Uso de Jogo Computacional para Auxílio à Alfabetização de Jovens e Adultos do Ciclo I

  • Luciene Cavalcanti Rodrigues IFSP / Fatec
  • Daynara Minucelli Campos IFSP
  • Susana Cristina Pupio IFSP

Resumo


Segundo dados da PNAD, realizada em 2012 divulgado em setembro de 2013, no Brasil houve um aumento de 300.000 cidadãos analfabetos no período de 2011-2012, sendo este o maior índice dos últimos 15 anos. Diante destes dados, nota-se que é de suma importância que cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) sejam ministrados por escolas de todo o Brasil, ainda mais contando com parcerias que visam também à inclusão digital (parceria com o IFSP campus Votuporanga). Dentro deste contexto, apresenta-se a experiência com o uso de jogos computacionais (Alfabetizando 2.0) como auxílio à alfabetização de jovens e adultos, sendo que os testes foram realizados com 16 alunos e duas professoras do curso regular, obtendo-se alto índice de aceitação.

Referências

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Publicado
03/11/2014
RODRIGUES, Luciene Cavalcanti; CAMPOS, Daynara Minucelli; PUPIO, Susana Cristina. Uso de Jogo Computacional para Auxílio à Alfabetização de Jovens e Adultos do Ciclo I. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 20. , 2014, Dourados. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2014 . p. 585-594. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2014.585.