Avaliação da Efetividade do Ensino em um Curso de Formação Continuada Semipresencial

  • Germano O. Ribeiro UFC
  • Thomaz E. V. Silva UFC
  • Albano O. Nunes UFC
  • Francisca A. P. Pinto UFC
  • F. Herbert L. Vasconcelos UFC

Resumo


Este trabalho apresenta resultados de avaliação dos cursos de formação continuada a distância da Universidade Federal do Ceará. Para a obtenção das informaçõess relacionadas ao curso, um instrumento de coleta de dados foi desenvolvido baseado na metodologia de avaliação da efetividade do ensino na perspectiva do estudante. Para a análise de dados, buscamos diagnosticar a qualidade do ensino nos cursos, identificando fatores pedagógicos que se sobressáıram positivamente ou que ainda necessitam ser melhor trabalhados pelos gestores. Os resultados apontam para a viabilidade da utilização do instrumento desenvolvido, destacando a opinião dos cursistas sobre 8 fatores relacionados aos tutores online, tutores presenciais, material do curso e aos próprios cursistas.

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Publicado
25/11/2013
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RIBEIRO, Germano O.; SILVA, Thomaz E. V.; NUNES, Albano O.; PINTO, Francisca A. P.; VASCONCELOS, F. Herbert L.. Avaliação da Efetividade do Ensino em um Curso de Formação Continuada Semipresencial. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 19. , 2013, Campinas. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2013 . p. 369-378. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2013.369.