Incentivando meninas do ensino médio à área de Ciência da Computação usando o Scratch como ferramenta
Resumo
A fim de promover estratégias de fomento adequadas, é necessário compreender os fatores que levam as mulheres a entrarem e saírem do campo da computação. Neste trabalho, a linguagem de programação Scratch foi utilizada com o objetivo de aumentar o interesse de meninas do ensino médio na área por meio de sua aplicação no ensino de química, física e matemática. Além de ensiná-las conceitos básicos de programação também foi possível ajudá-las pedagogicamente em ciências exatas. Este artigo relata as experiências sobre o ensino e aprendizagem de Scratch para essas meninas. Como resultado, verificou-se uma importante necessidade de orientar as estudantes corretamente a respeito das carreiras existentes na área.
Referências
Andrade, M., Silva, C. e Oliveira, T. (2013) Desenvolvendo games e aprendendo matemática utilizando o Scratch. In: SBC – Proceedings of SBGames 2013, São Paulo.
Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (2014) "O Mercado de Profissionais de TI no Brasil". Disponível em: http://www.brasscom.org.br/brasscom/Portugues/detInstitucional.php?codArea=3&codCategoria=48. Acesso em: 20 de Julho de 2014.
Binkerd, C. L. e Moore, M. D. (2002) "Women/minorities in computer science: where are they? no attention no retention.", In: CCSC: South Central Conference , v.17, n.5, New York.
Code (2014) Hora do Código. Página oficial. Disponível em:<http://code.org>.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2009) "Síntese de indicadores sociais: Uma análise das condições de vida da população brasileira ." In: PNAD ( Pesquisa nacional por Amostras de Domicílio). Disponível em:<http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/trabalhoerendimento/pnad2011/default.shtm>. Acesso em:10 de Julho de 2014.
Louzada, C. S. et al. (2014) " Um mapeamento das publicações sobre o ingresso das mulheres na computação" In: CLEI 2014: Conferência Latino-americana em Informática VI Congresso da Mulher Latino-americana na Computação. Montevidéu.
Malan, D. J. e Leitner, H. H. (2007) "Scratch for budding computer scientists", ACM SIGCSE Bulletin, v.39 n.1, New York, USA.
Marques, D. L. et al. (2011) "Atraindo Alunos do Ensino Médio para a Computação: Uma Experiência Prática de Introdução a Programação utilizando Jogos e Python." In: Anais do XXII SBIE XVII WIE, Aracaju/SE.
Monroy, A. H. e Resnick, M. (2008) "FEATURE: Empowering kids to create and share programmable media". In: Interactions, v.15 n.2, New York, USA.
MIT (2014) Projeto Scratch. Página oficial. Lifelong Kindergaten, MIT Media Lab. Disponível em http://scratch.mit.edu/. Último acesso em 15 de julho de 2014.
Resnick, M. et al.(2009) "Scratch: Programming for All". In: Communications of ACM, v.52, n.11. New York.
Scaico, P. D., et al. (2012) "Relato da Utilização de uma Metodologia de Trabalho para o Ensino de Ciência da Computação no Ensino Médio" In: Anais do Congresso Brasileiro de Informática na Educação – XVIII Workshop de Informática na Educação, ISSN: 2316-6541, Rio de Janeiro.
Scaico, P. D., et al. (2013) "Ensino de Programação no ensino Médio: Uma Abordagem Orientada ao Design com a linguagem Scratch". In: Revista Brasileira de Informática na Educação, v.21, n.2.