Conclusões e trabalhos futuros encerram o artigo.

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Publicado
25/10/2015
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PINHEIRO, Cássio D. B.; LEAL, Sabrina D. A.; LIMA, Celson P.. Um Cenário Viável para Motivar os Alunos do Ensino Fundamental para um Futuro Ingresso nos Cursos Superiores de Computação. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 21. , 2015, Maceió. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2015 . p. 405-414. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2015.405.