Formação Inicial Docente para as TDIC: Análise a Partir do Curso de Pedagogia do Campus Central da UFRN

  • Jales A. A. Monteiro Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Dennys Leite Maia Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Dilberto C. Lima Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Glice R. Pires Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Lilian K. F. do Rego Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo


Abordamos no presente artigo a questão da formação inicial de professores para o uso das TDIC na educação no âmbito dos cursos presenciais de pedagogia do campus central da UFRN. Por meio da análise das disciplinas a estes ofertadas no período de 2011 até o presente, pudemos perceber nos mesmos que ainda há um déficit na inserção das TDIC com enfoque pedagógico.

Referências

CASTELLS, M. A Sociedade em Rede. A era da informação: economia, sociedade e cultura volume I , São Paulo, Editora Paz e Terra, 1999a.

CYSNEIROS, P. G. Novas tecnologias no cotidiano da escola. In: Anais da 23ª Reunião Anual da ANPED, Caxambu, MG, 2000.

MENDES, E. C. Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação de Pedagogos: um olhar sobre o curso de pedagogia da FaE/UFMG. 2009.

KENSKI, V. M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas, SP: Papirus, 2003. (Série Prática Pedagógica).

LÉVY, P. As Tecnologias da Inteligência: o futuro do pensamento na era da informática, Rio de Janeiro: Editora 34, (1ª ed 1990), 1993.

MAIA, D. L. & BARRETO, M. C. (2012). Tecnologias digitais na educação: uma análise das políticas públicas brasileiras. Educação, Formação & Tecnologias, 5 (1), 47-61 [Online], disponível a partir de http://eft.educom.pt

PRETTO, NELSON DE LUCA ; BONILLA, MARIA HELENA SILVEIRA . O que o software livre tem a ver com a educação?. In: João Batista Carvalho Nunes; Luisa Xavier de Oliveira. (Org.). Formação de professores para as tecnologias digitais: software livre e educação a distância. 1ªed. Brasília/DF: Liber Livro, 2012, v. 1.

SEVERINO, ANTÔNIO JOAQUIM. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez. 2007.

SIGAA. UFRN. Disponível em: <www.sigaa.ufrn.br>. Acesso em: 12 abr. 2015.

SILVEIRA, Sérgio Amadeu da. Exclusão digital: a miséria na era da informação. Fundação Perseu Abramo, São Paulo, 2003.
Publicado
25/10/2015
Como Citar

Selecione um Formato
MONTEIRO, Jales A. A.; MAIA, Dennys Leite; LIMA, Dilberto C.; PIRES, Glice R.; REGO, Lilian K. F. do. Formação Inicial Docente para as TDIC: Análise a Partir do Curso de Pedagogia do Campus Central da UFRN. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 21. , 2015, Maceió. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2015 . p. 454-461. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2015.454.