Uma Investigação Sobre o Papel da Geometria Interativa no Processo de Aquisição do Conceito de Circunferência Com Alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental

  • Leiliana S. Franco USP
  • Leônidas O. Brandão USP
  • Márcia Roberta S. Pires da Silva USP
  • Patrícia A. Rodrigues USP

Resumo


A Geometria Interativa, particularmente com o software iGeom, é uma importante ferramenta para o ensino e aprendizagem de Geometria. Neste artigo apresentamos um estudo de caso realizado com alunos de sexto ano do Ensino Fundamental em uma escola pública municipal de São Paulo, onde foi examinado o aprendizado introdutório de Geometria. Ao final do estudo, foram observados avanços no que diz respeito a aprendizagem e participação dos alunos, que ficaram bastante motivados com a interatividade e retroação imediata do software. Entretanto, também foi notado que os sujeitos apresentaram inicialmente pouco conhecimento formal de Geometria, indicando que o tempo programado para o estudo foi insuficiente para que os aprendizes se apropriassem dos vários novos conceitos (de geometria e técnico).

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Publicado
25/11/2013
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FRANCO, Leiliana S.; BRANDÃO, Leônidas O.; SILVA, Márcia Roberta S. Pires da; RODRIGUES, Patrícia A.. Uma Investigação Sobre o Papel da Geometria Interativa no Processo de Aquisição do Conceito de Circunferência Com Alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 19. , 2013, Campinas. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2013 . p. 199-208. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2013.199.