Uma Investigação Sobre o Papel da Geometria Interativa no Processo de Aquisição do Conceito de Circunferência Com Alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental
Resumo
A Geometria Interativa, particularmente com o software iGeom, é uma importante ferramenta para o ensino e aprendizagem de Geometria. Neste artigo apresentamos um estudo de caso realizado com alunos de sexto ano do Ensino Fundamental em uma escola pública municipal de São Paulo, onde foi examinado o aprendizado introdutório de Geometria. Ao final do estudo, foram observados avanços no que diz respeito a aprendizagem e participação dos alunos, que ficaram bastante motivados com a interatividade e retroação imediata do software. Entretanto, também foi notado que os sujeitos apresentaram inicialmente pouco conhecimento formal de Geometria, indicando que o tempo programado para o estudo foi insuficiente para que os aprendizes se apropriassem dos vários novos conceitos (de geometria e técnico).Referências
Alves, G. S., Sampaio, F. F. (2010) "O modelo de desenvolvimento do pensamento geométrico de Van Hiele e possíveis contribuições da geometria dinâmica", Revista de Sistemas de Informação da FSMA, v. 05, p. 69-76.
Borba, M. C., (1999) "Tecnologias Informáticas na Educação Matemática e Reorganização do Pensamento", Pesquisa em Educação Matemática: Concepções & Perspectivas, Organizado por Maria Aparecida Viggiani Bicudo, 1ª edição. São Paulo, Editora UNESP.
Brandão, L. O. e Isotani, S. (2003) "Uma ferramenta para ensino de Geometria Dinâmica na Internet: iGeom", Anais do Workshop de Informática na Escola (WIE).
Bravo, F. J. B. (2005) "Impacto da Utilização de um Ambiente de Geometria Dinâmica no Ensino por Alunos do 4º do 1º ciclo do Ensino Básico". Dissertação de mestrado, Universidade do Minho (Instituto de Estudos da Criança).
Dalmon, D. L., Brandão, L. O., Brandão, A. A. F. e Isotani, S. A. (2012) "Domain Engineering for Interactive Learning Modules". Journal of Research and Practice in Information Technology, Vol. 44, No. 3.
Dias Junior, L, D., Dias, C. R. S. D., Santos, W. S. (2010) "II oficina de tutoria em ambientes virtuais de aprendizagem (Tutava): um relato de experiência formativa de recursos humanos para EAD", Anais do WIE.
Fernandes, A. C., Freire, R. S. e Castro Filho, J. A. (2009) "Tecnologia na Escola: Um modelo de Implementação a partir da Formação de Professores", Anais do WIE.
Hara, N. and Kling, R. (1999) "Student's frustrations with a web-based distance education course", First Monday: Journal on the Internet 4(12).
Hentea, M., Shea, M. and Pennington, L. (2003) "A perspective on fulfilling the expectations of distance education", Proceedings of the Conference on Information Technology Education, pp. 160-167.
Kaplan, B.; Maxwell, J.A. (1994) "Qualitative Research Methods for Evaluating Computer Information Systems", Evaluating Health Care Information Systems: Methods and Applications, J.G. Anderson, C.E. Aydin and S.J. Jay (eds.), pp. 45-68.
Machado, N. J. (2001) "Matemática e Língua Materna", 5ª edição. São Paulo, Cortez.
Ponte, P. D. Brocardo, J. e Oliveira, H. (2009) "Investigações Matemáticas na Sala de Aula", 2ª edição. Belo Horizonte, Autêntica.
Prata, D. N. (2008) "Modelo de análise de conflitos em diálogos em aprendizagem colaborativa", Tese de doutorado, Universidade Federal de Campina Grande.
Ribeiro, R. S., Brandão, L. O., Rodrigues, P. A., Brandão, A. A. F. e Isotani, S. (2012) "iVProg e iTarefa: aprimorando o ensino de algoritmos e programação para iniciantes". Anais do Workshop do CBIE.
Silva, L. M., Souza, M. F. C., Fernandes, A. C., Souza, S. M., Castro Filho, J. A. e Pequeno, M. (2010) "Avaliando a Potencial Contribuição de um Objeto de Aprendizagem no Ensino de Química", Anais do WIE.
Tanbellini, M. J. G. S. e Brandão L. O. (2010) "O uso da Geometria Interativa como Facilitador no Ensino e Aprendizagem de Matemática: estudo com duas turmas de sexta série do ensino fundamental". Anais do WIE.
Tikhomirov, O .K. (1981) "The Psychological consequences of Computerization", Wertssch, J. V. (Ed) The concept of activity in soviet psychology. New York: M. E. Sharpe. pp. 256-278.
Vygotsky, L. S. (1991) A Formação Social da Mente, 4ª edição. São Paulo, Martins Fontes.
Vygotsky, L. S. (2008) Pensamento e Linguagem, 4ª edição. São Paulo, Martins Fontes.
Borba, M. C., (1999) "Tecnologias Informáticas na Educação Matemática e Reorganização do Pensamento", Pesquisa em Educação Matemática: Concepções & Perspectivas, Organizado por Maria Aparecida Viggiani Bicudo, 1ª edição. São Paulo, Editora UNESP.
Brandão, L. O. e Isotani, S. (2003) "Uma ferramenta para ensino de Geometria Dinâmica na Internet: iGeom", Anais do Workshop de Informática na Escola (WIE).
Bravo, F. J. B. (2005) "Impacto da Utilização de um Ambiente de Geometria Dinâmica no Ensino por Alunos do 4º do 1º ciclo do Ensino Básico". Dissertação de mestrado, Universidade do Minho (Instituto de Estudos da Criança).
Dalmon, D. L., Brandão, L. O., Brandão, A. A. F. e Isotani, S. A. (2012) "Domain Engineering for Interactive Learning Modules". Journal of Research and Practice in Information Technology, Vol. 44, No. 3.
Dias Junior, L, D., Dias, C. R. S. D., Santos, W. S. (2010) "II oficina de tutoria em ambientes virtuais de aprendizagem (Tutava): um relato de experiência formativa de recursos humanos para EAD", Anais do WIE.
Fernandes, A. C., Freire, R. S. e Castro Filho, J. A. (2009) "Tecnologia na Escola: Um modelo de Implementação a partir da Formação de Professores", Anais do WIE.
Hara, N. and Kling, R. (1999) "Student's frustrations with a web-based distance education course", First Monday: Journal on the Internet 4(12).
Hentea, M., Shea, M. and Pennington, L. (2003) "A perspective on fulfilling the expectations of distance education", Proceedings of the Conference on Information Technology Education, pp. 160-167.
Kaplan, B.; Maxwell, J.A. (1994) "Qualitative Research Methods for Evaluating Computer Information Systems", Evaluating Health Care Information Systems: Methods and Applications, J.G. Anderson, C.E. Aydin and S.J. Jay (eds.), pp. 45-68.
Machado, N. J. (2001) "Matemática e Língua Materna", 5ª edição. São Paulo, Cortez.
Ponte, P. D. Brocardo, J. e Oliveira, H. (2009) "Investigações Matemáticas na Sala de Aula", 2ª edição. Belo Horizonte, Autêntica.
Prata, D. N. (2008) "Modelo de análise de conflitos em diálogos em aprendizagem colaborativa", Tese de doutorado, Universidade Federal de Campina Grande.
Ribeiro, R. S., Brandão, L. O., Rodrigues, P. A., Brandão, A. A. F. e Isotani, S. (2012) "iVProg e iTarefa: aprimorando o ensino de algoritmos e programação para iniciantes". Anais do Workshop do CBIE.
Silva, L. M., Souza, M. F. C., Fernandes, A. C., Souza, S. M., Castro Filho, J. A. e Pequeno, M. (2010) "Avaliando a Potencial Contribuição de um Objeto de Aprendizagem no Ensino de Química", Anais do WIE.
Tanbellini, M. J. G. S. e Brandão L. O. (2010) "O uso da Geometria Interativa como Facilitador no Ensino e Aprendizagem de Matemática: estudo com duas turmas de sexta série do ensino fundamental". Anais do WIE.
Tikhomirov, O .K. (1981) "The Psychological consequences of Computerization", Wertssch, J. V. (Ed) The concept of activity in soviet psychology. New York: M. E. Sharpe. pp. 256-278.
Vygotsky, L. S. (1991) A Formação Social da Mente, 4ª edição. São Paulo, Martins Fontes.
Vygotsky, L. S. (2008) Pensamento e Linguagem, 4ª edição. São Paulo, Martins Fontes.
Publicado
25/11/2013
Como Citar
FRANCO, Leiliana S.; BRANDÃO, Leônidas O.; SILVA, Márcia Roberta S. Pires da; RODRIGUES, Patrícia A..
Uma Investigação Sobre o Papel da Geometria Interativa no Processo de Aquisição do Conceito de Circunferência Com Alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 19. , 2013, Campinas.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2013
.
p. 199-208.
DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2013.199.