Estudo comparativo entre ambientes virtuais para uso em Blended Learning na Universidade Federal do Vale do São Francisco

  • Jorge Luis Cavalcanti Ramos Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Ramona Florêncio Pereira da Silva Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • João Carlos Sedraz Silva Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Alex Sandro Gomes Universidade Federal de Pernambuco

Resumo


A ideia de Blended Learning não é uma novidade, e está presente nos projetos de educação há algum tempo. Acompanhando tal desenvolvimento, as instituições de ensino superior (IES) tem visto essa modalidade como um processo a agregar valor na formação profissional dos seus alunos. Adotado na UNIVERSIDADE X como ambiente de apoio ao ensino hibrido, o Moodle tem seus recursos subutilizados, em razão da ainda pouca demanda de uso de várias das suas funcionalidades. Desse modo, o presente trabalho visou analisar a viabilidade de adoção de outro ambiente virtual o Amadeus. Foram realizados experimentos e aplicados questionários. Os resultados demonstraram a viabilidade de uso desse outro ambiente, com as mesmas funcionalidades atualmente em uso no Moodle, com menos esforço de aprendizagem dos usuários e com mais facilidade no uso do ambiente.

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Publicado
25/10/2015
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RAMOS, Jorge Luis Cavalcanti; SILVA, Ramona Florêncio Pereira da; SILVA, João Carlos Sedraz; GOMES, Alex Sandro. Estudo comparativo entre ambientes virtuais para uso em Blended Learning na Universidade Federal do Vale do São Francisco. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 21. , 2015, Maceió. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2015 . p. 539-548. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2015.539.