Análise dos Fatores Críticos para o Sucesso de Cursos de Graduação em Computação: um estudo de caso na Região Amazônica

  • Marisa C. M. A. de Andrade Universidade Federal do Pará
  • Nelson C. Sampaio Neto Universidade Federal do Pará
  • Decíola F. de Sousa Universidade Federal Rural da Amazônia
  • Rafael O. Chaves Universidade Federal do Pará
  • Glaucio H. S. de Carvalho Universidade Federal do Pará

Resumo


O objetivo deste artigo é identificar os Fatores Críticos de Sucesso (FCS) de cursos de graduação em Computação na ótica dos alunos. Os FCS foram pesquisados e agrupados em quatro categorias: Instituição, Docente, Aluno e Serviços de Apoio da Instituição. Cada categoria é composta de vários indicadores. Utilizou-se o questionário Likert de cinco pontos para gerar descrições quantitativas. Participaram da pesquisa 284 alunos de duas universidades federais da Amazônia. Os resultados foram determinados pela análise estatística dos itens Likert em cada categoria. A confiabilidade do questionário foi de 0,975 segundo o coeficiente alpha de Cronbach. Os resultados apontaram que o FCS mais relevante foi o FCS Docente.

Referências

Cafezeiro, I. (2006) "Educação, Informática e Responsabilidade Social: A Contribuição da Universidade Pública" XVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação SBIE, Brasília.

Cheawjindakarn,B.; Suwannatthachote,P.; Theeraroungchaisri, A. (2012) "Critical Success Factors for Online Distance Learning in Higher Education: A Review of the Literature". Creative Education, v. 3, Supplement, p. 61-66.

Cortina, J. (1993) "What is coefficient alpha? An examination of theory and applications" Journal of Applied Psychology. http://www.cb.wsu.edu/~dsprott/teaching/StGallen/Readings/Cortina_JAP_93.pdf, Maio, 2015.

Cronbach, J. (1951) "Coefficient alpha and the internal structure of tests" v. 16. n. 3, p. 297-334, Psychometrika.

Duarte, M.; Oliveira, A.; Braga, J. (2004) "Determinação semi-automática de fatores críticos de sucesso para a área acadêmica". Revista Informática Pública, v. 6, n. 1, p. 53-76.

Faria, A.; Come, E.; Poli, J.; Felipe, Y. (2006) "O Grau de satisfação dos alunos do curso de Ciências Contábeis: busca e sustentação da vantagem competitiva de uma IES privada". Revista Enfoque Reflexão Contábil, Paraná, v. 21, n. 1, p. 25-36.

Gonçalves, C.; Colauto, R.; Beuren, I. (2005) "Identificação dos Fatores Críticos de Sucesso em Instituição de Ensino Superior" Anais..., IV Colóquio Internacional Sobre Gestão Universitária na América Do Sul, Mar Del Plata.

Júnior, A.; Polizel, C.; Silva; P. (2012) "Fatores Críticos de Sucesso para a gestão do conhecimento em uma instituição de educação superior privada" Revista Brasileira de Gestão de Negócios, São Paulo, v. 14, n. 42, p.102-122.

Likert, R. (1931) "A technique for the measurement of attitudes. Archives of Psychology" New York: Columbia University Press.

Lopes, V. (2012) "A inserção da Universidade Federal do Sergipe (UFS) no processo de inovação e desenvolvimento local: Intenção e prática" Doutorado em Engenharia de Produção. Universidade Federal do Pernambuco: Recife, 2012

Masrom, M.; Zainon, O.; Rahiman, R. (2008) "Critical Success in E-learning: An Examination of Technological and Institutional Support Factors" International Joint Conference on e-Commerce, e-Administration, e-Society, and e-Education, Thailand.

Malhotra, N. (2001) Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada (3a ed.). Porto Alegre: Bookman. Nunes, D. (2012) "Educação Superior em Computação – Estatísticas 2012",http://www.sbc.org.br/index.php?option=com_jdownloads&Itemid=195&task=view.download&catid=39&cid=567, Abril, 2014.

Oliveira, S.; Santos, E.; Kalatizis, A.(2007) "Suporte metodológico para aperfeiçoamento de planejamento de EAD utilizando estilos de aprendizagem, inteligências múltiplas e competências requeridas: um estudo multi-casos nos cursos de Administração" EnEPQ.

Papp, R. (2000) "Critical success factors for distance learning" Americas Conference on Information Systems, Long Beach, CA, USA.

Retamal, D. (2009) "A gestão de cursos de graduação via internet: uma visão a partir dos fatores críticos de sucesso". Universidade Federal do Rio Grande do Sul, http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/18252/000727582.pdf?sequence=1, Abril/2014.

Rockart, J. (1979) Chief executives define their own data needs. Harvard Business Review, v.57, n.2, p.81-93.

Selim, H. (2007) "Critical Success factors for e-learning acceptance: Confirmatory factor models", Computers & Education, n. 49.
Publicado
25/10/2015
ANDRADE, Marisa C. M. A. de; SAMPAIO NETO, Nelson C.; SOUSA, Decíola F. de; CHAVES, Rafael O.; CARVALHO, Glaucio H. S. de. Análise dos Fatores Críticos para o Sucesso de Cursos de Graduação em Computação: um estudo de caso na Região Amazônica. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 21. , 2015, Maceió. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2015 . p. 574-583. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2015.574.