Avaliação da Aceitabilidade do Software Educacional Sr. Bohr como Ferramenta Lúdica para o Ensino-Aprendizagem
Resumo
O software educacional Sr. Bohr aborda em suas questões diferentes conteúdos trabalhados na disciplina de química e aspectos do cotidiano relacionados a estes. Esta ferramenta didática tem o objetivo de auxiliar no processo de ensino-aprendizagem de química, explorando elementos característicos dos jogos eletrônicos, como a diversão e a competitividade. Para avaliar a aceitabilidade e o nível de interação do software, este artigo propõe uma análise a partir de experimentos realizados com discentes e docentes. Constata-se assim, que o Sr. Bohr é uma aplicação web promissora como meio facilitador para os discentes aprenderem por meio do desafio, da recompensa e dos estímulos visuais, além da diversão.Referências
Souza, I.M.A. and Souza, L.V.A. (2010) O Uso da Tecnologia como Facilitadora da Aprendizagem do Aluno na Escola. Revista Fórum Identidades, 8, 4, 127-142.
Falkembach, G.A.M. (2013) O Lúdico e os Jogos Educacionais. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação UFRGS, RS.
Redação Mais Comunidade. (2012) Especialistas Avaliam a Importância dos Jogos na Educação, http://goo.gl/cuJPs4.
Guimarães, O.M. (2012) Atividades Lúdicas no Ensino de Química. Experimentação e Atividades Lúdicas. pages 1-5.
Guimarães, A.R. and Robaina, J.V.L. (2012) Ciências Através do Lúdico: Brincando e Aprendendo. In Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia. pp. 1-11.
Eichler, M. and Pino, J.C.D. (2000) Carbópolis, um Software para Educação Química. Química Nova na Escola, 11, 10-12.
Souza, M.P. et al. (2004) Desenvolvimento e Aplicação de um Software como Ferramenta Motivadora no Processo Ensino-Aprendizagem de Química. In XV SBIE. pp. 487-496.
Machado, A.F.V. et al. (2011) Uma Proposta de Jogo Educacional 3D com Questões Didáticas. In XXII SBIE XVII WIE. pp. 620-629.
Silva, D.L.M. and Rebouças, A.D.D.S. (2011) Myquímica Um Jogo para Auxiliar no Ensino-Aprendizagem das Nomenclaturas Químicas. In XXII SBIE XVII WIE. pp. 1858-1862.
Zanon, D.A.V., Guerreiro, M.A.S. and Oliveira, R.C. (2008) Jogo Didático Ludo Químico para o Ensino de Nomenclatura dos Compostos Orgânicos: Projeto, Produção, Aplicação e Avaliação. Ciências & Cognição, 13, 78-81.
Moreira, F.B.F. et al. (2012) Bingo Químico: Uma Atividade Lúdica Envolvendo Fórmulas e Nomenclaturas dos Compostos. HOLOS, 6, 28, 124-130.
Souza, H.Y.S. and Silva, C.K. (2012) Dados Orgânicos: Um Jogo Didático no Ensino de Química. HOLOS, 3, 28, 107-121.
Santos, A.F. et al. (2008) Trilha da Química, uma Inovação no Processo Ensino-Aprendizagem. In XIV Encontro Nacional de Ensino de Química. pp. 1.
Oliveira, J.C., Moreira, B.C.T. and Carvalho, M.F.A. (2011) Baralho Ácido-Base: Estudo Comparativo da Força de Ácidos e Bases Inorgânicos. In IX Simpósio Brasileiro de Educação Química. pp. 1-2.
Lucena, G.L. and Azevedo, M.S. (2012) QUIZmica: Um Jogo Virtual Auxiliando o Ensino de Química. Revista Tecnologias na Educação, 7, 4, 1-11.
SILVA, M.S. (2011) HTML5: A Linguagem de Marcação do Futuro. Novatec, São Paulo.
W3C. (2010) XML Technology, http://www.w3.org/standards/xml/.
Dillon, R. (2014) HTML5 Game Development from the Ground Up with Construct 2. CRC Press, Florida.
The Inkscape Team. (2014) Inkscape Draw Freely, www.inkscape.org/pt.
Soares, W. (2010) PHP 5: Conceitos, Programação e Integração com Banco de Dados. Érica, São Paulo.
Milani, A. (2006) MySQL: Guia do Programador. Novatec, São Paulo.
Coquetel. (2013) Jogo Online Roda das Esmeraldas, http://coquetel.uol.com.br/jogos.
Carvalho, V.L., Matos, P.F. and Santos, W.C. (2013) Uma Proposta de um Software Educativo para o Ensino de Química. In VIII CONGRESSO NORTE NORDESTE DE PESQUISA E INOVAÇÃO. pp. 1-8.
Falkembach, G.A.M. (2013) O Lúdico e os Jogos Educacionais. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação UFRGS, RS.
Redação Mais Comunidade. (2012) Especialistas Avaliam a Importância dos Jogos na Educação, http://goo.gl/cuJPs4.
Guimarães, O.M. (2012) Atividades Lúdicas no Ensino de Química. Experimentação e Atividades Lúdicas. pages 1-5.
Guimarães, A.R. and Robaina, J.V.L. (2012) Ciências Através do Lúdico: Brincando e Aprendendo. In Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia. pp. 1-11.
Eichler, M. and Pino, J.C.D. (2000) Carbópolis, um Software para Educação Química. Química Nova na Escola, 11, 10-12.
Souza, M.P. et al. (2004) Desenvolvimento e Aplicação de um Software como Ferramenta Motivadora no Processo Ensino-Aprendizagem de Química. In XV SBIE. pp. 487-496.
Machado, A.F.V. et al. (2011) Uma Proposta de Jogo Educacional 3D com Questões Didáticas. In XXII SBIE XVII WIE. pp. 620-629.
Silva, D.L.M. and Rebouças, A.D.D.S. (2011) Myquímica Um Jogo para Auxiliar no Ensino-Aprendizagem das Nomenclaturas Químicas. In XXII SBIE XVII WIE. pp. 1858-1862.
Zanon, D.A.V., Guerreiro, M.A.S. and Oliveira, R.C. (2008) Jogo Didático Ludo Químico para o Ensino de Nomenclatura dos Compostos Orgânicos: Projeto, Produção, Aplicação e Avaliação. Ciências & Cognição, 13, 78-81.
Moreira, F.B.F. et al. (2012) Bingo Químico: Uma Atividade Lúdica Envolvendo Fórmulas e Nomenclaturas dos Compostos. HOLOS, 6, 28, 124-130.
Souza, H.Y.S. and Silva, C.K. (2012) Dados Orgânicos: Um Jogo Didático no Ensino de Química. HOLOS, 3, 28, 107-121.
Santos, A.F. et al. (2008) Trilha da Química, uma Inovação no Processo Ensino-Aprendizagem. In XIV Encontro Nacional de Ensino de Química. pp. 1.
Oliveira, J.C., Moreira, B.C.T. and Carvalho, M.F.A. (2011) Baralho Ácido-Base: Estudo Comparativo da Força de Ácidos e Bases Inorgânicos. In IX Simpósio Brasileiro de Educação Química. pp. 1-2.
Lucena, G.L. and Azevedo, M.S. (2012) QUIZmica: Um Jogo Virtual Auxiliando o Ensino de Química. Revista Tecnologias na Educação, 7, 4, 1-11.
SILVA, M.S. (2011) HTML5: A Linguagem de Marcação do Futuro. Novatec, São Paulo.
W3C. (2010) XML Technology, http://www.w3.org/standards/xml/.
Dillon, R. (2014) HTML5 Game Development from the Ground Up with Construct 2. CRC Press, Florida.
The Inkscape Team. (2014) Inkscape Draw Freely, www.inkscape.org/pt.
Soares, W. (2010) PHP 5: Conceitos, Programação e Integração com Banco de Dados. Érica, São Paulo.
Milani, A. (2006) MySQL: Guia do Programador. Novatec, São Paulo.
Coquetel. (2013) Jogo Online Roda das Esmeraldas, http://coquetel.uol.com.br/jogos.
Carvalho, V.L., Matos, P.F. and Santos, W.C. (2013) Uma Proposta de um Software Educativo para o Ensino de Química. In VIII CONGRESSO NORTE NORDESTE DE PESQUISA E INOVAÇÃO. pp. 1-8.
Publicado
03/11/2014
Como Citar
ANDRADE, Breno A. L.; MATOS, Pablo F.; CARVALHO, Viviane L.; SANTOS, Wdson C.; SANTOS, Assayá F..
Avaliação da Aceitabilidade do Software Educacional Sr. Bohr como Ferramenta Lúdica para o Ensino-Aprendizagem. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 20. , 2014, Dourados.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2014
.
p. 96-105.
DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2014.96.