Blog: Uma Ferramenta de Aprendizagem no Ensino Médio Inovador

  • Maria Francilene Câmra Santiago UERN
  • Rommel Wladimir de Lima UERN

Resumo


Este artigo analisa o uso pedagógico do Blog no Ensino Médio Inovador, como ferramenta de aprendizagem colaborativa na construção e sistematização do conhecimento. Os objetivos específicos foram: constatar como a escola trabalha com o Blog; analisar as condições de funcionamento e utilização do Blog pela comunidade escolar; investigar como o Blog está sendo utilizado como espaço de aprendizagem pelos estudantes e verificar se está sendo uma ferramenta para melhorar os níveis de leitura e de escrita dos estudantes. Para atingir tais objetivos foi desenvolvida uma pesquisa de campo, de natureza qualitativa e caráter descritivo. Os instrumentos de coleta foram: a análise das publicações no Blog Portal do AD e dois questionários compostos de perguntas subjetivas aplicados respectivamente, junto à professora e os 23 alunos envolvidos no projeto. Os dados coletados revelaram que há falhas na metodologia, especificamente no que diz respeito à revisão dos textos por parte da professora juntamente com os alunos, mas o Blog tem sido uma ferramenta de aprendizagem interessante, pois motiva os estudantes na realização de atividades educativas fundamentadas numa perspectiva formativa e serve também como ponto de partida para o desenvolvimento das novas estratégias de ensino.

Referências

Araújo, M. C. M. U. Potencialidades do uso do blog em educação. Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, 2009. Dissertação de Mestrado disponível em <http://bdtd.bczm.ufrn.br/>. Acesso em 21 de janeiro de 2013.

Barbosa, E; Granado, A. Weblogs, Diário de Bordo. Porto Editora, 2004.

Brasil. Ministério da Educação e Cultura. Parâmetros Curriculares Nacionais – Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1997.

Ferreira, S. M. S. P. Introdução as Redes Eletrônicas de Comunicação. Ciência e Informática. Brasília, v.23, nº. 2, maio/ago, 1994.

Franco, M. F.. Blog Educacional: ambiente de interação e escrita colaborativa. Disponível em: <http://homer.nuted.edu.ufrgs.br/edu3375>. Publicado em 2006. Acessado em 20 de dezembro de 2012.

Gomes, M. J. Blogs: um recurso e uma estratégia pedagógica. In: VII Simpósio Internacional de Informática Educativa – SIIE05 Leiria, Portugal, 16-18 Novembro de 2005. Disponível em: <mjgomes@iep.uminho.pt>. Acesso em 20 de janeiro de 2013.

Grinspun, M P. S. Z. (org.). Educação tecnológica: desafios e perspectivas, 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2001.

Hack, J. R. & Negri F. Capacitação docente para o uso da mídia como ferramenta didática: um espaço de reflexão e ação. Relatório de Pesquisa apresentado à UFSC e UNOESC, julho de 2008.

Kenski, V. M. Em direção a uma ação docente mediada pelas tecnologias digitais. In: Barreto, R. G. (org). Tecnologias educacionais e educação a distância: avaliando políticas e práticas. Rio de Janeiro: Quartet, 2001.

Lendengue, M.; Silva, K. Blog na educação: criando ambientes virtuais de aprendizagem. Universidade Federal da Paraíba – UFP Encontro Nacional de Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Gestão, e Ciência da Informação, 18 a 24 de julho de 2010.

Libâneo, J. C., Oliveira, J. F.; Toschi, M. S. Educação escolar: políticas, estrutura eorganização. São Paulo: Cortez, 2003. – (Coleção Docência em Formação/Coordenação Antônio Joaquim Severino, Selma Garrido Pimenta).

Moran, J. M. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2000.

Oliveira, E. M. N. Analisando e Planejando a Formação de Professores para o Uso das Mídias na Escola: Uma Proposta. Apodi/RN: CCEAD-PUC RIO. Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização em Mídias na Educação – Ministério da Educação – MEC, 2010.

Moresco, S. F. S; Behar, P. A. Blogs para a aprendizagem de física e química. In: CINTED UFRGS, v. 4, n. 1, jul. 2006.

Silva, L.T. Albuquerque, M. Blogs pedagógicos: possibilidades de interação por meio da escrita coletiva de hipertextos cooperativos. Revista Latino Americana de Tecnologia Educativa RELATEC, 8 (2), 91-108.
Publicado
25/11/2013
Como Citar

Selecione um Formato
SANTIAGO, Maria Francilene Câmra; DE LIMA, Rommel Wladimir. Blog: Uma Ferramenta de Aprendizagem no Ensino Médio Inovador. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 19. , 2013, Campinas. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2013 . p. 80-89. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2013.80.