Proposta Metodológica de Ensino e Avaliação para o Desenvolvimento do Pensamento Computacional com o Uso do Scratch

  • Rozelma Soares de França UFPE
  • Haroldo José Costa do Amaral UPE

Resumo


O ensino de conceitos básicos da Ciência da Computação na Educação Básica é fundamental para o desenvolvimento de habilidades, necessárias à resolução de problemas, podendo apoiar e relacionar-se com outras ciências. No intuito de estimular o desenvolvimento do Pensamento Computacional, este trabalho apresenta o design e avaliação de uma oficina de Scratch realizada com estudantes de uma escola pública no Estado de Pernambuco. Apesar do tamanho da amostra não ser estatisticamente significativo, os resultados apontam a eficácia da oficina em relação à aprendizagem de conteúdos de Computação. O método descrito poderá ser replicado a outros contextos em que o Scratch for utilizado.

Referências

Aureliano, V. C. O. ; Tedesco, P. C. A. R. . (2012) "Avaliando o uso do Scratch como abordagem alternativa para o processo de ensino-aprendizagem de programação". In: XX Workshop sobre Educação em Computação, 2012, Curitiba. XXXII CSBC.

Blikstein, P. (2008). O pensamento computacional e a reinvenção do computador na educação. Disponível em <http://www.blikstein.com/paulo/documents/online/ol_pensamento_computacional.html>. Acesso em: 05 de set. de 2011.

Brennan, K. (2011). "Creative computing: A design-based introduction to computational thinking". ScratchEd.

Brennan, K.; Resnick, M. (2012) "New frameworks for studying and assessing the development of computational thinking". In: AERA 2012.

Bundy, A. (2007). "Computational thinking is pervasive". J. Scient. Pract. Comput. 1, 67–69.

Carvalho, M. L. B; Chaimowicz, L.; Moro, M. M (2013). "Pensamento Computacional no Ensino Médio Mineiro". In: XXI Workshop sobre Educação em Computação, 2013, Maceió. Anais do XXXIII CSBC.

CSTA Computer Science Teacher Association. (2005). "The New Educational Imperative: Improving High School Computer Science Education". Final Report of the CSTA. Curriculum Improvement Task Force. ACM Association for Computing Machinery.

CSTA Computer Science Teacher Association. (2011). "CSTA K-12 Computer Science Standards". CSTA Standards Task Force. ACM Association for Computing Machinery.

Malan, D. J.; Leitner, H. H. (2007) "Scratch for budding computer scientists". Proceedings do 38th SIGCSE'07, Kentucky, USA, p. 223–227.

Maloney, J.; Peppler, K.; Kafai, Y. B.; Resnick, M.; Rusk, N. (2008). "Programming by Choice: Urban Youth Learning Programming with Scratch". In: SIGCSE'08, March, pp. 367-371.

Maloney, J.; Burd, L.; Kafai, Y.; Rusk, N.; Silverman, B.; Resnick, M. (2004). "Scratch: A Sneak Preview". Second International Conference on Creating, Connecting, and Collaborating through Computing. Kyoto, Japan, pp. 104-109.

Maloney, J.; Resnick, M.; Rusk, N.; Silverman, B.; Eastmond, E. (2010). "The scratch programming language and environment". ACM Transactions on Computing Education, vol. 10, n. 4, article 16, 15p.

Nunes, D. J. (2008). "Licenciatura em Computação". Jornal da Ciência, 30 de Maio.

Papert, S. (1980). "Mindstorms: Children, Computers, and Powerful Ideas". BasicBooks, New York.

Partnership for 21st Century Skills (2003). Learning for the 21st Century. Disponível em <http://www.21stcenturyskills.org/>. Acesso em: 05 de ago. de 2013.

Resnick, M.; Maloney, J.; Monroy-Hern íAndez, A.; Rusk, N.; Eastmond, E.; Brennan, K.; Millner, A.; Rosenbaum, E.; Silver, J.; Silverman, B.; Kafai, Y. 2009. "Scratch: Programming for all". Comm. ACM 52, 11, 60–67.

Rusk, N.; Resnick, M.; Maloney, J. "Learning with Scratch: 21st Century Learning Skills". Lifelong Kindergarten Group. MIT Media Laboratory.

Valente, J. A. (1993). "Diferentes usos do Computador na Educação". In: Valente, J. A. (org.), Computadores e Conhecimento: Repensando a Educação. Campinas, SP, Gráfica Central da Unicamp.

Wing, J. M. (2006). "Computational thinking". Commun. ACM, 49(3):33–35.

Wing, J. M. (2008). "Computational thinking and thinking about computing". Phil. Trans. R. Soc. A, 366(1881):3717–3725.
Publicado
25/11/2013
Como Citar

Selecione um Formato
FRANÇA, Rozelma Soares de; AMARAL, Haroldo José Costa do. Proposta Metodológica de Ensino e Avaliação para o Desenvolvimento do Pensamento Computacional com o Uso do Scratch. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 19. , 2013, Campinas. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2013 . p. 179-188. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2013.179.