Raciocínio Lógico e Computação: Descobrindo Estratégias de ensino por meio da Olimpíada Brasileira de Informática

  • Erika Raquel Silva dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano
  • Fábio Cristiano de Souza Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano
  • Ivaldo Barbosa da Mota Neto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano

Resumo


Este trabalho relata a experiência de um projeto de extensão, cujo objetivo é estimular o interesse pela Computação e pela Ciência em geral, através de estratégias de ensino específicas com o auxílio de TICs, favorecendo a participação dos estudantes, do ensino fundamental, em maratonas de programação locais e nacionais como a Olimpíada Brasileira de Informática que envolve a resolução de problemas computacionais.

Referências

BARROS, L.; RIBEIRO, Suellen Patrícia S.; OEIRAS, J. Projeto de Extensão Universitária para apoio e realização da Olimpíada Brasileira de Informática em Escolas. In: XXIX Congresso da SBC-XVII WEI, Bento Gonçalves. 2009.

DINÂMICAS DE GRUPO ONLINE. Alfândega. Disponível em <http://goo.gl/o6i9g6>. Acesso em: 13 mai 2015.

EXAME. Falta de profissionais de TI se agravará no Brasil, diz IDC. São Paulo: Abril, 2013.Disponível em: <http://goo.gl/f3XwTg>. Acesso em: 10 abr. 2015.

GERALDES,W.B. Programar é bom para as crianças? Uma visão crítica sobre o ensino de programação nas escolas. Texto Livre, Linguagem e Tecnologia. Instituto Federal de Goiás. V. 7 Nº 2, 2014.NICKERSON, R. S. Computer programming as a vehicle for teaching thinking skills. Thinking: The Journal of Philosophy for Children, v. 4, n. 3/4, p. 42-48, 1982.

JOGOS EDUCATIVOS ONLINE. A travessia das cabras. Disponível em <http://goo.gl/ymTyMB>. Acesso em: 14 mai. 2015.

MEDEIROS,T.J. ;SILVA,T.R. ; ARANHA,E.H.S. Ensino de programação utilizando jogos digitais: uma revisão sistemática da literatura. CINTED-UFRGS,V. 11 Nº 3, dezembro, 2013.

Scolari, A. T.; Bernardi, G.; Cordenonsi, A. Z. (2007) "O Desenvolvimento do Raciocínio Lógico através de Objetos de Aprendizagem", In: RENOTE – Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre: UFRGS, Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Dezembro. Vol. 5 No 2. ISSN 1679-1916.

SURLO,G.P.;DIAS,M.T.F. Mediação e cidadania nos núcleos de prática jurídica: a experiência da universidade federal de ouro preto. Anais do XIX Encontro Nacional do CONPEDI, Fortaleza – CE. Junho,2010.

VARGAS,R.M. Ambientes de programação voltada para crianças sob a perspectiva da engenharia semiótica. In: Programa de pós-graduação strictu sensu em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento,2015, Belo Horizonte.

VIEL,F.;RAABE,A.;ZEFERINO,C.Introdução à Programação e à Implementação de Processadores por Estudantes do Ensino Médio. In:CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 3,2014.

WALTRICK, Rafael. Alta taxa de desistência na universidade causa déficit de engenheiros.Londrina: Gazeta do Povo, 2013. Disponível em:<http://goo.gl/yp9Qmg>. Acesso em: 10 mai. 2015.
Publicado
25/10/2015
SANTOS, Erika Raquel Silva dos; OLIVEIRA, Fábio Cristiano de Souza; MOTA NETO, Ivaldo Barbosa da. Raciocínio Lógico e Computação: Descobrindo Estratégias de ensino por meio da Olimpíada Brasileira de Informática. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 21. , 2015, Maceió. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2015 . p. 266-270. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2015.266.