Proposta de um Ambiente Computacional que Auxilia na Detecção de Sintomas da Dislexia

  • Isa R. N. Nonato Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Zildomar C. Felix Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Diego T. F. S. Marinho Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Urbanno P. S. Leite Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Isledna Rodrigues de Almeida Universidade Federal Rural de Pernambuco

Resumo


As crianças com dislexia têm uma dificuldade maior na leitura e na escrita o que pode prejudicar o aprendizado. Com o objetivo de identificar sintomas do transtorno é proposto o desenvolvimento de um software baseado em regras de produção que utilizará atividades lúdicas.

Referências

Ribeiro, F. L. A Criança disléxica e a escola. 2008. 90 f. Tese (Pós-Gruaduação em Educação Especial) – Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Porto.

Richart, M. B, Bozzo, F. E. F. Detecção dos sintomas da dislexia e contribuições pedagógicas no aspecto ensino aprendizagem para alunos do I ciclo do ensino Fundamental. Lins. 2009. Disponível em: <link>. Acesso em: 29 out. 2014.

Salgado, C. A. Programa de remediação fonologica, de leitura e escrita em crianças com dislexia do desenvolvimento. 2010. 274 f. Tese (Doutorado em Ciências Medicas) – Universidade Federal de Campinas, Campinas.

Santos, J. S. Uma proposta para concepção de um software educacional para auxiliar a alfabetização de crianças com dislexia. 2014. 109 f. Monografia (Licenciado em Computação) – Universidade Estadual da Paraíba, Patos.

Stolk, A. B, Casagrande, C. E, Bernhardt, M. F. Aprendendo com as sílabas: software de apoio ao aprendizado de crianças com dislexia. XVIII Congresso Internacional de Informática Educativa, 2013, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: UFRGS, 2013. Disponível em: <http://www.tise.cl/volumen9/TISE2012/413-418.pdf>. Acesso em: 01 dez. 2014.

Ventavoli, F. A Informática auxiliando os disléxicos no ensino e aprendizagem. 1. Ed. Mococa: Clube de autores, 2012. Disponível em: <link>. Acesso em: 09 jan. 2015.

ZAVALETA, J. et al. DysDTool: Uma Ferramenta Inteligente para a Avaliação e Intervenção no Apoio ao Diagnóstico da Dislexia. CSBC 2012.
Publicado
25/10/2015
Como Citar

Selecione um Formato
NONATO, Isa R. N.; FELIX, Zildomar C.; MARINHO, Diego T. F. S.; LEITE, Urbanno P. S.; ALMEIDA, Isledna Rodrigues de. Proposta de um Ambiente Computacional que Auxilia na Detecção de Sintomas da Dislexia. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 21. , 2015, Maceió. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2015 . p. 549-553. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2015.549.