Integrando tecnologias digitais na Educação de Jovens e Adultos: análise de publicações no Brasil
Resumo
A inserção de tecnologias de informação e comunicação (TIC) na Educação de Jovens e Adultos (EJA) na atual sociedade é uma necessidade, uma vez que o público alvo dessa modalidade costuma ser de imigrantes digitais. Mas em que medida essa inserção tem ocorrido no Brasil? Visando analisar como está a integração de TIC na EJA no Brasil em termos de pesquisa este artigo analisa publicações organizadas num corpus composto dos artigos presentes em três revistas e dois anais de eventos de informática na educação entre os anos de 2009 e 2013 no Brasil. Foram identificadas lacunas na pesquisa para esse segmento educacional importante para a inclusão social e digital dos envolvidos.
Referências
BRAZ, L. M. Uma Arquitetura Flexível para Promover Integração entre o Moodle e Sites de Redes Sociais. in TCC – Orientador Prof. Dr. Sérgio Crespo C. S. Pinto. 2012. UNISINOS.
BRUNEL, C. Jovens cada vez mais jovens na educação de jovens e adultos. Porto Alegre: Mediação, 2004.
BURATTO, D. B. Para o que (e porque) atentar em aulas de Informática para adultos da EJA. in TCC - Orientador Johannes Doll. 2011. UFRGS
CETIC. TIC Domicílios e Usuários, 2009. Disponível em <http://www.cetic.br/tics/usuarios/2009/total-brasil/>. Acesso em 20 de abril de 2015.
CETIC. TIC Domicílios e Usuários, 2013. Disponível em <http://www.cetic.br/tics/usuarios/2013/total-brasil/>. Acesso em 20 de abril de 2015.
DEMO, P. Aprendizagens e Novas Tecnologias. Revista Brasileira de Docência, Ensino e Pesquisa em Educação Física – Vol. 1, n. 1, p.53-75, Agosto/2009.
GOMES, P. Leia entrevista do autor da expressão 'imigrantes digitais' - Veja os principais trechos da entrevista de Mark Prensky, autor que cunhou as expressões "nativos" e "imigrantes digitais". Folha.com. 2011. Acesso em 12 de maio de 2015 em: [link].
HOLLERWEGER, L., ALMEIDA, S. T., DOLL, J. Adultos maduros e informática: o mouse no caminho. Informática na Educação: Teoria & Prática, v.13, n.1, 2010, p 167 – 179.
PRENSKY, M. Digital natives, digital immigrants. On the Horizon MCB University Press, v.9, n. 5, 2001.
UNESCO. Learning: the treasure within; report to UNESCO of the International Commission on Education for the Twenty-first Century (highlights). Paris: UNESCO, 1996. Publicado pelo Setor de Educação da Representação da UNESCO no Brasil em 2010.