Um Estudo Observacional sobre a Disciplina Introdutória de Programação
Resumo
As características particulares de cada contexto devem ser levadas em consideração no ensino de programação com o intuito de minimizar os altos índices de abandono e reprovação nestas disciplinas, comumente registrados na literatura. Levando isto em consideração, este trabalho apresenta os resultados de um estudo observacional realizado na disciplina introdutória de programação em uma universidade pública brasileira. Os resultados mostram que é necessário adotar estratégias de ensino diferenciadas com estudantes que já sofreram reprovaçõees prévias, e que não há evidências de que a utilização do português estruturado possa favorecer a aprendizagem de programação. Os resultados deste estudo auxiliam na identificação de problemas a partir de dados obtidos dos alunos e no desenvolvimento de estratégias para minimizá-los.Referências
Bennedsen, J. and Caspersen, M. E. (2007). Failure rates in introductory programming. SIGCSE Bull., 39(2):32–36.
Bergmann, J. and Sams, A. (2012). Flip your classroom: Reach every student in every class every day. International Society For Technology In Education.
de Souza, C. M. (2009). VisuALG – Ferramenta de Apoio ao Ensino de Programação. Revista TECCEN, 2(2):1–9.
de Souza, M. B., Moreira, J. L. G., Lobo, F. L., and dos Santos Alencar, M. A. (2013).Uma abordagem metodológica voltada para o ensino-aprendizagem de algoritmos. Revista Novas Tecnologias na Educação, 11(1):1–10.
Dorneles, R. V., Picinin Jr., D., and Adami, A. G. (2010). Algoweb: A web-based environment for learning introductory programming. In IEEE International Conference on Advanced Learning Technologies.
Evaristo, J. and Crespo, S. (2010). Aprendendo a Programar – Programando Numa Linguagem Algorítmica Executável. 2 edition.
Ford, J. L. (2008). Scratch Programming for Teens, volume 1. Editora CENGAGE Learning.
Jain, R. (1991). The Art of Computer Systems Performance Analysis: Techniques for Experimental Design, Measurement, Simulation and Modeling. John Wiley.
Lahtinen, E., Ala-Mutka, K., and Järvinen, H.-M. (2005). A study of the difculties of novice programmers. In Proceedings of the 10th Annual SIGCSE Conference on Innovation and Technology in Computer Science Education, pages 14–18.
Robins, A., Rountree, J., and Rountree, N. (2003). Learning and teaching programming: A review and discussion. Computer Science Education, 13(2):137–172.
Soloway, E. and Spohrer, J. C. (2013). Studying the Novice Programmer. Lawrence Erlbaum Associates.
Wohlin, C., Runeson, P., Horst, M., Ohlsson, M. C., Regnell, B., and Wesslen, A. (2012). Experimentation in Software Engineering. Springer.
Bergmann, J. and Sams, A. (2012). Flip your classroom: Reach every student in every class every day. International Society For Technology In Education.
de Souza, C. M. (2009). VisuALG – Ferramenta de Apoio ao Ensino de Programação. Revista TECCEN, 2(2):1–9.
de Souza, M. B., Moreira, J. L. G., Lobo, F. L., and dos Santos Alencar, M. A. (2013).Uma abordagem metodológica voltada para o ensino-aprendizagem de algoritmos. Revista Novas Tecnologias na Educação, 11(1):1–10.
Dorneles, R. V., Picinin Jr., D., and Adami, A. G. (2010). Algoweb: A web-based environment for learning introductory programming. In IEEE International Conference on Advanced Learning Technologies.
Evaristo, J. and Crespo, S. (2010). Aprendendo a Programar – Programando Numa Linguagem Algorítmica Executável. 2 edition.
Ford, J. L. (2008). Scratch Programming for Teens, volume 1. Editora CENGAGE Learning.
Jain, R. (1991). The Art of Computer Systems Performance Analysis: Techniques for Experimental Design, Measurement, Simulation and Modeling. John Wiley.
Lahtinen, E., Ala-Mutka, K., and Järvinen, H.-M. (2005). A study of the difculties of novice programmers. In Proceedings of the 10th Annual SIGCSE Conference on Innovation and Technology in Computer Science Education, pages 14–18.
Robins, A., Rountree, J., and Rountree, N. (2003). Learning and teaching programming: A review and discussion. Computer Science Education, 13(2):137–172.
Soloway, E. and Spohrer, J. C. (2013). Studying the Novice Programmer. Lawrence Erlbaum Associates.
Wohlin, C., Runeson, P., Horst, M., Ohlsson, M. C., Regnell, B., and Wesslen, A. (2012). Experimentation in Software Engineering. Springer.
Publicado
03/11/2014
Como Citar
GUEDES, Elloá B..
Um Estudo Observacional sobre a Disciplina Introdutória de Programação. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 20. , 2014, Dourados.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2014
.
p. 552-561.
DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2014.552.