Ensino de programação para Olimpíada Brasileira de Informática

  • Aellison C. T. dos Santos Universidade Federal da Paraíba
  • José A. Monteiro Universidade Federal da Paraíba
  • Karla Cristina T. Machado Universidade Federal da Paraíba
  • Paulo R. Branco Lins Universidade Federal da Paraíba
  • Thaís de Almeida R. Ramos Universidade Federal da Paraíba
  • Leonardo V. Batista Universidade Federal da Paraíba

Resumo


Com o crescimento vertiginoso do uso da tecnologia, o conhecimento em computação e em programação vem se tornando um elemento vital na sociedade, porém muitos jovens possuem uma ideia equivocada a respeito deste conhecimento, o que reflete na elevada taxa de evasão dos cursos relacionados à área da computação. Este artigo apresenta um projeto de extensão que tem como objetivo ensinar programação para alunos do ensino médio, capacitandoos à participar da Olimpíada Brasileira de Informática, evento que permite que os alunos conheçam mais a fundo a Ciência da Computação. Os alunos participantes demonstraram grande satisfação com os cursos, possuindo interesse na participação de edições posteriores dos mesmos.

Referências

Cabral, M. I. C. e. a. (2007). Perl dos cursos de informática no brasil. WIE.

Falcão, L. F. (2009). Desistência de estudantes preocupa instituições. http://imirante.globo.com/sao-luis/noticias/2009/04/16/desistencia-de-estudantes-preocupa-instituicoes.shtml.

Libâneo, J. C. (1990). Didática. Editora Cortez, São Paulo.

Scratch (2015). Scratch program. http://wiki.scratch.mit.edu/wiki/ScratchP rogram.
Publicado
25/10/2015
Como Citar

Selecione um Formato
SANTOS, Aellison C. T. dos; MONTEIRO, José A.; MACHADO, Karla Cristina T.; LINS, Paulo R. Branco; RAMOS, Thaís de Almeida R.; BATISTA, Leonardo V.. Ensino de programação para Olimpíada Brasileira de Informática. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 21. , 2015, Maceió. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2015 . p. 122-126. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2015.122.