Aprendendo sobre o uso de Jogos Digitais na Educação
Resumo
Este artigo relata aprendizagens e experiências ocorridas em disciplinas sobre jogos digitais aplicados à Educação de programa de pós-graduação em informática, além de diretrizes que podem auxiliar professores interessados em ensinar utilizando os jogos digitais como ferramentas pedagógicas ou mesmo ministrar disciplinas sobre jogos digitais aplicados à Educação. Além das vantagens da utilização dos jogos digitais em relação aos métodos e ferramentas educacionais tradicionais, destacam-se aqui outros aspectos tais como: as formas de sua utilização, a integração com os conteúdos dos programas de disciplinas e o papel do professor como mediador das aprendizagens.Referências
Adams, Ernest (2010) "Fundamentals of Game Design". Pearson Education, New Riders, 2nd edition.
Crawford, Chris (1984) "The Art Of Computer Game Design: Reflections Of A Master Game Designer". McGraw-Hill/Osborne Media.
Da Fonseca, Vitor (2008) "Desenvolvimento psicomotor e aprendizagem". Porto Alegre: Artmed.
De Abreu, Ráfagan Sebástian e De Paula, Bruno Campagnolo (2013) "Contextualizando o desenvolvimento de jogos digitais como estratégia de ensino e aprendizagem", In: Instituto de Tecnologia do Paraná - TECPAR, Centro de Engenharia de Sistemas Inteligentes - CESI, Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR, Curitiba.
Gee, James Paul (2007) "Good Video Games + Good Learning", In: Peter Lang International Academic Publishers, 1st edition, Nova York.
Lévy, Pierre (1993) "As Tecnologias da Inteligência". Editora 34.
Piaget, Jean (1970) "Para onde vai a Educação?". Tradução: Ivette Braga. Rio de Janeiro: José Olympio.
Thiollent, Michel (1985) "Metodologia para pesquisa-ação". São Paulo: Cortez.
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Thiollent, Michel (1985) "Metodologia para pesquisa-ação". São Paulo: Cortez.
Publicado
25/10/2015
Como Citar
VICTAL, Enza Rafaela de Nadai; PEREIRA JUNIOR, Heraclito Amancio; RIOS, Patricia Teodoro Gaudio; MENEZES, Crediné Silva de.
Aprendendo sobre o uso de Jogos Digitais na Educação. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 21. , 2015, Maceió.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2015
.
p. 444-453.
DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2015.444.