Habilidades para Letramento Digital: Um Estudo Comparativo Entre Alunos de Curso Oferecido nas Modalidades à Distância e Presencial

  • Juliana Saboia Faculdade Inedi
  • Magda Lorenz Granville Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
  • Renata Gianotti Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Sandra Andrea Assumpção Maria Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Patrícia Alejandra Behar Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo


A inclusão digital pode ser construída de diversas formas, sendo uma delas por meio do letramento digital. Dados demonstram que no Brasil ainda existe uma distância expressiva entre as classes sociais no que tange o acesso a computadores e à Internet, dificultando a inclusão digital das classes menos favorecidas. Entendendo o letramento digital como fundamental para o avanço na educação e na inclusão digital dos alunos, este artigo avalia as habilidades e competências vinculadas ao letramento digital de alunos de Cursos Tecnológicos de Formação Superior oferecidos por Instituição do Sul do Brasil, nas modalidades presencial e à distância (EaD), observadas por meio de survey realizada com 74 alunos.

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Publicado
03/11/2014
SABOIA, Juliana; GRANVILLE, Magda Lorenz; GIANOTTI, Renata; MARIA, Sandra Andrea Assumpção; BEHAR, Patrícia Alejandra. Habilidades para Letramento Digital: Um Estudo Comparativo Entre Alunos de Curso Oferecido nas Modalidades à Distância e Presencial. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 20. , 2014, Dourados. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2014 . p. 208-217. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2014.208.