Percepções dos Alunos de Graduação em Design Digital sobre Experiências de Práticas de Desenvolvimento de Sistemas

  • Emanuel Ferreira Coutinho Universidade Federal do Ceará http://orcid.org/0000-0003-2233-7109
  • José Fernandes Almeida Junior Universidade Federal do Ceará
  • Regis Pires Magalhães Universidade Federal do Ceará
  • Virgínia Farias de Sousa Universidade Federal do Ceará

Resumo


Experiências entre diferentes áreas são comuns, porém a diversidade de perfis se torna um desafio para uma integração mais efetiva, já que existem diversos desafios que um pesquisador enfrenta ao se deparar com fenômenos de natureza social. Neste cenário, o curso de graduação em Design Digital (DD), da Universidade Federal do Ceará, Campus Quixadá, foi projetado de forma que seu egresso atue na concepção, desenvolvimento e execução de projetos e sistemas que orquestram informações visuais, artísticas, culturais e tecnológicas. O objetivo deste trabalho é analisar as percepções dos alunos do curso de DD sobre suas experiências em projetos de desenvolvimento de sistemas. Destacam-se como conclusões: o ambiente de trabalho colaborou para a vivência, similar a um ambiente real de empresa e é necessário melhorar a comunicação.

Palavras-chave: Design digital, Percepções, Desenvolvimento de sistemas, Análise qualitativa

Referências

Corbin, J. e Strauss, A. (2014). Basics of Qualitative Research: Techniques and Procedures for Developing Grounded Theory. SAGE Publications, 4 edition.

Coutinho, E. F., Gomes, G. A. M., e Leite, A. J. M. (2016). Applying design thinking in disciplines of systems development. In 2016 8th Euro American Conference on Telematics and Information Systems (EATIS), pages 1–8.

Ferreira, T., Viana, D., Fernandes, J., e Santos, R. (2018). Identifying emerging topics and difficulties in software engineering education in brazil. In Proceedings of the XXXII Brazilian Symposium on Software Engineering, SBES ’18, page 230–239.

Gonçalves, E. J. T., Bezerra, C. I. M., Almendra, C. C., Sampaio, A. L., e Vasconcelos, D. R. (2013). Núcleo de práticas em informática: Contribuindo para a formação em sistemas de informação através do desenvolvimento de projetos de software. In XXI Workshop sobre Educação em Computação (WEI), pages 601–610.

Jr., J. J. L. D. e da Cunha, J. A. O. G. (2018). As competências para atuação na fronteira do conhecimento entre a engenharia de software e as ciências sociais: um ensaio teórico preliminar. In Anais do III Workshop sobre Aspectos Sociais, Humanos e Econômicos de Software, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Monteiro, I. T. e Sampaio, A. L. (2015). A formação em ihc no curso de design digital da universidade federal do ceará. In VI Workshop sobre Ensino de IHC (WEIHC2015). SBC.

Vidal, E. M., Ferreira, G. K. F., e Maia, J. E. B. (2013). Informática - Estágio Supervisionado em Informatica I. UAB/UECE, 3 edition.
Publicado
22/11/2021
COUTINHO, Emanuel Ferreira; ALMEIDA JUNIOR, José Fernandes; MAGALHÃES, Regis Pires; SOUSA, Virgínia Farias de. Percepções dos Alunos de Graduação em Design Digital sobre Experiências de Práticas de Desenvolvimento de Sistemas. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 27. , 2021, On-line. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 75-85. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2021.218249.