O uso da ferramenta cognitiva Fórum no processo de ensino-aprendizagem na modalidade a distância
Resumo
Este artigo de cunho qualitativo, apresenta um recorte de uma pesquisa-ação na área de Design Educacional Inclusivo sobre as configurações da ferramenta cognitiva Fórum e os impactos causados na interação do aluno-aluno, aluno-tutor e aluno-professor. A pesquisa foi realizada em um curso de formação para Educação a Distância em uma instituição pública de ensino. A pesquisa-ação foi organizada com três grupos focais: Grupo 1 - equipe de produção, Grupo 2 - Professores; Grupo 3 - Alunos, dentre os alunos um com deficiência visual e três surdos. Os resultados reforçam a importância da forma de mediação como fator de sucesso para a construção do conhecimento.
Referências
MOORE, Michael G. Teoria da Distância Transacional. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, São Paulo, Ago, 2002. Disponível em: <link>. Acesso: 23 maio. 2012.
NEVADO, Rosane A.; CARVALHO, Marie J. S; MENEZES, Crediné S. Inovações na formação de Professores na modalidade a distância. Revista Educação Temática Digital. v. 10, n° 2, p. 373-393, Campinas, 2009. Disponível em: <http://www.fae.unicamp.br/revista/index.php/etd/article/view/2031>. Acesso: 15 jul.2013.
SONDERMANN, Danielli V. C.; PINEL, Hiran; NOBRE, Isaura A. M. Rede Afetiva do Design Universal para Aprendizagem na educação 2.0: reflexões e possibilidades. In: 18º Workshop de Informática na Escola (WIE) 2012. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Anais... Disponível em: <http://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/2117>. Acesso em: 24 jul. 2013