Habilidades para Letramento Digital: Um Estudo Comparativo Entre Alunos de Curso Oferecido nas Modalidades à Distância e Presencial

  • Juliana Saboia Faculdade Inedi
  • Magda Lorenz Granville Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
  • Renata Gianotti Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Sandra Andrea Assumpção Maria Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Patrícia Alejandra Behar Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo


A inclusão digital pode ser construída de diversas formas, sendo uma delas por meio do letramento digital. Dados demonstram que no Brasil ainda existe uma distância expressiva entre as classes sociais no que tange o acesso a computadores e à Internet, dificultando a inclusão digital das classes menos favorecidas. Entendendo o letramento digital como fundamental para o avanço na educação e na inclusão digital dos alunos, este artigo avalia as habilidades e competências vinculadas ao letramento digital de alunos de Cursos Tecnológicos de Formação Superior oferecidos por Instituição do Sul do Brasil, nas modalidades presencial e à distância (EaD), observadas por meio de survey realizada com 74 alunos.

Referências

Alava, Séraphin et al. "Ciberespaço e formações abertas: rumo a novas práticas educacionais." Trad.: Fatima Murad. Porto Alegre: Artmed, 2002. 219 p.

Amiel,T.; Amaral,S.F. "Revista Brasileira de Informática na Educação". Volume 21, Número 3, 2013.

Araújo, Julio Cesar. "Os gêneros digitais e os desafios de alfabetizar letrando." Trab. Ling. Aplic., Campinas, 46(1): 79-92, Jan./Jun. 2007.

Araújo, Fabricio O. Araújo, Gilderlanio S. Lima, Maria Cilene S. "O Letramento Digital sob a luz da Web 2.0: Experiências de um Projeto de Inclusão Digital." Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), 2010.

Behar, Patricia Alejandra, Organizadora. Competências em educação a distância. Porto Alegre: Penso, 2013.

Behar, Patricia Alejandra, Bernardi, Maira, Maria, Sandra Andrea Assumpção. Educação a distância: a construção de competências docentes. II Congresso Brasileiro de Informatica na Educação, 2013.

Buzato, Marcelo El Khouri. Inclusão digital como invenção do quotidiano: um estudo de caso. Revista Brasileira de Educação v. 13 n. 38. 2008.

______________ Letramento e inclusão: do estado-nação à era das TIC. DELTA [online]. 2009, vol.25, n.1, pp. 01-38. ISSN.

CETIC Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação. "Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no Brasil." São Paulo, 20 de junho de 2013. Disponível em http://www.cetic.br. Acessado em 29 de maio de 2014.

FGV/ CPS – Fundação Getúlio Vargas Centro de Pesquisas Sociais. "Renda e Bem-Estar". Disponível em http://cps.fgv.br/node/3999. Acessado em 02 de junho de 2014.

Freitas, Maria Teresa. Letramento digital e formação de professores. Educ. rev. vol.26 no.3 Belo Horizonte Dec. 2010.

Gil, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de pesquisa social. 6 ed. São Paulo: Atlas 2008.

Oliveira, Sidnei. Geração Y: o nascimento de uma nova versão de líderes. São Paulo: Integrare, 2010.

Revista IHU – Revista do Instituto Humanitas Unisinos IHU, ed. 361, p. 1516, maio 2011.

Ribeiro, Ana Elisa. "Navegar sem ler, ler sem navegar e outras combinações de habilidades do leitor." Educação em Revista Belo Horizonte, v.25 n.03, 2009.

Roesch, Sylvia Maria Azevedo. Projeto de Estágio e de Pesquisa em Administração. 2 ed. São Paulo: Atlas, 1999.

Saccol, Amarolina Zanela [org.]. Metodologia de Pesquisa em administração: uma abordagem prática. São Leopoldo, RS: Ed. Unisinos, 2012.
Publicado
03/11/2014
Como Citar

Selecione um Formato
SABOIA, Juliana; GRANVILLE, Magda Lorenz; GIANOTTI, Renata; MARIA, Sandra Andrea Assumpção; BEHAR, Patrícia Alejandra. Habilidades para Letramento Digital: Um Estudo Comparativo Entre Alunos de Curso Oferecido nas Modalidades à Distância e Presencial. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 20. , 2014, Dourados. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2014 . p. 208-217. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2014.208.