Avaliação da Efetividade do Ensino em um Curso de Formação Continuada Semipresencial
Resumo
Este trabalho apresenta resultados de avaliação dos cursos de formação continuada a distância da Universidade Federal do Ceará. Para a obtenção das informaçõess relacionadas ao curso, um instrumento de coleta de dados foi desenvolvido baseado na metodologia de avaliação da efetividade do ensino na perspectiva do estudante. Para a análise de dados, buscamos diagnosticar a qualidade do ensino nos cursos, identificando fatores pedagógicos que se sobressáıram positivamente ou que ainda necessitam ser melhor trabalhados pelos gestores. Os resultados apontam para a viabilidade da utilização do instrumento desenvolvido, destacando a opinião dos cursistas sobre 8 fatores relacionados aos tutores online, tutores presenciais, material do curso e aos próprios cursistas.Referências
Almeida, A. and Pimentel, E. P. (2010). Mineração de dados no ensino a distância para fins de avaliação do uso das ferramentas de aprendizagem do ambiente tidia-ae. In Anais do III WAValia.
Alves, J. R. (2009). Educação a distância: o estado da arte, chapter A história da EAD no Brasil, pages 9–13. Pearson Education do Brasil.
Alves, L. (2011). Educação a distância: conceitos e história no brasil e no mundo. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, 10.
Baker, R., Isotani, S., and de Carvalho, A. (2011). Mineração de dados educacionais: Oportunidades para o brasil. Revista Brasileira de Informática na Educação, 19.
Bassani, P. S. and Behar, P. A. (2009). Modelos Pedagógicos em Educação a Distância. Avaliação da Aprendizagem em Ambientais Virtuais. Artmed.
Cronbach, L. J. (1951). Coefcient alpha and the internal structure of tests. Psychometrika, 16:297–334.
de Almeida, T. L., Pinto, S. S., and Piccoli, H. C. (2007). Auto-avaliação na fundação universidade federal do rio grande: metodologia de avaliação. Revista da Avaliação da Educação Superior, 12(3):515–530.
Gadotti, M. (2007). Novas perspectivas para a educação. Number 41. Artmed.
Marsh, H. W. and Bailey, M. (1993). Multidimensional students' evaluations of teaching effectiveness: A prole analysis. The Journal of Higher Education, 64:1–18.
Oliveira, E. d. S. G. and Nogueira, M. L. d. L. (2002). Educação a distância e formação de professores; desaos e perspectivas. Revista Tecnologia Educacional, 31(157/158):95–103.
Portal, L. L. F. and Franciscone, F. (2007). Contribuiç ões da educação continuada na construção da inteireza dos docentes da educação superior. Educação, 30(3).
Sales, G. L., Barroso, G. C., and Soares, J. M. (2008). O indicador de aprendizagem learning vectors como instrumento automatizado de avaliação para suporte a aprendizagem em ead. Anais do XXVIII Congresso da SBC.
Silva, T. E., Vasconcelos, F. H. L., Almeida, A. L., and Mota, J. C. (2012). Multivariate analysis for students' evaluation of teaching effectiveness in teleinformatics engineering. In Proceeding of IEEE TALE, Hong Kong.
Valente, J. A. (2002). O computador na sociedade do conhecimento. Campinas.
Vasconcelos, F. H. L., Cavalcante, A., de Oliveira, E. M., Sales, G. L., Almeida, R., Rodrigues, H. Z., de Castro Filho, J. A., and Pequeno, M. C. (2008). Avaliação sócio-interacionista aplicada ao contexto da ead em cursos de graduação semi-presenciais mediado por um ambiente virtual de aprendizagem. Anais do XXVIII Congresso da SBC.
Vianna, H. M. (2000). Avaliação Educacional: Teoria, Planejamento, Modelos. Ibrasa.
Alves, J. R. (2009). Educação a distância: o estado da arte, chapter A história da EAD no Brasil, pages 9–13. Pearson Education do Brasil.
Alves, L. (2011). Educação a distância: conceitos e história no brasil e no mundo. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, 10.
Baker, R., Isotani, S., and de Carvalho, A. (2011). Mineração de dados educacionais: Oportunidades para o brasil. Revista Brasileira de Informática na Educação, 19.
Bassani, P. S. and Behar, P. A. (2009). Modelos Pedagógicos em Educação a Distância. Avaliação da Aprendizagem em Ambientais Virtuais. Artmed.
Cronbach, L. J. (1951). Coefcient alpha and the internal structure of tests. Psychometrika, 16:297–334.
de Almeida, T. L., Pinto, S. S., and Piccoli, H. C. (2007). Auto-avaliação na fundação universidade federal do rio grande: metodologia de avaliação. Revista da Avaliação da Educação Superior, 12(3):515–530.
Gadotti, M. (2007). Novas perspectivas para a educação. Number 41. Artmed.
Marsh, H. W. and Bailey, M. (1993). Multidimensional students' evaluations of teaching effectiveness: A prole analysis. The Journal of Higher Education, 64:1–18.
Oliveira, E. d. S. G. and Nogueira, M. L. d. L. (2002). Educação a distância e formação de professores; desaos e perspectivas. Revista Tecnologia Educacional, 31(157/158):95–103.
Portal, L. L. F. and Franciscone, F. (2007). Contribuiç ões da educação continuada na construção da inteireza dos docentes da educação superior. Educação, 30(3).
Sales, G. L., Barroso, G. C., and Soares, J. M. (2008). O indicador de aprendizagem learning vectors como instrumento automatizado de avaliação para suporte a aprendizagem em ead. Anais do XXVIII Congresso da SBC.
Silva, T. E., Vasconcelos, F. H. L., Almeida, A. L., and Mota, J. C. (2012). Multivariate analysis for students' evaluation of teaching effectiveness in teleinformatics engineering. In Proceeding of IEEE TALE, Hong Kong.
Valente, J. A. (2002). O computador na sociedade do conhecimento. Campinas.
Vasconcelos, F. H. L., Cavalcante, A., de Oliveira, E. M., Sales, G. L., Almeida, R., Rodrigues, H. Z., de Castro Filho, J. A., and Pequeno, M. C. (2008). Avaliação sócio-interacionista aplicada ao contexto da ead em cursos de graduação semi-presenciais mediado por um ambiente virtual de aprendizagem. Anais do XXVIII Congresso da SBC.
Vianna, H. M. (2000). Avaliação Educacional: Teoria, Planejamento, Modelos. Ibrasa.
Publicado
25/11/2013
Como Citar
RIBEIRO, Germano O.; SILVA, Thomaz E. V.; NUNES, Albano O.; PINTO, Francisca A. P.; VASCONCELOS, F. Herbert L..
Avaliação da Efetividade do Ensino em um Curso de Formação Continuada Semipresencial. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 19. , 2013, Campinas.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2013
.
p. 369-378.
DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2013.369.