Capacitação para o aperfeiçoamento do conhecimento tecnológico aos alunos do Ensino Médio

  • Yuri L. S. F. Magalhães Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano
  • Ítalo H. S. Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano
  • Cassiano H. de Albuquerque Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano

Resumo


Pernambuco promove, desde 2012, o Programa Aluno Conectado, que consiste na distribuição de computadores híbridos aos alunos do ensino médio da rede estadual de ensino com a finalidade de promover a inclusão digital. Neste contexto, pesquisadores do Instituto Federal do Sertão Pernambucano realizam uma análise da eficácia do Programa realizando um estudo de caso no sertão de Pernambuco. Como resultado, é proposta uma metodologia de capacitação complementar para auxiliar o êxito do Programa Aluno Conectado.

Referências

Cafezeiro, Isabel. EDUCAÇÃO, INFORMÁTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL: A CONTRIBUIÇÃO DA UNIVERSIDADE PÚBLICA. XVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação – SBIE – UNB/UCB – 2006. Brasília – DF. 2006.

CITYBRAZIL. Microrregião Itaparica. Disponível em: <http://www.citybrazil.com.br/pe/microregiao_detalhe.php?micro=6>. Acesso em 10 de Março de 2015.

NETO, Pedro Brandão da Costa. As tecnologias da informação e da comunicação e as políticas públicas de inclusão digital: distribuição de tablets em um estado do nordeste brasileiro. Ata Científica do XXIX Congreso de la Asociación Latinoamericana de Sociología, 2013. ISBN: 978-956-19-0828-4

SÁ, Yara R. P. S. M. de et al. TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: Um Estudo de Caso do Programa Aluno Conectado na Microrregião de Itaparica no Sertão Pernambucano. IX Congresso de pesquisa e Inovação da Rede Norte e Nordeste de Educação Tecnológica. Maranhão. 2014.

Zanela, M.; Brito, G.S. A informática utilizada como ferramenta pedagógica: relato de experiência com a Base de Dados ASFA. XVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação – SBIE – UNB/UCB – 2005. Juíz de Fora MG. 2005.
Publicado
25/10/2015
Como Citar

Selecione um Formato
MAGALHÃES, Yuri L. S. F.; SILVA, Ítalo H. S.; ALBUQUERQUE, Cassiano H. de. Capacitação para o aperfeiçoamento do conhecimento tecnológico aos alunos do Ensino Médio. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 21. , 2015, Maceió. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2015 . p. 29-33. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2015.29.