Raciocínio Lógico e Computação: Descobrindo Estratégias de ensino por meio da Olimpíada Brasileira de Informática

  • Erika Raquel Silva dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano
  • Fábio Cristiano de Souza Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano
  • Ivaldo Barbosa da Mota Neto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano

Abstract


This paper describes the experience of an extension project, which aims to stimulate interest in computing and for science in general, through specific teaching strategies with ICT aid, encouraging the participation of students, elementary school in marathons local and national programming as the Olympiad of Informatics involving the resolution of computational problems.

References

BARROS, L.; RIBEIRO, Suellen Patrícia S.; OEIRAS, J. Projeto de Extensão Universitária para apoio e realização da Olimpíada Brasileira de Informática em Escolas. In: XXIX Congresso da SBC-XVII WEI, Bento Gonçalves. 2009.

DINÂMICAS DE GRUPO ONLINE. Alfândega. Disponível em <http://goo.gl/o6i9g6>. Acesso em: 13 mai 2015.

EXAME. Falta de profissionais de TI se agravará no Brasil, diz IDC. São Paulo: Abril, 2013.Disponível em: <http://goo.gl/f3XwTg>. Acesso em: 10 abr. 2015.

GERALDES,W.B. Programar é bom para as crianças? Uma visão crítica sobre o ensino de programação nas escolas. Texto Livre, Linguagem e Tecnologia. Instituto Federal de Goiás. V. 7 Nº 2, 2014.NICKERSON, R. S. Computer programming as a vehicle for teaching thinking skills. Thinking: The Journal of Philosophy for Children, v. 4, n. 3/4, p. 42-48, 1982.

JOGOS EDUCATIVOS ONLINE. A travessia das cabras. Disponível em <http://goo.gl/ymTyMB>. Acesso em: 14 mai. 2015.

MEDEIROS,T.J. ;SILVA,T.R. ; ARANHA,E.H.S. Ensino de programação utilizando jogos digitais: uma revisão sistemática da literatura. CINTED-UFRGS,V. 11 Nº 3, dezembro, 2013.

Scolari, A. T.; Bernardi, G.; Cordenonsi, A. Z. (2007) "O Desenvolvimento do Raciocínio Lógico através de Objetos de Aprendizagem", In: RENOTE – Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre: UFRGS, Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Dezembro. Vol. 5 No 2. ISSN 1679-1916.

SURLO,G.P.;DIAS,M.T.F. Mediação e cidadania nos núcleos de prática jurídica: a experiência da universidade federal de ouro preto. Anais do XIX Encontro Nacional do CONPEDI, Fortaleza – CE. Junho,2010.

VARGAS,R.M. Ambientes de programação voltada para crianças sob a perspectiva da engenharia semiótica. In: Programa de pós-graduação strictu sensu em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento,2015, Belo Horizonte.

VIEL,F.;RAABE,A.;ZEFERINO,C.Introdução à Programação e à Implementação de Processadores por Estudantes do Ensino Médio. In:CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 3,2014.

WALTRICK, Rafael. Alta taxa de desistência na universidade causa déficit de engenheiros.Londrina: Gazeta do Povo, 2013. Disponível em:<http://goo.gl/yp9Qmg>. Acesso em: 10 mai. 2015.
Published
2015-10-25
SANTOS, Erika Raquel Silva dos; OLIVEIRA, Fábio Cristiano de Souza; MOTA NETO, Ivaldo Barbosa da. Raciocínio Lógico e Computação: Descobrindo Estratégias de ensino por meio da Olimpíada Brasileira de Informática. In: WORKSHOP ON COMPUTING AT SCHOOL (WIE), 21. , 2015, Maceió. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2015 . p. 266-270. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2015.266.