Impactos da implantação do sistema informatizado para processo de seleção do PNAES no IFTO Campus Porto Nacional
Resumo
Este artigo discute os impactos da implantação de um sistema web criado para auxiliar a distribuição dos recursos do Programa Nacional de Assistência Estudantil(PNAES) entre os estudantes no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins, Campus Porto Nacional - IFTO. A análise partiu da ótica dos próprios usuários do sistema (candidatos aos auxílios) e da comissão local da assistência estudantil (responsável pelo processo seletivo). A pesquisa busca apresentar uma reflexão sobre os aspectos positivos e negativos da implantação de sistemas para uso de estudantes de baixa renda.Referências
Assis, Ana Caroline Lili de. (2013). " Desafios e possibilidades da política de assistência estudantil da UFJF", Dissertação de Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública. Universidade Federal de Juiz de Fora. Disponível em:<http://www.mestrado.caedufjf.net/wp-content/uploads/2014/03/dissertacao-2011-ana-carolina-lili-de-assis.pdf >. Acesso em 15 maio 2015.
Garnica, L. A., & Torkomian, A. L. V. (2009). Gestão de tecnologia em universidades: uma análise do patenteamento e dos fatores de dificuldade e de apoio à transferência de tecnologia no Estado de São Paulo. Gestão & Produção, 16(4), 624-638.
PORTAL BRASIL (2014). "Mais de R$ 1 bilhão foram investidos em programas estudantis e melhoria do ensino." Disponível em: <http://www.brasil.gov.br/educacao/2012/09/mais-de-r-1-bi-em-assistencia-estudantil-sao-investidos-aos-alunos-e-instituicoes>. Acesso em 15 maio 2015.
IFTO (2014)." Detalhamento das despesas IFTO 2014". Disponível em: http://www.ifto.edu.br/portal/docs/proad/Or%C3%A7amento_IFTO_2014.pdf Acesso em 15 maio 2015.
Project Management Institute - PMI.(2008), "A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBoK)", 4. ed. PMI Standard – ANSI.
Severino, A. J. (2008). O ensino superior brasileiro: novas configurações e velhos desafios Higher education in Brazil: new configurations and old challenges. P. 73-89.
Tonsig, Sérgio Luiz. (2008), "Engenharia de Software- Análise e Projeto de Sistemas – 2ª ed. Revista e ampliada", Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna Ltda., P. 80
Garnica, L. A., & Torkomian, A. L. V. (2009). Gestão de tecnologia em universidades: uma análise do patenteamento e dos fatores de dificuldade e de apoio à transferência de tecnologia no Estado de São Paulo. Gestão & Produção, 16(4), 624-638.
PORTAL BRASIL (2014). "Mais de R$ 1 bilhão foram investidos em programas estudantis e melhoria do ensino." Disponível em: <http://www.brasil.gov.br/educacao/2012/09/mais-de-r-1-bi-em-assistencia-estudantil-sao-investidos-aos-alunos-e-instituicoes>. Acesso em 15 maio 2015.
IFTO (2014)." Detalhamento das despesas IFTO 2014". Disponível em: http://www.ifto.edu.br/portal/docs/proad/Or%C3%A7amento_IFTO_2014.pdf Acesso em 15 maio 2015.
Project Management Institute - PMI.(2008), "A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBoK)", 4. ed. PMI Standard – ANSI.
Severino, A. J. (2008). O ensino superior brasileiro: novas configurações e velhos desafios Higher education in Brazil: new configurations and old challenges. P. 73-89.
Tonsig, Sérgio Luiz. (2008), "Engenharia de Software- Análise e Projeto de Sistemas – 2ª ed. Revista e ampliada", Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna Ltda., P. 80
Publicado
25/10/2015
Como Citar
CORADO, Vanessa A.; CABRAL, Mayara K. F.; MATOS, Ismael A.; PATRÍCIO, Paulo Cesar de Sousa; SANTOS, Mara Cleide O. dos.
Impactos da implantação do sistema informatizado para processo de seleção do PNAES no IFTO Campus Porto Nacional. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 21. , 2015, Maceió.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2015
.
p. 496-503.
DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2015.496.