Um estudo de caso sobre a importância do uso de objetos de aprendizagem no ensino fundamental como apoio pedagógico

  • Felipe Becker Nunes UFRGS
  • Taciana Brito de Moura UFRGS
  • Cleonice Silvana Rodrigues Hahn UFRGS
  • Sandra Andrea Assumpção Maria UFRGS
  • Patricia Alejandra Behar UFRGS

Resumo


O uso da tecnologia na área educacional proporciona a utilização de diferentes recursos, que servem como suporte na prática pedagógica. Este artigo apresenta uma pesquisa que avalia a utilização dos Objetos de Aprendizagem como apoio na prática pedagógica. Um estudo de caso foi realizado em quatro escolas municipais, nas quais foram aplicados questionários com professores, coordenadores de laboratório de informática e com o setor tecnológico da Secretaria de Educação. Como resultados, foi verificado que os professores gostariam de utilizar este tipo de abordagem em sua prática pedagógica, porém existem fatores problemáticos que dificultam isto, como a falta capacitação tecnológica e melhores condições nas escolas.

Referências

BEHAR, P. A. et al. (2009) "Modelos Pedagógicos em Educação a Distância", In: Porto Alegre: Editora Artmed.

BOCCHESE, J. C., MORAIS, M. C., RAYMUNDO, V. P. (2013) "Objeto pedagógico virtual sobre Processo de Coordenação", In: Anais do XIX Workshop de Informática na Escola, p. 1-10.

BORGES, K. S., RAPKIEWICZ, C. E., FEIJO, A. C. (2012) "Usando heurísticas de Nielsen para avaliar objetos de aprendizagem e softwares educacionais: um estudo exploratório na área de Matemática para ensino superior", In: Anais do XVIII Workshop de Informática na Escola, p. 1-10.

DI MAIO, A. C.; SETZER, A. W. (2011) "Educação, Geografia e o desafio de novas tecnologias", In: Revista Portuguesa de Educação, v.24(2), pp. 211-241.

INDEZEICHAK, S. T. (2007) "O professor de língua portuguesa e o ensino mediado pela tecnologia", In: Produção didático-pedagógica PDE/UEPG, Programa de Desenvolvimento Educacional – Universidade Estadual de Ponta Grossa, p. 1-29.

SILVA, E. L., CAFE, L., CATAPAN, A. H. (2010) "Os objetos educacionais, os metadados e os repositórios na sociedade da informação", In: Ci. Inf., Brasília , v. 39, n. 3.

TAROUCO, L. M. R.; FABRE, M. C. J. M.; TAMUSIUNAS, F.R. (2003) "Reusabilidade de objetos educacionais", In: Revista Novas Tecnologias na Educação (RENOTE), v.1, n.1, p. 1-10.

VOSS, G. B.; NUNES, F. B.; HERPICH, F.; MEDINA, R. D. (2013) "Ambientes Virtuais de Aprendizagem e Ambientes Imersivos: um estudo de caso utilizando tecnologias de computação móvel", In: Anais do II CBIE 2013, p. 1-10.

WILEY, D. (2000) "The instructional use of learning objects". Online Version. Disponível em: <http://reusability.org/read/chapters/wiley.doc>.
Publicado
03/11/2014
NUNES, Felipe Becker; MOURA, Taciana Brito de; HAHN, Cleonice Silvana Rodrigues; MARIA, Sandra Andrea Assumpção; BEHAR, Patricia Alejandra. Um estudo de caso sobre a importância do uso de objetos de aprendizagem no ensino fundamental como apoio pedagógico. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 20. , 2014, Dourados. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2014 . p. 542-551. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2014.542.