Análise das Preferências dos Estudantes no uso de Videoaulas: Uma experiência na Educação a Distância
Resumo
A produção de videoaulas e sua inserção como instrumento para o ensino-aprendizagem não é algo trivial devido aos múltiplos elementos envolvidos especialmente questões relacionadas à linguagem visual. Este artigo tem por objetivo analisar as preferências dos estudantes no uso de videoaulas numa disciplina conduzida na modalidade a distância. A experiência faz parte de um projeto piloto de uma universidade pública de São Paulo cujo objetivo principal é incentivar o uso das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTICS) na mediação da educação a fim de avaliar os resultados e verificar a possibilidade de expansão da proposta. A análise pressupõe a problematização do gênero videoaulas, suas características e linguagens adequadas ao aprendizado.
Referências
Almeida, M. E. B. Desafios e possibilidades da atuação docente online. 2011. Disponível em: <www.apropuc.org.br/revistar24_r07.htm>. Acesso em 28 de maio de 2013.
Belloni, M. L. Ensaio sobre educação a distância no Brasil. Educação & Sociedade, ano XXIII, no 78, Abril/2002.
Bezerra, M. A; Carvalho, A. B. G. "Tutoria: concepções e práticas na educação a distância". In: SOUSA, R.P., MIOTA, F.M.C.S.C., e CARVALHO, A.B.G., orgs. Tecnologias digitais na educação [online]. Campina Grande: EDUEPB, 2011. 276 p. ISBN 978-85-7879-065-3. Disponível em SciELO Books <http://books.scielo.org>.
Camargo, L.D.V.L; Garofalo, S.; Coura-Sobrinho, J. Migrações da aula presencial para a videoaula: uma análise da alteração de mídium. Sorocaba: Quaestio, v.13, n.2, p.79-91, nov.2011.
Dotta, S. C. Aprendizagem dialógica em serviços de tutoria pela internet: estudo de caso de uma tutora em formação em uma disciplina a distância. Tese de doutorado. São Paulo, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2009.
Dotta, S.C.; Braga, J.C.; Pimentel, E.P.. Condução de aulas síncronas em sistemas de webconferência multimodal e multimídia. In: Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2012, Rio de Janeiro. Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. São Paulo: Sociedade Brasileira de Computação, 2012.
Dotta, S.C.; Jorge, É.F.C. Simulação e Incidência como Estratégias Didáticas na Formação de Tutores para o Uso de Webconferência em EaD. In: 22º SBIE Simpósio Brasileiro de Informática da Educação, 2011, Aracaju, SE. Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. São Paulo: Soc.Bras.Computação, 2011. p. 2091-2100.
Lévy, P. Cibercultura. São Paulo : Ed. 34, 1999.
Garonce, F. V. Os papeis docentes nas situações de webconferência: um estudo de caso acerca da ação educativa presencial conectada. Tese de doutorado. Brasília. Faculdade de Educação. UNB, 2009.
Machado, N. J. Conhecimento e valor. 1. ed. São Paulo: Editora Moderna, 2004. v. 1. 166p .
Machado, N. J. Educação: Projetos e Valores. 4. ed. São Paulo: Escrituras Editora, 2000. v. 1. 160p.
Martins, A. M. Autonomia e educação: a trajetória de um conceito. Cadernos de Pesquisa, n. 115, p. 207-232, março/ 2002.
Moran, J.M.; MASSETO, M.T.; Behrens, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2000.
Niskier, A. Educação a Distância: tecnologia da esperança. São Paulo: Loyola, 1999.
Oliveira, E. G. Educação a Distância na Transição paradigmática. Campinas: Papirus, 2003.
Oliveira, M.R.S.N. Do mito da tecnologia ao paradigma tecnológico; a mediação tecnológica nas práticas didático-pedagógicas. Revista Brasileira de Educação, set./out./nov./dez. 2001, n. 18. Disponível em: <http://www.anped.org.br/rbe/rbedigital/RBDE18/RBDE18_10_MARIA_RITA_NETO_SALES_OLIVEIRA.pdf>. Acesso em 28 de maio de 2012.
Recuero, R. Mapeando redes sociais na internet através da conversação mediada pelo computador. In. NASCIMENTO, A.D.;HETKOWSKI, T.M.(Orgs). Educação e contemporaneidade: pesquisas científicas e tecnológicas. Salvador: EDUFBA, 2009, 400 p. ISBN 978-85-232-0565-2. Available from SciELO Books <http://books.scielo.org>
Serafim, M.L.; Souza, R.P. "Multimídia na educação: o vídeo digital integrado ao contexto escolar". In. SOUSA, R.P., MIOTA, F.M.C.S.C., e CARVALHO, A.B.G., orgs. Tecnologias digitais na educação[online]. Campina Grande: EDUEPB, 2011. 276 p. ISBN 978-85-7879-065-3. Disponível em SciELO Books <http://books.scielo.org>.
Snyders, G.. Para onde vão as pedagogias não-diretivas? 2. ed. Lisboa: Moraes, 1978.
Spanhol, G.K.; Spanhol, F.J. Processos de produção de vídeo-aula. CINTED-UFRGS: Novas Tecnologias da Educação, v.7, n.1, 2009.
Vialli, A.; Motta, R.A.; Oliveira, A.; Goldshmidt, R.; Santos, R. Gestão do enriquecimento da elaboração das videoaulas: uma proposta de aumento da interatividade entre professor e estudante. VIII Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia. Disponível em http://www.aedb.br/seget/artigos11/33114413.pdf Acesso em 02 de agosto de 2013.
Zuin, A. Educação a distância ou educação distante? O programa Universidade Aberta do Brasil, o tutor e o professor virtual. Educ. Soc., Campinas, vol. 27, n. 96 Especial, p. 935-954, out. 2006.