Utilizando o KTouch como uma ferramenta de apoio ao reconhecimento das letras do alfabeto: Um relato de experiência com a turma do EJA

  • Ana Katarine de Freitas S. Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão de Pernambuco
  • Maérico dos Santos Pessoa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano

Resumo


Este artigo aborda o uso do software educacional Ktouch (Touch Typing Tutor) como ferramenta para auxiliar no processo de alfabetização. Os sujeitos da pesquisa são estudantes da 1º Fase da modalidade Educação de Jovens e Adulto (EJA) de uma escola Municipal situada na cidade de Petrolina-PE. Esse trabalho trás uma análise sobre a utilização de um software de digitação como uma prática escolar que pode auxiliar no processo de memorização e reconhecimento das letras do alfabeto.

Referências

Barbosa, J. R., Fernandes, A. C., Lima, L. L. V., Freire, R. S., Souza, S. M., Filho, J. A.C., Pequeno, M. C. (2010). Objetos de Aprendizagem: análise de seu uso em uma sala de aula do ensino fundamental. In Anais do Workshop de Informática na Escola, pages 1117 - 1126.

Cavalcante, M. M., Silva, J. L. S., Viana, E. C., Dantas, J. R. (2014). A Plataforma Arduino para fins didáticos: Estudo de caso com recolhimento de dados a partir do PLX-DAQ. In Anais do XXII Workshop sobre Educação em Computação, pages 1687 - 1696.

Costa, J. W., Mattos, M. J. V. M., Valle, L. E. L. R. Educação Digital: a tecnologia a favor da inclusão. Porto Alegre: Penso Editora, 1ª edição, 2013, p. 124.

Fistarol, D. O., Coutinho, H. R., Cantero, S. V. A. B., Castro Jr, A. A. (2014). Impactos do Programa NERDS da Fronteira para a Consolidação do Uso das TICs na Educação em Ponta Porã. In Anais do XIX Workshop de Informática na Escola, pages 218 - 222.

Martins, R. M. K. (2013). Pedagogia e andragogia na construção da educação de jovens e adultos. Rev. Ed. Popular, Uberlândia, v. 12, n. 1, p. 143-153.

Molin, S. I. L., Raabe, A. (2012). Novas Tecnologias n Educação: Transformações da Prática Pedagógica no Discurso Do Professor. In Anais do XVIII WIE.

Santo, J. A. E.; Castelano, K. L. e Almeida, J. M. (2012). Uso de tecnologias na prática docente: Um estudo de caso no contexto de uma escola pública no interior do Rio de Janeiro. II Congresso Internacional TIC e Educação. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Espírito Santo: Revista Educação & Tecnologia, n. 12. pp 1023-1031.

Sá Filho, C. S., Machado, E. C. O computador como agente transformador da educação e o papel do objeto de aprendizagem. Disponível em: <http://www.universia.com.br/materia/materia.jsp?materia=5939>. Acesso em: 20 Mai. 2015.

Strelhow, T. (2010). Breve História sobre a Educação de Jovens e Adultos no Brasil. In Revista HISTEDBR On-Line, Campinas, Brasil, p. 49-59.
Publicado
25/10/2015
Como Citar

Selecione um Formato
SANTOS, Ana Katarine de Freitas S.; PESSOA, Maérico dos Santos. Utilizando o KTouch como uma ferramenta de apoio ao reconhecimento das letras do alfabeto: Um relato de experiência com a turma do EJA. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 21. , 2015, Maceió. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2015 . p. 380-384. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2015.380.