Blog: Uma Ferramenta de Aprendizagem no Ensino Médio Inovador
Resumo
Este artigo analisa o uso pedagógico do Blog no Ensino Médio Inovador, como ferramenta de aprendizagem colaborativa na construção e sistematização do conhecimento. Os objetivos específicos foram: constatar como a escola trabalha com o Blog; analisar as condições de funcionamento e utilização do Blog pela comunidade escolar; investigar como o Blog está sendo utilizado como espaço de aprendizagem pelos estudantes e verificar se está sendo uma ferramenta para melhorar os níveis de leitura e de escrita dos estudantes. Para atingir tais objetivos foi desenvolvida uma pesquisa de campo, de natureza qualitativa e caráter descritivo. Os instrumentos de coleta foram: a análise das publicações no Blog Portal do AD e dois questionários compostos de perguntas subjetivas aplicados respectivamente, junto à professora e os 23 alunos envolvidos no projeto. Os dados coletados revelaram que há falhas na metodologia, especificamente no que diz respeito à revisão dos textos por parte da professora juntamente com os alunos, mas o Blog tem sido uma ferramenta de aprendizagem interessante, pois motiva os estudantes na realização de atividades educativas fundamentadas numa perspectiva formativa e serve também como ponto de partida para o desenvolvimento das novas estratégias de ensino.
Referências
Barbosa, E; Granado, A. Weblogs, Diário de Bordo. Porto Editora, 2004.
Brasil. Ministério da Educação e Cultura. Parâmetros Curriculares Nacionais – Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1997.
Ferreira, S. M. S. P. Introdução as Redes Eletrônicas de Comunicação. Ciência e Informática. Brasília, v.23, nº. 2, maio/ago, 1994.
Franco, M. F.. Blog Educacional: ambiente de interação e escrita colaborativa. Disponível em: <http://homer.nuted.edu.ufrgs.br/edu3375>. Publicado em 2006. Acessado em 20 de dezembro de 2012.
Gomes, M. J. Blogs: um recurso e uma estratégia pedagógica. In: VII Simpósio Internacional de Informática Educativa – SIIE05 Leiria, Portugal, 16-18 Novembro de 2005. Disponível em: <mjgomes@iep.uminho.pt>. Acesso em 20 de janeiro de 2013.
Grinspun, M P. S. Z. (org.). Educação tecnológica: desafios e perspectivas, 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2001.
Hack, J. R. & Negri F. Capacitação docente para o uso da mídia como ferramenta didática: um espaço de reflexão e ação. Relatório de Pesquisa apresentado à UFSC e UNOESC, julho de 2008.
Kenski, V. M. Em direção a uma ação docente mediada pelas tecnologias digitais. In: Barreto, R. G. (org). Tecnologias educacionais e educação a distância: avaliando políticas e práticas. Rio de Janeiro: Quartet, 2001.
Lendengue, M.; Silva, K. Blog na educação: criando ambientes virtuais de aprendizagem. Universidade Federal da Paraíba – UFP Encontro Nacional de Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Gestão, e Ciência da Informação, 18 a 24 de julho de 2010.
Libâneo, J. C., Oliveira, J. F.; Toschi, M. S. Educação escolar: políticas, estrutura eorganização. São Paulo: Cortez, 2003. – (Coleção Docência em Formação/Coordenação Antônio Joaquim Severino, Selma Garrido Pimenta).
Moran, J. M. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2000.
Oliveira, E. M. N. Analisando e Planejando a Formação de Professores para o Uso das Mídias na Escola: Uma Proposta. Apodi/RN: CCEAD-PUC RIO. Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização em Mídias na Educação – Ministério da Educação – MEC, 2010.
Moresco, S. F. S; Behar, P. A. Blogs para a aprendizagem de física e química. In: CINTED UFRGS, v. 4, n. 1, jul. 2006.
Silva, L.T. Albuquerque, M. Blogs pedagógicos: possibilidades de interação por meio da escrita coletiva de hipertextos cooperativos. Revista Latino Americana de Tecnologia Educativa RELATEC, 8 (2), 91-108.