GINTEC: a experiência de uma gincana tecnológica no contexto de um computador por aluno

  • Mônica Norris Ribeiro Secretaria Municipal de Educação de Piraí–RJ
  • Alessandro Carra Vieira Secretaria Municipal de Educação de Piraí–RJ
  • Luciano Pereira Geraldo Secretaria Municipal de Educação de Piraí–RJ

Resumo


O presente trabalho objetiva relatar a experiência de uma gincana tecnológica - I GINTEC na rede pública municipal de ensino de Piraí /RJ, durante os meses de fevereiro e março de 2014. Essa iniciativa mobilizou alunos dos 8º e 9º anos de escolaridade do ensino fundamental proporcionando a integração de tecnologia, na forma de laptops educacionais, com o currículo escolar em atividades de produção de conteúdos digitais. A gincana, organizada em 2 etapas - escolar e interescolar- propôs tarefas que envolveram conhecimentos de robótica, mídias, manutenção de hardware e utilização de redes sociais, relacionados a temas transversais como meio ambiente, solidariedade, consumo e trabalho e temais locais.

Referências

Andrade, P. F. (2013). "Inovação em TIC na educação no Brasil: sustentabilidade e mudança pedagógica", In: Almeida, M. E. B., Dias, P., Silva, B. D.(org). Cenários de inovação para a educação na sociedade digital. Edições Loyola: São Paulo.

Brasil (2007). "Princípios orientadores para o uso pedagógico do laptop na educação escolar". Brasília.

Marçal, E.; Andrade, R; Rios R. (2005). "Aprendizagem utilizando Dispositivos Móveis com Sistemas de Realidade Virtual". Revista Novas Tecnologias na Educação v. 3 nº 1, maio, Brasil.

Marques, A. C. C.; De Jesus, A.(2012). "Uma Reflexão sobre o Projeto Um Computador por Aluno-UCA", In: Anais do Workshop de Informática na Escola. Rio de JaneiroRJ.

Nascimento, R.J.; Calaça, E.C.D.; Melo, J.C.B. (2009). "Gincana virtual: uma estratégia didática interdisciplinar". In: Anais IX Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão / UFRPE. Recife – PE.

Reverdito, R. S. et al.( 2008). "Competições escolares: reflexão e ação em pedagogia do esporte para fazer a diferença na escola". Pensar a Prática, [S.l.], v. 11, n. 1, p. 37-45, fev. Disponível em: <http://www.revistas.ufg.br/index.php/fef/article/view/1207/3279>. Acesso em: 02 Jul. 2014.

Silva, M. G. M. (2013). "Mobilidade e construção do currículo na cultura digital", In: Almeida, M. E. B., Dias, P., Silva, B. D.(org).Cenários de inovação para a educação na sociedade digital. Edições Loyola: São Paulo.
Publicado
03/11/2014
RIBEIRO, Mônica Norris; VIEIRA, Alessandro Carra; GERALDO, Luciano Pereira. GINTEC: a experiência de uma gincana tecnológica no contexto de um computador por aluno. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 20. , 2014, Dourados. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2014 . p. 199-207. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2014.199.