Usando Enchanting em Robótica Educativa

  • Matheus S. Pereira UFU
  • Bruna H. Reis UFU
  • Gustavo B. Oliveira UFU
  • Gabriel E. Farias UFU
  • Arlindo J. Souza Júnior UFU
  • Carlos R. Lopes UFU

Resumo


O foco deste artigo é em robótica educativa. Em particular, descreve-se neste artigo uma experiência de uso da linguagem Enchanting para programação de robôs que serão utilizados na execução de atividades didáticas relacionadas à Matemática. Enchanting é uma linguagem de programação visual que se mostrou adequada na programação dos kits de robôs Lego Mindstorms. O software é distribuído livremente, o que o torna atrativo para uso, por exemplo, em escolas da rede pública de ensino. Neste artigo detalha-se a metodologia usada para o seu uso na programação de robôs e resultados advindos do seu uso. Os autores entendem que o experimento realizado é pioneiro no Brasil, pois não é do conhecimento dos mesmos o uso de Enchanting em ambientes como o contextualizado neste artigo.

Referências

BLACKMORE, C. Alternative Tools for Teaching Computer Science. Disponível em <http://cstaab.com/author/clinton/>. Acesso em Jul. 2014.

D'ABREU, J. V. V. Desenvolvimento de Ambientes de Aprendizagem Baseados no Uso de Dispositivos Robóticos. Anais do X Simpósio Brasileiro de Informática na Educação – SBIE99. Curitiba, PR, 1999.

ENCHANTING. Página Web de Enchanting. Disponível em:
LANE, A. MEYER, B., e MULLINS, J. (2012) Robotics with Enchanting and LEGO NXT. Disponível em: <http://monash-blockbooks.appspot.com/#enchanting>. Acesso em Jun 2014.

LEGO. Página Web do Lego Mindstorms NXT. Disponível em: <http://mindstorms.lego.com>. Acesso em Maio 2014.

MORAN, José Manuel. As mídias na educação. Disponível em: <http://www.eca.usp.br/prof/moran/midias_educ.htm>. Acesso em 05 Abr. 2014.

REY, F. G. Pesquisa Qualitativa e Subjetividade: Os Processos de Construção da Informação. Pioneira Thomson Learning, 2005.

SCRATCH. Página Web de Scratch. Disponível em: <www.scratch.mit.edu>. Acesso em Jun 2014.
Publicado
03/11/2014
Como Citar

Selecione um Formato
PEREIRA, Matheus S.; REIS, Bruna H.; OLIVEIRA, Gustavo B.; FARIAS, Gabriel E.; SOUZA JÚNIOR, Arlindo J.; LOPES, Carlos R.. Usando Enchanting em Robótica Educativa. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 20. , 2014, Dourados. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2014 . p. 576-584. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2014.576.