Ensino guiado por estudo dirigido: uma experiência no contexto da Engenharia de Software
Resumo
A qualidade do ensino e a compreensão de conteúdos e temas da engenharia de software tem impacto direto na melhoria do processo de desenvolvimento de software, podendo apoiar a busca por soluções de problemas e deficiências da indústria de software. Esta pesquisa apresenta o relato de experiência de ensino da disciplina de engenharia de software em um contexto no qual os alunos já possuem experiência prática e profissional sobre os temas abordados. Desta forma, uma técnica de ensino guiada por estudos dirigidos utilizou a análise de estudos de caso, experimentos, pesquisas de campo e relatos de experiências publicadas em congressos e revistas da área, para discutir o conteúdo teórico da disciplina através do contexto das pesquisas científicas, permitindo aos alunos comparar os resultados obtidos pelos estudos, com o que é vivenciado diariamente no seu ambiente profissional.Referências
GIBBS, W. Software's chronic crisis. Scientific American. 271 3 (1994), pp. 86–95.
IEEE COMPUTER SOCIETY. SWEBOK: guide to the software engineering body of knowledge, 2004.
KITCHENHAM, B.; DYBÅ, T.; JØRGENSEN, M. Evidence-based Software Engineering. 26th International Conference on Software Engineering, (ICSE '04), Proceedings. IEEE, Washington DC, USA, p. 273 – 281, 2004.
LIBÂNEO, J. C. Didática. 2ª ed. São Paulo: Cortez; 1994.
NÉRICI, I. G. Didática geral dinâmica. 11ª ed. São Paulo: Atlas; 1992.
SCHNEIDER, J., JOHNSTON L. Extreme Programming at Universities – An Educational Perspective. Proceedings of the 25th International Conference on Software Engineering, Portland, Oregon, May 03-10, 2003, p. 594-599.
SILVA, L. F.; LEITE, J. C. S. P.; BREITMAN, K. K. Ensino de Engenharia de software: Relato de Experiências. Anais do XII Workshop de Educação em Informática (WEI). Salvador, 2004.
SOARES, M. S. Uma Experiência de Ensino de Engenharia de software Orientada a Trabalhos Práticos. Anais do XII Workshop de Educação em Computação. Salvador, 2004.
TERRA EDUCAÇÃO. Trabalho leva universitários a procurar cursos noturnos na rede privada. Disponível em: <http://noticias.terra.com.br/educacao/trabalho-leva-universitarios-a-procurar-cursos-noturnos-na-rede-privada,f758febb0345b310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html>. Acesso em: julho de 2014.
IEEE COMPUTER SOCIETY. SWEBOK: guide to the software engineering body of knowledge, 2004.
KITCHENHAM, B.; DYBÅ, T.; JØRGENSEN, M. Evidence-based Software Engineering. 26th International Conference on Software Engineering, (ICSE '04), Proceedings. IEEE, Washington DC, USA, p. 273 – 281, 2004.
LIBÂNEO, J. C. Didática. 2ª ed. São Paulo: Cortez; 1994.
NÉRICI, I. G. Didática geral dinâmica. 11ª ed. São Paulo: Atlas; 1992.
SCHNEIDER, J., JOHNSTON L. Extreme Programming at Universities – An Educational Perspective. Proceedings of the 25th International Conference on Software Engineering, Portland, Oregon, May 03-10, 2003, p. 594-599.
SILVA, L. F.; LEITE, J. C. S. P.; BREITMAN, K. K. Ensino de Engenharia de software: Relato de Experiências. Anais do XII Workshop de Educação em Informática (WEI). Salvador, 2004.
SOARES, M. S. Uma Experiência de Ensino de Engenharia de software Orientada a Trabalhos Práticos. Anais do XII Workshop de Educação em Computação. Salvador, 2004.
TERRA EDUCAÇÃO. Trabalho leva universitários a procurar cursos noturnos na rede privada. Disponível em: <http://noticias.terra.com.br/educacao/trabalho-leva-universitarios-a-procurar-cursos-noturnos-na-rede-privada,f758febb0345b310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html>. Acesso em: julho de 2014.
Publicado
03/11/2014
Como Citar
SANTOS, Ronnie E. S.; MAGALHÃES, Cleyton V. C.; CORREIA-NETO, Jorge S.; VILAR, Guilherme.
Ensino guiado por estudo dirigido: uma experiência no contexto da Engenharia de Software. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 20. , 2014, Dourados.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2014
.
p. 170-178.
DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2014.170.