Jogos Educativos e os Temas Transversais: O Desenvolvimento de um Jogo para Discutir Política na Escola
Resumo
O Brasil é um dos 31 países do mundo a manter o voto obrigatório. Para ampliar a eficácia e reduzir os índices de abstenção é interessante ao país investir na educação política. Este artigo apresenta um jogo de computador que visa aumentar o conhecimento político dos futuros eleitores. Este jogo tem potencial para ser utilizado com crianças e jovens, principalmente com 16 e 17 anos em que o voto é facultativo, como um recurso para ampliar a consciência politica na escola, bem como informação para construção de um cidadão ciente da importância do voto. No jogo proposto, o jogador através de um quiz relaciona a função a cargo, onde são apresentada três opções de cargo para cada função nas questões.
Referências
Gomes, Karina. O voto deveria ser facultativo no Brasil?. Carta Capital, São Paulo, 25 ago. 2014. Disponível em: <http://www.cartacapital.com.br/politica/o-voto-deveriaser-facultativo-no-brasil-1293.html>. Acesso em: 27 mai. 2015.
SEF/MEC. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais. Brasília, 1998.
BRASIL, Tribunal Superior eleitoral – TSE. Escola Judiciária Eleitoral. Disponível em: <http://www.tse.jus.br/institucional/escola-judiciaria-eleitoral/institucional>. Acesso em: 30 mai. 2015.
SANTOS,C.L.Jogos Eletrônicos na Educação: Um Estudo da Proposta dos jogosEstratégicos. São Cristovão.2006. Disponível em: <link>. Acesso em 28 set. 2014.
MOSER,Sandro. 42% dos eleitores de Curitiba não sabem o que faz um vereador. Gazeta do Povo, Curitiba, 03 abr. 2012. Vida Publica. Disponível em: <http://www.gazetadopovo.com.br/vida-publica/42-dos-eleitores-de-curitiba-nao-sabem-o-que-faz-um-vereador-1t5x17haswk0r27yr69rt3az2>. Acesso em 19 jul. 2015.