Formação continuada de educadores e as tecnologias digitais da informação e da comunicação em escolas de governo: conceitos e práticas do Estado de São Paulo

  • Ana Panzani Alves Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Maria da Graça Moreira da Silva Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Resumo


Este artigo versa sobre as políticas públicas nacionais de formação continuada de educadores e o papel e uso das tecnologias digitais da informação e da comunicação. Analisa o caso da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo "Paulo Renato Costa Souza" da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Para a análise, foram coletados os dados documentais de 125 ações de formação ofertadas pela EFAP, entre 2009 e 2013. O estudo indica convergências entre as práticas desta escola de governo e as políticas públicas educacionais, bem como a promoção da apropriação das tecnologias pelos educadores e a realização de ações que privilegiam a formação no contexto.

Referências

ALMEIDA, F. J. (2009), "Paulo Freire". Coleção Folha Explica. São Paulo: Publifolha.

______ e COSTA, V. L. C. (Org.). (2011), "Quantidade é qualidade". São Paulo: Fundação Padre Anchieta.

BRASIL. (1996), Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. "Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional". Diário Oficial da União. Brasília, DF.

______. (2002), Resolução CNE/CP 1, de 18 de fevereiro de 2002. "Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica". Diário Oficial da União. Brasília, DF, Seção 1, p. 8.

______. (2013), Decreto nº 6.755, de 29 de janeiro de 2009. "Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica". Casa Civil. Brasília, DF.

______. (2013), "Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica". Brasília: MEC, SEB, DICEI.

______. (2014), "Plano Nacional de Educação". Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Casa Civil. Brasilia, DF.

DAVIS, C. L. F. (et cols). (2011), "Formação continuada de professores: uma análise das modalidades e das práticas em estados e municípios brasileiros", In: Fundação Victor Civita: Estudos e Pesquisas Educacionais. São Paulo: Fundação Victor Civita.

FORQUIN, J. C. (1996), "As abordagens sociológicas do currículo: orientações teóricas e perspectivas de pesquisa". Porto Alegre: Educação e Realidade, v. 21, n. 1.

FRANCO, M. G. A. (2009), "Apropriação das tecnologias da informação e comunicação por jovens e adultos não alfabetizados: um direito humano a ser garantido". São Paulo: PUC-SP.

GATTI, B. A. e BARRETO, E. S. (2009), "Professores do Brasil: impasses e desafios". Brasília: UNESCO.

PANZANI, A. (2014) "Formação continuada de educadores em escolas de governo: conceitos e práticas do Estado de São Paulo". São Paulo: PUC-SP.

SACRISTÁN, J. G. (1995), "Currículo e diversidade cultural", In: SILVA, T. T.; MOREIRA, A. F. (Orgs.). Territórios contestados: o currículo e os novos mapas políticos e culturais. Petrópolis: Vozes.

SÃO PAULO (Estado). (2009), Decreto nº 54.297, de 5 de maio de 2009. Cria a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo e dá outras providências.

______. (2010), Currículo do Estado de São Paulo. São Paulo: SEE-SP.

______. (2010), Decreto nº 55.717, de 19 de abril de 2010. Organiza a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo e dá providências correlatas.

______. (2010), Decreto nº 56.460, de 30 de novembro de 2010. Aprova o Regimento Interno da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo EFAP e dá providências correlatas.

TEDESCO, J.C. (2012), "Qualidade da educação e políticas educacionais". Brasília: Liber Livro.

TYLER, R. (1978), "Princípios básicos de currículo e ensino". Porto Alegre: Ed. Globo.
Publicado
25/10/2015
Como Citar

Selecione um Formato
ALVES, Ana Panzani; SILVA, Maria da Graça Moreira da. Formação continuada de educadores e as tecnologias digitais da informação e da comunicação em escolas de governo: conceitos e práticas do Estado de São Paulo. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 21. , 2015, Maceió. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2015 . p. 415-424. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2015.415.