Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na Educação em Saúde na Escola: Análise do Uso de um Jogo Voltado para Adolescentes
Resumo
O objetivo deste estudo foi analisar a percepção de um grupo de alunos e professores de uma escola municipal do Rio de Janeiro sobre o uso de um jogo para adolescentes mediado por Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) como estratégia pedagógica para mobilizar os conteúdos de saúde. Participaram dessa pesquisa dois professores (Ciências e Matemática), a Coordenadora Pedagógica e 37 alunos de uma turma do 9º ano. Os resultados indicaram uma avaliação positiva, porém com alguns desafios técnicos relacionados ao uso da TDIC. O caráter lúdico da atividade proporcionou um ambiente favorável para discussão de temáticas complexas para esse público. Além disso, o uso de TDIC potencializou a dinâmica do jogo, favorecendo a pesquisa e análise crítica de informações e a colaboração entre os alunos.Referências
IERVOLINO, Solange Abrocesi. Escola promotora da saúde: um projeto de qualidade de vida. 2000. Dissertação (Mestrado em Serviços de Saúde Pública) Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6135/tde-01072006-211720/>. Acesso em: 2013-08-10.
MATTAR, João. Games em Educação. Como os nativos digitais aprendem. Pearson Prentice Hall: São Paulo, 2010.
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Publicado
25/11/2013
Como Citar
PERIM, Claudilene Moura; STRUCHINER, Miriam; GIANNELLA, Tais Rabetti.
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na Educação em Saúde na Escola: Análise do Uso de um Jogo Voltado para Adolescentes. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 19. , 2013, Campinas.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2013
.
p. 415-419.
DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2013.415.