A educação a distância na pós-graduação stricto sensu brasileira: limites e possibilidades

  • Vanessa Itacaramby Pardim Universidade Nove de Julho
  • Emerson Antonio Maccari Universidade Nove de Julho

Resumo


Este trabalho teve por objetivo compreender em que estágio se encontra a regulamentação sobre o emprego da Educação a Distância (EaD) na pós-graduação stricto sensu brasileira. Para isso optou-se por uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória e para a coleta de dados utilizou-se a pesquisa documental. Como resultado verificou-se que o emprego da EaD neste nível de ensino vem sendo feito sem que haja orientações específicas aos coordenadores de curso e as iniciativas existentes são uma resposta a editais lançados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, estando circunscritas a seis mestrados profissionais ofertados em rede por instituições públicas pertencentes à Universidade Aberta do Brasil.

Referências

Aretio, L. G. (2012). Estudios de educación a distancia. ¿Por qué va ganando la educación a distancia? Barcelona, España: Editora Ariel Educación.

Caulley, D. N. (1981). Document Analysis in Program Evaluation. Portland: Northwest Regional Educational Laboratory.

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (2011). Portaria Nº. 193 de 4 de outubro de 2011. Disponível em: http://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/PORTARIA-N-193-DE-4-DE-OUTUBRO-DE-2011.pdf. Acesso em: 23/6/2014.

______ (2014a). Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública (ProfiAP). Disponível em: http://www.capes.gov.br/educacao-a-distancia/profiap. Acesso em: 23/6/2014.

______ (2014b). Documentos de Área. Disponível em: http://www.avaliacaotrienal2013.capes.gov.br/documento-de-area-e-comissao. Acesso em: 23/6/2014.

Costa, J. da C. (2007). Modelos de educação superior a distância e implementação da Universidade Aberta do Brasil. In Revista Brasileira de Informática na Educação. v. 15, n. 2. Disponível em: http://www.br-ie.org/pub/index.php/rbie/article/view/63/53. Acesso em: 23/6/2014.

Decreto n. 5.622, de 19 de dezembro de 2005 (2005). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/dec_5622.pdf. Acesso em: 23/6/2014.

Decreto n. 5.800, de 8 de junho de 2006 (2006). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/decreto/d5800.htm. Acesso em: 23/6/2014,

Decreto n. 6.303, de 12 de dezembro de 2007 (2007). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2007/decreto/D6303.htm. Acesso em: 23/6/2014.

Ferrari, F. B., Martins, R. X. (2011). Processos de Produção de Material Didático para Cursos a Distância e Matriz de Design Instrucional. In ESUD 2011 – VIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. Disponível em: http://www.cead.ufla.br/portal/wp-content/uploads/2011/05/Artigo_EaD_1_vers__o_final.pdf. Acesso em:23/6/2014.

Filatro, A. (2008). Design instrucional na prática. São Paulo: Pearson Education do Brasil.

Gil, A. C. (2008). Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas.

Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (1996). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf. Acesso em: 23/6/2014.

Lei n. 12.056, de 13 de outubro de 2009 (2009). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2009/Lei/L12056.htm. Acesso em: 23/6/2014.

Litto, F. M. (2012). Infrações que prejudicam a imagem da EaD. In Litto, F. M. & Formiga, M. (orgs.). Educação a distância: o estado da arte 2 ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil.

Mercado, L. P. L., Figueiredo, L. K. de A. and Jobim, D. R. de B (2008). Formação de tutores do curso piloto de administração a distância da Universidade Aberta do Brasil. In: Mercado, L. P. L (org). Práticas de formação de professores na educação a distância. Maceió: EDUFAL.

Mill, D., Ribeiro, L. R. de C., Oliveira, M. R. G. de (2010). Múltiplos enfoques sobre a polidocência na Educação a Distância Virtual. In _____ (orgs.) Polidocência na Educação a Distância: múltiplos enfoques. São Paulo: EdUSFCar.

Ministério da Educação (2007). Referenciais de Qualidade para Educação Superior a Distância. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/legislacao/refead1.pdf. Acesso em: 23/6/2014.

Moore, J. L., Dickson-Deane, C. and Galyen, K (2011). E-Learning, online learning, and distance learning environments: Are they the same? In Internet and Higher Education, n. 14, p. 129–135.

Portaria Normativa Nº. 17 de 28 de dezembro de 2009 (2009). Disponível em: http://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/PortariaNormativa_17MP.pdf. Acesso em: 23/6/2014.

Projeto de Lei n. 8035, de 2010 (2010).Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=7244&Itemid=. Acesso em: 23/6/2014.

Rampazzo, L. (2005). Metodologia científica: para alunos dos cursos de graduação e pós-graduação. São Paulo: Loyola.

Resolução CNE/CES n. 1, de 3 de abril de 2001 (2001). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/leis/CES0101.pdf. Acesso em: 23/6/2014.

Rubio, M. J. G. (2007). Orientación y metodología para la educación a distancia. Ecuador: Editorial de la Universidad Técnica Particular de Loja.

Universidade Aberta do Brasil (2014). O que é. Disponível em: http://www.uab.capes.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=6&Itemid=18. Acesso em: 23/6/2014.
Publicado
03/11/2014
Como Citar

Selecione um Formato
PARDIM, Vanessa Itacaramby; MACCARI, Emerson Antonio. A educação a distância na pós-graduação stricto sensu brasileira: limites e possibilidades. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 20. , 2014, Dourados. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2014 . p. 1-10. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2014.1.