Uma iniciativa para atrair as estudantes do ensino médio para a Área de Tecnologia da Informação

  • Marina Macedo Nunes Universidade Federal de Viçosa
  • Larissa Ferreira Rodrigues Universidade Federal de Viçosa
  • Adriana Zanella Martinhago Universidade Federal de Viçosa
  • Liziane Santos Soares Universidade Federal de Viçosa
  • Rachel Carlos Duque Reis Universidade Federal de Viçosa

Resumo


Muitas organizações ao redor do mundo estão voltadas para o tema da minoria das mulheres na área de Tecnologia da Informação - TI. O desenvolvimento dessa área está intimamente ligado ao desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação de qualquer nação ou organização. Contudo a área de TI apresenta uma carência de profissionais capacitados. Se considerarmos a participação feminina neste setor, a carência é ainda mais expressiva. Este trabalho consiste no desenvolvimento de ações visando atrair alunas do ensino médio para a área de Tecnologia da Informação. Durante o ano de 2014, este trabalho realizou diversos encontros em uma escola do ensino médio, incluindo palestras, minicursos e dinâmicas e introduzindo fundamentos da computação e da programação. Essas ações contribuíram para a formação complementar dos estudantes, tornando-os mais preparados para atuar em uma sociedade onde ciência e inovação tem um papel fundamental. Até o momento foi possível observar que trabalho despertou a curiosidade das alunas sobre a área de TI e a maioria delas sinalizou que gostaria de participar de novos projetos focados na área de computação.

Referências

Ada Initiative (2011) "Who we are". Disponível em: <https://adainitiative.org/>. Acesso em: 10/05/2015.

Anita Borg Institute (2015). "Anita Borg Institute for Women and Tecnology". Disponível em: <http://anitaborg.org/>. Acesso em: 10/03/2015.

Bell, T., Witten, I. H., Fellows, M. (2011). "Computer Science Unplugged: Ensinando Ciência da Computação sem uso do computador". Tradução por Luciano Porto Barreto. Disponível em: <http://csunplugged.org>.

Borges, K. F. C., Ide, M. H. S., Durães, S. J. A. (2010) "Mulheres na educação superior no Brasil: estudo de caso do Curso de Sistema de Informação da Universidade Estadual de Montes Claros (2003/2008)", VIII Congresso Iberoamericano de Ciência, Tecnologia e Gênero.

CSBC-WIT (2015). "WIT – Women in Information Technology". Disponível em: <http://csbc2015.cin.ufpe.br/eventos_descricao/9/>. Acesso em 10/03/2015.

Frigo, L., Cardoso, P., Cardoso, J. P., Coelho, M. H., Pozzebon, E. (2014) "Prática de Incentivo à Inserção de Mulheres nos Cursos Tecnológicos e de Engenharia: Robótica Educacional". In: XL Conferência Latinoamericana en Informática, 2014, Montevidéu. Memorias del VI Congreso de la Mujer Latinoamericana en la Computación (LAWCC 2014), v. 1. p. 31-35.

Gehringer, M. (2012) "Mulheres levam vantagem nas seleções de estagiários". Podcast disponível em: <http://cbn.globoradio.globo.com/comentaristas/max-gehringer/2012/10/09/MULHERES-LEVAM-VANTAGEM-NAS-SELECOES-DE-ESTAGIARIOS.htm>. Acesso em: 13/05/2015.

Gomes, W. F., Louzada, C. S., Nunes, M. A. S. N., Salgueiro, E. M., Trinchão, B. (2014) "Incentivando meninas do ensino médio à área de Ciência da Computação usando o Strach como ferramenta", 20ª Workshop de Informática na Escola (WIE).

Louzada, C. S., Gomes, W.F., Nunes, M. A. S. N., Salgueiro, E. M., Trinchão, B. (2014) "Um Mapeamento das publicações sobre o ingresso das mulheres na computação", VI Congresso de la Mujer Latinoamericana em La Computacion. LAWCC 2014.

Monard, M. C., Fortes, R. P. M. (2013). "Uma Visão da Participação Feminina nos Cursos de Ciência da Computação no Brasil", V Congresso de la Mujer Latinoamericana em La Computacion. LAWCC 2013.

Mulheres na Tecnologia (2015) "Mulheres na Tecnologia". Disponível em: <http://mulheresnatecnologia.org>. Acesso em: 10/03/2015.

Nunes, D. J. (2012) "Educação Superior em Computação, Estatísticas 2012". Sociedade Brasileira de Computação. Disponível em: <http://www.sbc.org.br/index.php?option=com_jdownloads&Itemid=195&task=view.download&catid=39&cid=567>. Acesso em: 13/05/2015.

Oliveira, D. V., Ambrósio, A. P., Alvares, N. O. (2010) "As mulheres no curso de ciências da computação da Universidade Federal de Goiás". In: LAWCC 2010 - Latin American Women in Computer Science – San Lorenzo – Paraguay.

SBC (2015). Sociedade Brasileira de Computação – Notícias, 2013. Disponível em: <http://www.sbc.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=865:projeto-meninas-digitais-discussoes-workshops-e-motivacao&catid=65:destaquesp>. Acesso em: 10/03/2015.

Shepluplus (2015) "She++". Disponível em: <http://sheplusplus.stanford.edu/ >. Acesso em: 10/03/2015.

Silva, G. R., Reis, R. C. D. (2015). Meninas++ - A brazilian project to attract more girls to IT. New York Celebration of Women in Computing (NYCWiC), Syracuse, NY.

The Drucker Institute (2006) "Drucker's Life and Legacy". Disponível em: <http://www.druckerinstitute.com/link/about-peter-drucker/>. Acesso em 10/03/2015.

Venceslau, M. (2013) "Falta de profissionais de TI se agravará no Brasil, diz IDC". Disponível em: <http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/falta-de-profissionais-de-ti-se-agravara-no-brasil-diz-idc>. Acesso em: 14/05/2015.
Publicado
25/10/2015
NUNES, Marina Macedo; RODRIGUES, Larissa Ferreira; MARTINHAGO, Adriana Zanella; SOARES, Liziane Santos; REIS, Rachel Carlos Duque. Uma iniciativa para atrair as estudantes do ensino médio para a Área de Tecnologia da Informação. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 21. , 2015, Maceió. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2015 . p. 425-434. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2015.425.