O aplicativo Perfect Piano como recurso digital no Ensino Remoto de música em tempos de Pandemia

Resumo


O artigo tem como propósito apresentar o projeto "Música e Tecnologia na Nossa Casa", destacando as contribuições, limitações, procedimentos e metodologia mediante o uso do Perfect Piano e outras TDIC para o ensino remoto de música. Para alcançar os objetivos, recorreu-se a uma pesquisa-ação realizada remotamente com 20 alunos do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Maracanaú-Ceará, entre março e dezembro de 2020. Os resultados apontaram que as estratégias adotadas a partir da criação de um projeto, promoveram o vínculo, a interação e a afetividade no contexto da pandemia da Covid-19.

Palavras-chave: Música, TDIC, Ensino Remoto, App, Google Meet, WhatsApp

Referências

Barbosa, J.; Dourado, T. (2016). Tecnologias Móveis: Laptop XO e suas Contribuições para o Ensino de Música na Escola. Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, [S.l.], p. 866, nov. 2016. ISSN 2316-8889. Disponível em: [link]. Acesso em: 02 set. 2021.

Barbosa, S. D.J e Silva, B. S da. (2010). Interação humano-computador. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. il. - (Série SBC, Sociedade Brasileira de Computação).

Brasil. (2016) "Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional", 13.278 de 02 de maio de 2016. Brasília, MEC. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/lei/l13278.htm. Acesso em: 21 fev. 2021.

Brasil. Ministério da Educação. (2017) "Base Nacional Comum Curricular" (versão homologada pelo MEC em 20 de dezembro de 2017). Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_20dez_site.pdf. Acesso em: 21 fev. 2021.

Cantão, F. N. (2018) "Iniciação ao piano com suporte de novas tecnologias: uma análise preliminar do aplicativo maestro". XIV Encontro Regional Nordeste de Associação Brasileira de Educação Musical. Salvador. Disponível: [link]. Acesso em: 15 jan. 2021.

Chamorro, A.; Gitahy, R. C.; Terçariol, A. A. de L. e Santos, D. (2017) "Educação Musical e as Tecnologias Digitais: O Uso de Objetos de Aprendizagem e a Percepção dos Docentes". Revista Educação e Linguagens 6, no 11. Disponível em: [link]. Acesso em: 30 jun. 2021.

Cheng, L. e Leong, S.. (2017) "Educational Affordances and Learning Design in Music Software Development". Technology, Pedagogy and Education 26, no 4, p. 395-407. Disponível em: https://doi.org/10.1080/1475939X.2016.1267037. Acesso em: 06 jun. 2021.

Cifra Melódica (2021). [S.I]: Cifra Melódica. Disponível em: https://ciframelodica.com.br/. Acesso em: 30 jun. 21.

Correia, M. C. B. A observação participante enquanto técnica de investigação. Pensar Enfermagem Vol. 13 N.º 2 2º Semestre de 2009. Disponível em: https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/23968/1/2009_13_2_30-36.pdf. Acesso em: 12 ago. 2020.

Cota, D. M. (2016) "Aplicativos musicais: uma reflexão sobre a inovação da educação musical". Dissertação do Mestrado em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. Disponível em: http://www.repositorio-bc.unirio.br:8080/xmlui/handle/unirio/11040. Acesso em: 12 ago. 2020.

Dourado, T. (2018) Concursos educacionais: experiências exitosas de projetos pedagógicos desenvolvidos no laboratório de informática da escola.. In: Workshop de Informática na escola, 24. , 2018, Fortaleza, CE. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018. p. 391-400. Disponível em: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2018.391. Acesso em: 16 set. 2021.

Duarte, A.M. (2014) "Aplicativos Musicais para tablets e smartphones: Novos Recursos para a Educação Musical." Trabalho de Conclusão de Curso ao departamento de Música da Universidade de Brasília. Brasília-DF.

Filippo, D.; Roque, G., Pedrosa, S. (2021). Pesquisa-ação: possibilidades para a Informática Educativa. In: Pimentel, M.; Santos, E. (Org.) Metodologia de pesquisa científica em Informática na Educação: abordagem qualitativa. Porto Alegre: SBC, 2021. (Série Metodologia de Pesquisa em Informática na Educação, v. 3) Disponível em: https://metodologia.ceie-br.org/livro-3/. Acesso em: 11 set. 2021.

Gohn, D. (2010) "Tecnologias digitais para educação musical." São Carlos: EdUFSCar, p.66. Coleção UAB – UFScar.

Julia, J., Hakim, A. e Fadlilah, A. (2019a) "Shifting Primary School Teachers’ Understanding of Songs Teaching Methods: An Action Research Study in Indonesia". International Journal of Education and Practice 7, no 3 (2019): 158–67. Disponível em: UJER26-19514689.pdf (hrpub.org). Acesso em: 21 fev. 2020.

Julia, J., Supriyadi, T., and Iswara, P.D. (2019b) "Using Android-based applications to support elementary school teachers to songs." Journal of Physics: Conf. Series 1318. IOP Publishing. Disponível em: [link]. Acesso em: 21 fev. 2020.

Julia, J., Supriyadi, T., and Iswara, P.D. (2020) "Training the non-specialist music teacher: Insights from an Indonesian action research study". Universal Journal of Educational Research 8, no 2 (2020): 547–58.

Miyamoto, F. T. e Montanha, G. K. (2016) "Uso de Aplicativos para Dispositivo Móvel no processo de aprendizagem em escolas de música". In V JORNACITEC, 2016. Disponível em: [link]. Acesso em: 26 jun. 2021.

Mota, C. B. (2019) "O Uso de Softwares na Educação Musical." Revista Educação em foco -Edição nº 11. Disponível em: [link]. Acesso em: 15 de janeiro de 2021.

Rodrigues, A. (2020) Ensino remoto na Educação Superior: desafios e conquistas em tempos de pandemia. SBC Horizontes, jun. 2020. ISSN 2175-9235. Disponível em: [link]. Acesso em: 15 de janeiro de 2021.

Sant’Anna, D. de F. F. A. e Sant’Anna, D. V. (2020) "Google Meet como Modalidade de Ensino Remoto: Possibilidade de Prática Pedagógica". Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), 28 de agosto de 2020. Disponível em: [link]. Acesso em: 15 de janeiro de 2021.

Santos, E. (2020) "EAD, palavra proibida. Educação online, pouca gente sabe o que é. Ensino remoto, o que temos." Notícias, Revista Docência e Cibercultura. ISSN: 2594- 9004. Disponível em: [link]. Acesso em: 15 de janeiro de 2021.

Souza, G. L. de. (2019) "O Uso Pedagógico das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na Formação do Cidadão Planetário." Dissertação de mestrado. Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Fortaleza-Ceará.

Souza, E. P. de. (2020) "Educação em tempos de pandemia: desafios e possibilidades." Cadernos De Ciências Sociais Aplicadas, 17(30), p. 110-118, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.22481/ccsa.v17i30.7127. Acesso em: 15 de janeiro de 2021.

Volpe, M. (2019). Pedagogia da história da música brasileira, questões historiográficas em multidisciplinaridade. Revista Brasileira de Música, 32(1), 31-45. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rbm/article/view/29130. Acesso em: 09 set. 2021.
Publicado
22/11/2021
CARVALHO, Tereza C. D. C. V.; DAVID, Priscila B.. O aplicativo Perfect Piano como recurso digital no Ensino Remoto de música em tempos de Pandemia. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 27. , 2021, On-line. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 19-31. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2021.217494.