Investigação sobre o comportamento de uma Pessoa com Deficiência para a Construção de um Modelo de Arquitetura Mental Digitalizada que a reproduza como um Aprendiz
Resumo
Informática, ainda que tenha agregado apropriadamente conceitosextraídos de outros Domínios de Conhecimento, como a Psicologia e aNeurociência, tem se mostrado menos poderosa e eficiente do que em princípio seesperava, e também menos realizadora do que se propunha principalmente no quediz respeito ao trato com Pessoas com Deficiência. A necessidade premente demodelar os processos cognitivos humanos desempenha papel de extremaimportância que justifica a grande concentração de esforços nessa direção.Segundo este enfoque, este trabalho apresenta uma investigação docomportamento de Pessoas com Deficiência, aplicando-a na construção de umModelo de Arquitetura Mental Digitalizada, a qual propiciará um ganho naestruturação pedagógica de cursos e acompanhamento/avaliação para oprocesso de ensino-aprendizagem destas pessoas.Referências
BOOCH, Grady; RUMBAUGH, James, JACOBSON, Ivar. Unified Modeling Language: UML (Guia do Usuário). Campus: São Paulo, 2006.
CHALMERS, D.J. A Computational Foundation for the Study of Cognition. 1993. Disponível em: <http://consc.net/papers/computation.html>. Acesso em: 24 Jul. 2013.
CLANCEY, W.J. A boy scout, Toto, and a bird: How situated cognition is different from situated robotics. Em: Steels, L. e Brooks, R. (eds.) The "artificial life" route to "artificial intelligence": building situated embodied agents. Hillsdale, NJ: Lawrence Erlbaum Associates. 1995.
DA COSTA, N.; KRAUSE, D. ; BUENO, O. Paraconsistent Logics and Paraconsistency. In: Gabbay, D.; Thagard, P.; Woods, J. (eds) Handbook of the Philosophy of Science. Volume 5: Philosophy of Logic, 2007.
GEARY D., HORSTMANN C. Core JavaServer Faces, 3. ed. Boston: Pearson Education, 2010.
GUIMARÃES, R. "ACEAS: Um Ambiente Computadorizado de Ensino e Aprendizagem para Surdos". Anais do SBIE 2008, Fortaleza, 2008.
GUIMARÃES, R. "Uma Ferramenta de Lógica na Contradição da Avaliação de Ensino-Aprendizado". Anais do WIE 2011, Aracaju, 2011.
HOWELL, D., Statistical methods for psychology (5th ed.). Pacific Grove, CA: Duxbury/Thomson Learning. 2002.
MARTIN, J. An Information Systems Manifesto. Prentice Hall, Inc., Englewood Cliffs, New Jersey, USA, 1984.
MENDENHALL, Willian et all, Introduction to Probability and Statistics, Wadsworth Pub Co., 9Th Edition – 1994.
ONU 2006, Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, adotada em 13 de dezembro de 2006.
ORACLE Inc. Welcome to NetBeans. 2012. Disponível em <http://netbeans.org>
PEDRYCZ, W.; GOMIDE, F. Fuzzy systems engineering: toward human-centric computing. New York: Wiley-IEEE Press, 2007.
PIAGET, J., BROWN, T., and THAMPY, K. Equilibration of Cognitive Structures: The Central Problem of Intellectual Development. University of Chicago Press. 1985.
SCHLEMMER, E. "Metodologias para educação a distância no contexto da formação de comunidades virtuais de aprendizagem", Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Artmed, 1ª ed., Porto Alegre. 2005.
STRAFACCI, V., Gerência Perceptiva, a Expansão da Produtividade Cerebral, Stratégia Propaganda, 2006.
WELLING, Luke. PHP e MySQL desenvolvimento web, Elsevier, 2005.
CHALMERS, D.J. A Computational Foundation for the Study of Cognition. 1993. Disponível em: <http://consc.net/papers/computation.html>. Acesso em: 24 Jul. 2013.
CLANCEY, W.J. A boy scout, Toto, and a bird: How situated cognition is different from situated robotics. Em: Steels, L. e Brooks, R. (eds.) The "artificial life" route to "artificial intelligence": building situated embodied agents. Hillsdale, NJ: Lawrence Erlbaum Associates. 1995.
DA COSTA, N.; KRAUSE, D. ; BUENO, O. Paraconsistent Logics and Paraconsistency. In: Gabbay, D.; Thagard, P.; Woods, J. (eds) Handbook of the Philosophy of Science. Volume 5: Philosophy of Logic, 2007.
GEARY D., HORSTMANN C. Core JavaServer Faces, 3. ed. Boston: Pearson Education, 2010.
GUIMARÃES, R. "ACEAS: Um Ambiente Computadorizado de Ensino e Aprendizagem para Surdos". Anais do SBIE 2008, Fortaleza, 2008.
GUIMARÃES, R. "Uma Ferramenta de Lógica na Contradição da Avaliação de Ensino-Aprendizado". Anais do WIE 2011, Aracaju, 2011.
HOWELL, D., Statistical methods for psychology (5th ed.). Pacific Grove, CA: Duxbury/Thomson Learning. 2002.
MARTIN, J. An Information Systems Manifesto. Prentice Hall, Inc., Englewood Cliffs, New Jersey, USA, 1984.
MENDENHALL, Willian et all, Introduction to Probability and Statistics, Wadsworth Pub Co., 9Th Edition – 1994.
ONU 2006, Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, adotada em 13 de dezembro de 2006.
ORACLE Inc. Welcome to NetBeans. 2012. Disponível em <http://netbeans.org>
PEDRYCZ, W.; GOMIDE, F. Fuzzy systems engineering: toward human-centric computing. New York: Wiley-IEEE Press, 2007.
PIAGET, J., BROWN, T., and THAMPY, K. Equilibration of Cognitive Structures: The Central Problem of Intellectual Development. University of Chicago Press. 1985.
SCHLEMMER, E. "Metodologias para educação a distância no contexto da formação de comunidades virtuais de aprendizagem", Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Artmed, 1ª ed., Porto Alegre. 2005.
STRAFACCI, V., Gerência Perceptiva, a Expansão da Produtividade Cerebral, Stratégia Propaganda, 2006.
WELLING, Luke. PHP e MySQL desenvolvimento web, Elsevier, 2005.
Publicado
25/11/2013
Como Citar
GUIMARÃES, Rubens dos Santos; STRAFACCI JÚNIOR, Válter; TASINAFFO, Paulo Marcelo.
Investigação sobre o comportamento de uma Pessoa com Deficiência para a Construção de um Modelo de Arquitetura Mental Digitalizada que a reproduza como um Aprendiz. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 19. , 2013, Campinas.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2013
.
p. 360-368.
DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2013.360.