Um Mapeamento Sistemático de Gamificação em Software Educativo no Contexto da Comunidade Brasileira de Informática na Educação

  • Mariana Maia Peixoto Universidade Federal de Pernambuco
  • Carla Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Enyo Gonçalves Universidade Federal do Ceará
  • Jéssyka Vilela Universidade Federal de Pernambuco

Resumo


A gamificação vem sendo bastante utilizada no ensino como ferramenta de apoio e motivação através de mecânicas de jogos. Por ser um área de pesquisa recente, mas que vem apresentando resultados ao longo dos anos junto a comunidade brasileira de informática na educação é necessário analisar e consolidar suas contribuições de modo a caracterizá-las. Este trabalho busca investigar e entender melhor como gamificação contribui no processo ensino-aprendizagem bem como identificar em que medida é aplicado a este campo. Assim, este artigo apresenta um mapeamento sistemático do uso de gamificação em softwares educativos no contexto das pesquisas brasileiras apresentadas em eventos nacionais.

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Publicado
25/10/2015
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PEIXOTO, Mariana Maia; SILVA, Carla; GONÇALVES, Enyo; VILELA, Jéssyka. Um Mapeamento Sistemático de Gamificação em Software Educativo no Contexto da Comunidade Brasileira de Informática na Educação. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 21. , 2015, Maceió. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2015 . p. 584-593. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2015.584.