Formação Inicial Docente para as TDIC: Análise a Partir do Curso de Pedagogia do Campus Central da UFRN
Resumo
Abordamos no presente artigo a questão da formação inicial de professores para o uso das TDIC na educação no âmbito dos cursos presenciais de pedagogia do campus central da UFRN. Por meio da análise das disciplinas a estes ofertadas no período de 2011 até o presente, pudemos perceber nos mesmos que ainda há um déficit na inserção das TDIC com enfoque pedagógico.
Referências
CASTELLS, M. A Sociedade em Rede. A era da informação: economia, sociedade e cultura volume I , São Paulo, Editora Paz e Terra, 1999a.
CYSNEIROS, P. G. Novas tecnologias no cotidiano da escola. In: Anais da 23ª Reunião Anual da ANPED, Caxambu, MG, 2000.
MENDES, E. C. Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação de Pedagogos: um olhar sobre o curso de pedagogia da FaE/UFMG. 2009.
KENSKI, V. M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas, SP: Papirus, 2003. (Série Prática Pedagógica).
LÉVY, P. As Tecnologias da Inteligência: o futuro do pensamento na era da informática, Rio de Janeiro: Editora 34, (1ª ed 1990), 1993.
MAIA, D. L. & BARRETO, M. C. (2012). Tecnologias digitais na educação: uma análise das políticas públicas brasileiras. Educação, Formação & Tecnologias, 5 (1), 47-61 [Online], disponível a partir de http://eft.educom.pt
PRETTO, NELSON DE LUCA ; BONILLA, MARIA HELENA SILVEIRA . O que o software livre tem a ver com a educação?. In: João Batista Carvalho Nunes; Luisa Xavier de Oliveira. (Org.). Formação de professores para as tecnologias digitais: software livre e educação a distância. 1ªed. Brasília/DF: Liber Livro, 2012, v. 1.
SEVERINO, ANTÔNIO JOAQUIM. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez. 2007.
SIGAA. UFRN. Disponível em: <www.sigaa.ufrn.br>. Acesso em: 12 abr. 2015.
SILVEIRA, Sérgio Amadeu da. Exclusão digital: a miséria na era da informação. Fundação Perseu Abramo, São Paulo, 2003.
CYSNEIROS, P. G. Novas tecnologias no cotidiano da escola. In: Anais da 23ª Reunião Anual da ANPED, Caxambu, MG, 2000.
MENDES, E. C. Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação de Pedagogos: um olhar sobre o curso de pedagogia da FaE/UFMG. 2009.
KENSKI, V. M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas, SP: Papirus, 2003. (Série Prática Pedagógica).
LÉVY, P. As Tecnologias da Inteligência: o futuro do pensamento na era da informática, Rio de Janeiro: Editora 34, (1ª ed 1990), 1993.
MAIA, D. L. & BARRETO, M. C. (2012). Tecnologias digitais na educação: uma análise das políticas públicas brasileiras. Educação, Formação & Tecnologias, 5 (1), 47-61 [Online], disponível a partir de http://eft.educom.pt
PRETTO, NELSON DE LUCA ; BONILLA, MARIA HELENA SILVEIRA . O que o software livre tem a ver com a educação?. In: João Batista Carvalho Nunes; Luisa Xavier de Oliveira. (Org.). Formação de professores para as tecnologias digitais: software livre e educação a distância. 1ªed. Brasília/DF: Liber Livro, 2012, v. 1.
SEVERINO, ANTÔNIO JOAQUIM. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez. 2007.
SIGAA. UFRN. Disponível em: <www.sigaa.ufrn.br>. Acesso em: 12 abr. 2015.
SILVEIRA, Sérgio Amadeu da. Exclusão digital: a miséria na era da informação. Fundação Perseu Abramo, São Paulo, 2003.
Publicado
25/10/2015
Como Citar
MONTEIRO, Jales A. A.; MAIA, Dennys Leite; LIMA, Dilberto C.; PIRES, Glice R.; REGO, Lilian K. F. do.
Formação Inicial Docente para as TDIC: Análise a Partir do Curso de Pedagogia do Campus Central da UFRN. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 21. , 2015, Maceió.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2015
.
p. 454-461.
DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2015.454.