Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na Educação em Saúde na Escola: Análise do Uso de um Jogo Voltado para Adolescentes

  • Claudilene Moura Perim UFRJ
  • Miriam Struchiner UFRJ
  • Tais Rabetti Giannella UFRJ

Resumo


O objetivo deste estudo foi analisar a percepção de um grupo de alunos e professores de uma escola municipal do Rio de Janeiro sobre o uso de um jogo para adolescentes mediado por Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) como estratégia pedagógica para mobilizar os conteúdos de saúde. Participaram dessa pesquisa dois professores (Ciências e Matemática), a Coordenadora Pedagógica e 37 alunos de uma turma do 9º ano. Os resultados indicaram uma avaliação positiva, porém com alguns desafios técnicos relacionados ao uso da TDIC. O caráter lúdico da atividade proporcionou um ambiente favorável para discussão de temáticas complexas para esse público. Além disso, o uso de TDIC potencializou a dinâmica do jogo, favorecendo a pesquisa e análise crítica de informações e a colaboração entre os alunos.

Referências

IERVOLINO, Solange Abrocesi. Escola promotora da saúde: um projeto de qualidade de vida. 2000. Dissertação (Mestrado em Serviços de Saúde Pública) Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6135/tde-01072006-211720/>. Acesso em: 2013-08-10.

MATTAR, João. Games em Educação. Como os nativos digitais aprendem. Pearson Prentice Hall: São Paulo, 2010.

MONTEIRO, P. A saúde nos livros didáticos no Brasil: concepções e tendências nos anos iniciais do ensino fundamental. 2012. Tese (Doutorado em Educação) Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-04072012-131023/>. Acesso em: 2012-11-20.

YONEKURA, Tatiana; SOARES, Cássia Baldini. O jogo educativo como estratégia de sensibilização para coleta de dados com adolescentes. Rev. Latino-Am. Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 18, n. 5, Out. 2010. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692010000500018&lng=en&nrm=iso> . Acesso em 9 de Março de 2013.
Publicado
25/11/2013
Como Citar

Selecione um Formato
PERIM, Claudilene Moura; STRUCHINER, Miriam; GIANNELLA, Tais Rabetti. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na Educação em Saúde na Escola: Análise do Uso de um Jogo Voltado para Adolescentes. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 19. , 2013, Campinas. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2013 . p. 415-419. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2013.415.