Construção e Compreensão de Saberes com Experiências Didáticas com Objetos de Aprendizagem desde a Formação Inicial de Professores de Matemática

  • Raquel G. Oliveira UNESP
  • Elvis M. Barbosa UNESP
  • Juliane Santos UNESP
  • Mara Zanini UNESP

Resumo


Descrevemos neste artigo experiências didáticas com objeto de aprendizagem (OA) em situações regulares de aula de Matemática. O objetivo dessas experiências não era o de analisar clinicamente o OA e suas características, mas sim de verificarmos a utilização dos mesmos em contextos regulares de sala de aula tendo em vista elucidar saberes e implicações para o processo de ensino e aprendizagem tanto para o aluno da Educação Básica como para os futuros professores de Matemática que atuarão neste nível de ensino. As experiências didáticas resultaram na elaboração de parâmetros, aos futuros professores, para a sistematização de uma fórmula matemática utilizando-se um OA.

Referências

Área de Figuras Geométricas em Malha Pontilhada (2011). Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=30282. Acesso em Jul/2012.

Audino, D. F; Nascimento, R. F. (2010). Objetos de aprendizagem- diálogos entre conceitos e uma nova proposição aplicada à educação. In: Revista Contemporânea de Educação, vol. 5, n. 10, p. 128-148.

Brasil. (1998). Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática/ Secretaria de Educação Fundamental. - Brasília: MEC/SEF,148p.

Brasil. (2008). Ministério da Educação. Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE).Disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/. Acesso em Ago/2014.

Colômbia. (2004). Ministerio da Educación Nacional. Colombia Aprende- La Red del Conocimiento. Disponível em: http://www.colombiaaprende.edu.co/html/home/1592/w3-channel.html. Acesso em Ago/2014.

Direne A. I et. al. (2009). Objetos de Aprendizagem Generalizáveis para o Currículo de Matemática do Ensino Médio. In: WIE - XV Workshop sobre Informática na Escola. Sociedade Brasileira de Computação, Bento Gonçalves/RS. Disponível em: http://www.br-ie.org/index.php/anaiswie. Acesso em: Mai/2014.

Fabri, L. et. al. (2012). Repositório institucional de objetos de aprendizagem utilizando DSpace. In: Anais do 23º Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.Disponível em: http://www.br-ie.org/index.php/anaissbie. Acesso em: Mai/2014.

International Society for Technology in Education. (2009). Disponível em http://www.iste.org/. Acesso em: Jun/2009.

Kenski, V. M. (2007). Tecnologias também servem para fazer educação In: Educação e Tecnologias O Novo Ritmo da Informação. 3.ed. Campinas, SP: Papirus, p.43-62.

Leite, M. A.; Castro Filho, J. A. (2006). Aprendizagem de conceitos matemáticos e interação entre pares durante o uso de um objeto de aprendizagem. In: XII Workshop de Informática na Escola, Proceedings of XXVI Congresso da SBC, Campo Grande.

Ludoteca do Instituto de Física da USP. O Problema dos coelhos – Leonardo de Pisa Disponível em http://www.ludoteca.if.usp.br/ripe/index.php. Acesso em: Mar/2012.

Masetto, M. T. (2000). Mediação pedagógica e o uso da tecnologia. In: Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica, Moran, J. M. et. al. Campinas/SP, Papirus.

Nascimento, A. C. A. (2007). Objetos de Aprendizagem: a distância entre a promessa e a realidade. In: Objetos de aprendizagem: uma proposta de recurso pedagógico. (Org): Prata, C. L.; Nascimento, A. C. A., Brasília: MEC, SEED, p.135-145.

Ponte, J. et. al. A relação professor-aluno na realização de investigações matemáticas. Lisboa: Projecto MPT e APM, 1999.

Prata, C. L.; Nascimento, A. C. A. A. (2007). Objetos de aprendizagem: uma proposta de recurso pedagógico. Brasília: MEC, SEED.

Tarouco, L. M. R. et. al. (2008). Reusabilidade de objetos educacionais. Disponível em: http://www.cinted.ufrgs.br/renote/fev2003/artigos/marie_reusabilidade.pdf Acesso em: Ago/2008.

Valente, J. A. (1999). Informática na educação no Brasil: Análise e contextualização histórica. In: O Computador na Sociedade do Conhecimento, Valente, J. A., Campinas: UNICAMP/NIED, p. 1-4.

Valente, J.A. (2002). A espiral da aprendizagem e as tecnologias da informação e comunicação: repensando conceitos. In: JOLY, M. C. A Tecnologia no Ensino: implicações para a aprendizagem. São Paulo: Casa do Psicólogo, p. 15-37.

Macedo, L. et.al. (2008). Análise do Uso de um Objeto de Aprendizagem Digital no Ensino de Álgebra – versão final. In: Anais do XIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. http://www.br-ie.org/index.php/anaissbie. Acesso em: Jun/2014.
Publicado
03/11/2014
Como Citar

Selecione um Formato
OLIVEIRA, Raquel G.; BARBOSA, Elvis M.; SANTOS, Juliane; ZANINI, Mara. Construção e Compreensão de Saberes com Experiências Didáticas com Objetos de Aprendizagem desde a Formação Inicial de Professores de Matemática. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 20. , 2014, Dourados. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2014 . p. 126-135. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2014.126.