Perspectivas para a Redução da Evasão em EaD a partir da Avaliação da Qualidade do Ensino Online

  • Germano O. Ribeiro UFC
  • Thomaz E. V. Silva UFC
  • Albano O. Nunes UFC
  • Francisca Aparecida P. Pinto UFC
  • Francisco Herbert L. Vasconcelos UFC

Resumo


Este trabalho apresenta a avaliação da qualidade do ensino online na perspectiva de investigar a problemática da evasão nos cursos semipresenciais de uma Instituição Pública de Ensino Superior. Para coleta das informações, utilizamos um instrumento de avaliação baseado na metodologia SETE. Os resultados apresentaram fatores que influenciam diretamente a taxa de evasão em um curso semipresencial corroborando com a literatura sobre o assunto, possibilitando intervenções pedagógicas afim de diminuir as taxas de evasão do curso.

Referências

ABRAEAD (2012) Anuário Brasileiro Estatístico de Educação Aberta e a Distância. AbraEAD2012. ABED. Instituto Cultural e Editorial Monitor São Paulo.

Beatriz, W. et al. (2010) "Sistemas multiagentes: mapeando a evasão na educação a distância". Novas tecnologias na Educação. V.8 Nº 1.

Daudt, S. I. D. e Behar, P. A. (2013) A gestão de cursos de graduação a distância e o fenômeno da evasão. Educação (Porto Alegre, impresso), v. 36, n. 3, p. 412-421.

Favero, R. V. M. (2006) Dialogar ou evadir: Eis a questão!: Um estudo sobre a permanência e a evasão na Educação a Distância, no Estado do Rio Grande do Sul. 2006. 169 f. Dissertação (Mestrado) – UFRGS, Porto Alegre.

Lacerda, F.K.D e Espíndola, R.M. (2013) Evasão na Educação a Distância: um estudo de caso. Revista EAD em Foco. Vol. 3 nº 1 Rio de Janeiro Dezembro 2013

Levy, Y. (2007) "Comparing dropouts and persistence in e-learning courses". Computers & Education, v.48, p.185–204.

Marsh, H. W. e Bailey, M. (1993). "Multidimensional students' evaluations of teaching effectiveness: A profile analysis". The Journal of Higher Education, 64:1–18.

Maturana, H. "Emoções e linguagem na educação e na política. Belo Horizonte: UFMG, 2002.

Moreira, P. R. (2013). Evasão escolar nos curso de graduação a distância. Anais do X Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância.

Netto, C.; Guidotti, V.; Santos, P. K. (2012) "A evasão na EaD: investigando causas, propondo estratégias". In: Conferencia Latino Americana Sobre el Abandono de la Educación Superior, 2. PUCRS, Porto Alegre.

Ribeiro, G. O et al (2013). "Avaliação da Efetividade do Ensino em um Curso de Formação Continuada Semipresencial". Anais do XIX WIE.

Sales, G. L., Barroso, G. C., e Soares, J. M. (2008). "O indicador de aprendizagem learning vectors como instrumento automatizado de avaliação para suporte a aprendizagem em ead". Anais do XXVIII Congresso da SBC.

Silva, T. E. V. et al (2012). "Multivariate analysis for students' evaluation of teaching effectiveness in teleinformatics engineering". In Proc. of IEEE TALE, Hong Kong.

Silveira, C.A.B (2012). Educação a Distância e a Evasão: estudo de caso da realidade no polo UAB de Franca. Anais do SIED.

Vasconcelos, F. H. L. et al (2008). "Avaliação sóciointeracionista aplicada ao contexto da ead em cursos de graduação semi-presenciais mediado por um ambiente virtual de aprendizagem". Anais do XXVIII Congresso da SBC.
Publicado
03/11/2014
RIBEIRO, Germano O.; SILVA, Thomaz E. V.; NUNES, Albano O.; PINTO, Francisca Aparecida P.; VASCONCELOS, Francisco Herbert L.. Perspectivas para a Redução da Evasão em EaD a partir da Avaliação da Qualidade do Ensino Online. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 20. , 2014, Dourados. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2014 . p. 428-437. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2014.428.